quarta-feira, 11 de novembro de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:

 

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

 

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

 

 

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

– Em que espelho ficou perdida

a minha face?

 

(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).

4.      No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com: (1,5 pontos)

 

a)  Tranqüilidade / saudosismo(saudade)               b)           Alegria / surpresa

  c)Ansiedade / aceitação                                         d)Insatisfação / tristeza

Calvin – Eu não vou comer essa coisa verde!  Yeah.

Pai – Calvin, isso é uma pasta tóxica que vai te transformar em mutante.

Calvin – hum, Scrape, MMM...

Calvin – Estou sentindo, está dando certo.

Mãe – Tem que haver um jeito melhor de fazer ele comer.

 

1.      O que Calvin está fazendo?_________________________________________

 

2.      No 1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida? ________________________________________________________________

 

3.      O pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? ________________________________________________________________

 

4.      A mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique. _______________________________________________________________

 

5.      Na frase: Eu não vou comer essa coisa verde! Qual o tipo de sujeito e predicado?______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

Com base na propaganda reproduzida abaixo, responda as questões abaixo:

 

O Ministério da Saúde adverte:

 

Crianças começam a fumar ao verem os adultos fumando

 

5. Considerando-se isso que o Ministério da Saúde afirma, pode-se concluir:

 

A) Existem adultos que compram cigarros em estoque.

B) Não se deve dar cigarro a quem não sabe tragar.

C) Existem adultos que dão maus exemplos a crianças.

D) Não se deve forçar um menor de idade a fumar.

 

6. A propaganda sugere que é comum crianças

 

A) fumarem menos de um maço por dia.

B) tentarem imitar os fumantes adultos.

C) adquirirem o vício antes da fase ideal.

D) incentivarem os pais a largar o vício.

 

7. A ausência do artigo AS diante do substantivo CRIANÇAS possibilita que o leitor conclua o seguinte:

 

A) Nem toda criança dá início ao hábito de fumar.

B) Criança fuma sem autorização do responsável.

C) Nem toda criança continua fumando após tornar-se adulta.

D) Criança ansiosa começa a fumar mais cedo que as outras.

 

8. Assim como o ato de ADVERTIR é denominado ADVERTÊNCIA, o ato de

 

A) descuidar é denominado descuidado.

B) benzer é denominado benzedeira.

C) capacitar é denominado capacidade.

D) perceber é denominado percepção.

 

9. Equivale ao sentido de AO VEREM:

 

A) sempre que vêem.

B) quando vêem.

C) tanto quanto vêem.

D) conquanto vêem.

 

1.      Continue a historinha de Conto Policial: Use caneta azul ou preta. Use uma folha avulsa ou o verso desta folha. Respeite os direitos humanos. Cuidado com a margem e o pingo do i. LETRA LEGIVEL.

Era mais ou menos duas horas da madrugada, quando a porta se abriu e uma lufada de vento entrou pela sala, espalhando os papeis que estavam sobre a mesa. Atrás do vento entrou um homem horrível, com cara de macaco, orelhas grandes e cabeludas. Seu olhar era de faminto e sua expressão era a de um louco. Imenso, deu dois passos em direção ao dono da casa e, estendendo a mão enorme, disse com voz rouca:

- Eu quero comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...