sábado, 9 de julho de 2022

PROVA DE REDAÇÃO - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 Leia o texto abaixo e responda o que se pede: 

 

A triste história de uma galinha preta  Moacyr Scliar escreve um texto de ficção baseado em matérias publicadas no jornal. Estudante atira galinha preta viva em Marta Suplicy. Cotidiano, 12.ago.2003 

 

Era uma galinha preta, e era uma galinha triste. Triste porque galinha, claro --estamos falando de aves nervosas cujo cacarejo traduz uma instabilidade emocional desconhecida na espécie humana--, mas triste sobretudo porque preta. Se vivesse só entre galináceos, a galinha não se importaria com sua cor, ainda que esta contrastasse com as multicoloridas penas de suas colegas; mas, criada no meio de humanos, a pobre sabia do estigma que carregava. Preta, tinha seu destino traçado: mais cedo ou mais tarde seria sacrificada naquele ritual conhecido como despacho. A certeza dessa morte perturbava profundamente a pobre criatura. Diferente de suas colegas, recusava-se a botar ovos; e quando lhe perguntavam por que rejeitava a maternidade, respondia que não queria deixar pintinhos órfãos no mundo. Pela mesma razão, fugia dos galos; um deles mostrava-se até apaixonado e fazia-lhe propostas, mas a galinha as recusava: quem está condenada, dizia, não pode entregar-se ao amor. A galinha preta não sabia o que o futuro lhe reservava. Um dia, mãos vigorosas agarraram-na. Pronto, pensou, chegou minha hora. Achou que ia ser levada a uma encruzilhada qualquer, para o tão temido sacrifício; em vez disso, transportaram-na até um recinto que estava cheio de jovens. Uma senhora discursava ali e a galinha, aturdida, já se perguntava o que iria acontecer quando, de súbito, jogaram-na contra a oradora. Foi um momento de glória, de inesperada glória. Por um instante, dezenas de olhos acompanharam sua trajetória; no curto trajeto entre a mão contestadora e a figura feminina que, para muitos ali, encarnava o poder, a galinha era o foco de todas as atenções. Outras bateriam as asas, outras cacarejariam de susto; não a galinha preta. Inesperadamente transformada em projétil, ela só esperava estar à altura do papel que a história lhe designara. O alvo não foi atingido, a galinha caiu no chão, estabeleceu-se a maior confusão, com gente correndo de um lado para outro. Ela refugiou-se em um canto e ali ficou, até que caiu a noite. Tudo calmo, tudo quieto, saiu do esconderijo e dirigiu-se para a rua. Era outra galinha: orgulhosa, impávida, avançava sem temor, gozando a glória recém-adquirida. Pela calçada vinham caminhando dois homens, pobres, esfarrapados. A galinha mirou-os, altaneira. Esperava que se afastassem, que lhe abrissem respeitosamente caminho. Não foi isso que aconteceu. Os dois se olharam e, como que agindo de comum acordo, jogaram-se sobre a galinha. E aí, como diria Clarice Lispector, mataram-na, comeram-na, e passaram-se anos. 

 

1. Identifique no texto as características da galinha-personagem.  

a) Ela é triste e solitária e condenada a um destino terrível: o despacho. 

b) Ela está feliz por passear na cidade de cabeça erguida. 

c) Ela está infeliz porque vai ser comida na noite de Natal. 

d) Todas as respostas. 

 

2. A definição adequada para RESENHA é_______________________:  

a) Gênero textual que se retira de um texto original apenas as informações mais relevantes. 

b) é um texto narrativo em que registramos fatos do nosso cotidiano, nossas ideias, emoções, nossos desejos, desabafos e segredos de forma manuscrita, em caderno. 

c) Gênero textual que mescla o resumo, conforme definição de que se retira de um texto original, acrescentando informações novas ao texto originalmente resenhado, geralmente crítico. 

d) Todas as respostas. 

 

3. Leia o texto abaixo e responda o que se pede: A Ciência é Masculina? Attico Chassot Editora Unisinos, RS (51) 590-8239104 págs. R$ 12. O autor procura mostrar que a ciência não é feminina. Um dos maiores exemplos que se pode dar dessa situação é o prêmio Nobel, em que apenas 11 mulheres de ciências foram laureadas em 202 anos de premiação. O livro apresenta duas hipóteses, uma histórica e outra biológica, para a possível superação do machismo em frase como a de Hipócrates (460-400 a.C.) considerado o pai da medicina, que escreveu: “A língua é a última coisa que morre em uma mulher”. Revista GALILEU, Fevereiro de 2004.5. A expressão “DESSA situação” refere-se ao fato de  

(A) a ciência não ser feminina. 

(B) a premiação possuir 202 anos. 

(C) a língua ser a última coisa que morre em uma mulher. 

(D) o pai da medicina ser Hipócrates. 

(E) o Prêmio Nobel foi concedido a 11 mulheres. 

 

4. Apesar de conter traços de um resumo, a resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira de breve, uma crítica sobre determinado assunto, texto, livro, filme etc. Os tipos de resenhas são:  

a) Curriculum vitae e dados pessoais. 

b) Pedagógico e didático. 

c) Descritiva e crítica. 

d) Todas as respostas. 

