1. Em 04 de novembro de 1966 foi lançado o primeiro Plano Nacional de Reforma Agrária do Brasil, porém nunca foi colocado em prática. Em 1970, foi criado o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária por meio do decreto nº 1.110, com a responsabilidade de cuidar das questões fundiárias no país. Desde a década de 1960 se discute:
a) Reforma agrária
b) Presidência
c) Cultura
d) Financeiro.
2) Reforma agrária é o termo utilizado para designar a redistribuição fundiária (agrária ou de terras) em um Estado. ... Os latifúndios fazem com que a terra não tenha seu valor social cumprido e acarretam a desigualdade social ao servirem apenas como fonte de enriquecimento para especuladores de imóveis. A reforma agrária é:
a) Distribuição de terras.
b) Distribuição de água
c) Distribuição de alimentos
d) Todas as respostas.
3) O Incra, órgão do governo federal é responsável por colocar em prática as ações que asseguram a oportunidade de acesso à propriedade de terra, condicionada à função social. Faz-se presente em todo o país por meio de 29 superintendências regionais e 49 unidades avançadas. A reforma agrária deve ser feita pelo:
a) Fazendeiro
b) Estado
c) Cidade
d) Senado.
4) No Brasil, menos de 1% dos proprietários agrícolas possui 45% da área rural do país. Os homens estão à frente de 87% dos estabelecimentos, representando quase 95% das propriedades rurais. As grandes fazendas, com mais de mil hectares, concentram 43% do crédito agrícola. No Brasil ocorre uma:
a) Concentração de terra
b) Bens bem distribuídos
c) Igualitária de terras
d) Todas as respostas.
5) A principal organização popular que luta pela implantação da reforma agrária no Brasil é o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) e o órgão federal responsável pela sua operacionalização é o INCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária). O órgão do Brasil responsável pela distribuição de terra é:
a) INSS
b) INCRA
c) IBGE
d) MST
6) Agricultura é o conjunto de atividades que tem por finalidade preparar o solo para o cultivo de plantas úteis ao homem. É grosseiramente dividida como “culturas de pobre”, ou seja, a categoria que cultivam feijão, milho, mandioca e arroz e “culturas de rico” que cultivam cana-de-açúcar, café, soja, algodão e trigo. Os produtos agrícolas são classificados em:
a) Categorias
b) Igrejas
c) Normal
d) Regular
7) Nesses sistemas tradicionais de agricultura são plantadas de forma associada espécies de cultura perenes e anuais podendo-se destacar como principais cultivos: mandioca, banana, cacau, feijão, arroz, milho, amendoim, melancia, batata-doce, abacaxi e caju. Os cultivos tradicionais são destinados para a produção de:
a) Alimentos
b) mercado externo
c) Industrial
d) Todas as respostas.
8) Recebe o nome de monocultura de exportação ou plantation, o sistema de exploração agrícola que se concentra em apenas uma cultura, a qual é destinada a mercados exteriores. ... Já na América espanhola, a agricultura ganhou impulso entre os séculos XVII e XVIII, com a queda da produção mineral, em especial no Peru. O cultivo valorizados são os de:
a) Exportação
b) alimento
c) comercial
d) A e C estão corretas.
9) Exportação refere-se à atividade de venda, envio ou doação de produtos, bens e serviços de um determinado país para outro. Basicamente, significa a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país. Os produtos de melhor qualidade são de:
a) Exportação
b) Importação
c) Consumo
d) Todas as respostas
10) O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviara às Guianas com essa missão. Já naquela época o café possuía grande valor comercial. O café foi introduzido no Brasil em:
a) 1700
b) 1800
c) 1727
d) 1827
Nenhum comentário:
Postar um comentário