1) A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Os fenômenos elétricos são comuns em nosso dia a dia. Quais destes aparelhos dependem da energia elétrica?
a) TV, celular e sofá
b) Liquidificador, geladeira e rádio.
c) filtro de barro, Tevê e rádio.
d) Geladeira, telhas e lâmpada.
2) O próton ou protão é uma partícula subatômica, de símbolo p ou p⁺, com uma carga elétrica positiva de +1e carga elementar e com uma massa ligeiramente menor do que a de um nêutron. A melhor definição para prótons quer dizer:
a) Cargas elétricas negativas
b) Cargas nulas
c) Cargas elétricas positivas
d) não indicam cargas.
3) Condutores, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material Em nossas aulas, estudamos alguns condutores elétricos. Marque apenas o incorreto.
a) plástico
b) cobre
c) alumínio
d) Ferro
4) Um isolante elétrico é aquele material que resiste ao fluxo de elétrons por conter baixa quantidade desta partícula subatômica em estado livre em sua composição. Sendo assim, haverá uma dificuldade das cargas elétricas transitarem por seu corpo. Quais, desses elementos, podemos afirmar que são condutores elétricos, e sim, isolantes:
a) Vidro
b plástico
c) papel
d) alumínio
5) Um isolante elétrico é aquele material que resiste ao fluxo de elétrons por conter baixa quantidade desta partícula subatômica em estado livre em sua composição. Sendo assim, haverá uma dificuldade das cargas elétricas transitarem por seu corpo. Conhecemos alguns isolantes elétricos, marque a alternativa que mais encaixa para um isolante elétrico.
a) cobre
b) ferro
c) madeira
d) todas as opções.
6) Tensão elétrica, também conhecida como diferença de potencial, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Para a sigla DDP, temos uma definição, de:
a) Departamento da Paraíba de eletricidade.
b) Departamento de potência
c) departamento privativa elétrica
d) Diferença de potencial elétrico
7) Tensão elétrica, também conhecida como diferença de potencial, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Se um aparelho for ligado a uma tensão maior, ele pode ser:
a) aprimorado, pois a tensão visa ajudar os aparelhos eletrônicos.
b) Recuperados, pois depois de um desconcerto na tensão os aparelhos elétricos voltam a funcionar normalmente.
c) Danificados, pois a tensão fora da utilização permitida, pode deixar o aparelho sem funcionar.
d) nenhuma das alternativas.
8) Complete: _______________, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material. Como são chamados os componentes que reduzem a intensidade da corrente elétrica?
a) condutores
b) resistores
c) bivolts
d) todas as alternativas
9) Um circuito elétrico de resistência igual a 20 ohm está ligado a uma tensão de 200 volts. Qual é a intensidade da corrente que passa pelo circuito?
a) 10
b) 20
c) 40O0
d) 0,2
10) Uma lâmpada está ligada a uma tensão de 400volts. Sabendo que uma corrente de 10 amperes passa pela lâmpada, qual é o valor da resistência?
a) 20
b) 40
c) 80
d) 120
Nenhum comentário:
Postar um comentário