 

Uma História de Amor O garoto estava preso entre as engrenagens da ponte levadiça, e um transatlântico carregando centenas de passageiros estava se aproximando rapidamente. O pai do menino, o operador da ponte, não tinha se dado conta do desaparecimento de seu filho até este momento. Em pânico saiu à procura de seu filho somente o achando inconsciente entre duas alavancas que levantam a ponte para dar passagem aos navios. Ele caiu enquanto brincava. O pai agora estava com medo diante das alternativas que tinha a sua frente. O transatlântico que não parava de se aproximar com centenas de vidas a bordo, com o choque iria matar a todos se a ponte não fosse elevada; e seu filho caído na caixa de engrenagem, seria instantaneamente esmagado se o botão que aciona a ponte fosse ligado.Com toda sua força ele tentou baixar seu braço para retirar a criança rapidamente dali para um lugar seguro. O tempo estava se esgotando. Ele simplesmente não conseguia alcançar o garoto. Lágrimas desciam interminantemente do rosto do homem juntamente com o pressentimento de que ninguém iria socorrê-los e a mágoa o tomava por completo. Ele fez uma última tentativa. Mas de nada adiantou. A única coisa que o pai ouvia eram as vozes e as altas gargalhadas das pessoas que se divertiam no transatlântico que se aproximava cada vez mais. A aterrorizante decisão tem de ser tomada imediatamente. Irá seu amado filho viver? Ou irão aqueles farristas desconhecidos viverem? Com apenas segundos para a decisão final ele sabe que seja ela qual for, terá de viver com isto o resto de sua vida. Lágrimas de lamento transbordam nos olhos deste pai que agora via todas aquelas pessoas desconhecidas passarem abaixo dele. Elas estavam rindo como se nada tivesse acontecido, completamente sem saber que o solitário homem acima delas tinha poupado suas vidas pelo sacrifício da vida de seu próprio filho. Elas nunca se deram conta do amor que lhes foi mostrado naquele dia. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..." (João 3:16). 5. Qual é a temática do texto?  

a) A História de um caso de violência e abandono. 

b) A História de um caso amoroso e seu final feliz. 

c) A História em que se compara com o sacrifício de Jesus pela humanidade, na visão cristã. 

d) Todas as respostas. 

 

6. A linguagem é culta-formal ou coloquial - informal? Justifique com elementos do texto.  

a) informal, pois contém gírias. 

b) formal, porque está escrita sem gírias ou coloquialismo (linguagem do dia a dia). 

c) nem formal e nem informal, pois não traz nenhuma informação. 

d) Todas as respostas. 

7. O Curriculum Vitae (trajetória/carreira da vida) é uma síntese de aptidões e qualificações para levar por escrito em uma das etapas de preenchimento de vagas de emprego. As partes principais de um Curriculum Vitae são:  

a) Dados pessoais, formação escolar/acadêmica, outros cursos. 

b) Introdução, desenvolvimento e conclusão, como numa dissertação. 

c) Entrevista, prova de conhecimentos, experiência profissional. 

d) Todas as respostas. 

 

8. Complete: __________________é um texto narrativo em que registramos fatos do nosso cotidiano, nossas ideias, emoções, nossos desejos, desabafos e segredos de forma manuscrita, em caderno.  

a) Diário. 

b) Curriculum Vitae. 

c) Resumo. 

d) Resenha. 

 

9. Retrato Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: – Em que espelho ficou perdida a minha face? (MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13). No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:  

a) Tranquilidade / saudosismo (saudade) 

c) Alegria / surpresa 

b) Ansiedade / aceitação 

d) Insatisfação / tristeza 

e) Indiferença / surpresa 

 

10. Leia o texto, escrito pelo ex-aluno Alex Leite (manhã/2010) escrito num momento de reflexão e responda o que se pede: Meu corpo descansa em paz e minha alma vaga por lugares bonitos; caminho descalço em direção à cachoeira de mãos dadas com a lembrança de uma vida passada onde eu vivo. As casas são simples, as crianças brincam nas ruas de terra, esconde-esconde, soltam pipa e jogam bola, os velhos jogam xadrez na praça e as senhoras tricotam; tudo é muito lindo e estranho, todos se vestem de branco, às vezes me pergunto se é só um sonho ou se sou digno de tudo isso. Todos sorriem como se não houvesse nada de errado, não há fome, nem miséria, nem tristeza, só há paz, mas do outro lado do muro não é assim, há gritos de dor, gemidos de pessoas pedindo perdão por erros passados, mesmo sabendo que é em vão... 10. O texto que é narrado em 1ª pessoa (narrador – personagem) mostra momentos de reflexão de um mundo onírico, dentro do conhecimento dos gêneros literários, pergunta-se: esse texto é verossímil ou inverossímil?  

a) Verossímil, pois trata de uma historia real. 

b) Inverossímil, pois trata de uma historia irreal. 

c) Denotativo, pois é o significado real do que acontece. 

d) Todas as respostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...