quarta-feira, 11 de novembro de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Veja a tela abaixo de E.D. Siffert, denominada Imaginação.

 

Resultado de imagem para IMAGINAÇÃO SIFFERT E.D.

 

  1. No centro dessa ilustração, observa-se uma menina atenta à leitura de um livro. Que tipo de livro ela estaria lendo com tanto interesse? (1 ponto)

 

a)    De política, por causa do mago.

b)    De contos de fadas, por causa da fada, duende, unicórnio, dragão, mago.

c)    De filosofia, por causa do mundo real.

d)    Todas as respostas.

 

  1.  Marque a atitude da fada e do duende na ilustração. (1 ponto)

 

a)     Ela tenta tirar a atenção da menina que está lendo.

b)    Ela tenta ajudar a menina na leitura.

c)    Ela tenta limpar o livro que está empoeirado.

d)    Todas as respostas.

 

  1. Qual é o papel que a imaginação desempenha na nossa vida? (1 ponto)

 

a)    Ela não tem utilidade.

b)    Ela é chata e não acontece nada.

c)    Ela não influencia em nada do cotidiano e da vida diária.

d)    Ela ajuda entender melhor o mundo, além de conhecer outros novos mundos através da leitura.

 

  1. Qual é o tipo de linguagem (verbal ou não verbal) usada na tela Imaginação? (1 ponto)

 

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AS AVENTURAS DE TOM SAWYER

 

Esta é uma narrativa divertida que conta as aventuras de um garoto traquina que sabe ser solidário. As aventuras não são poucas: caças a tesouros, visitas noturnas a cemitérios, perseguições de bandidos e até uma enrascada em uma caverna. A grande marca desse personagem é a astúcia e esperteza empregada s para se livrar das situações perigosas em que se envolve. Mesmo considerado rebelde por infringir algumas regras, ele sempre procura uma saída que não prejudique ninguém. Por esta e outras características que cabe a você descobrir, Tom Sawyer é considerado um herói entre os leitores.

 

Leia o texto abaixo:

 

 [...]

No dia seguinte, Tom e Huck marcaram um encontro, pois tinham muito para conversar. Através do sr. Jones e da viúva Douglas, Huck inteirou-se de todas as aventuras vividas por Tom e Becky.  –Tom, não encontrei o tesouro no quarto número dois... Só garrafas de uísque.

–E nem poderia encontrar, Huck, pois este tesouro nunca esteve no quarto... Está na caverna! –Como? –Hucky levou um susto. –Você me ajuda atirá-lo de lá? –É claro que ajudo! Mas não quero me perder na caverna... Ainda estou bem fraco, como pode ver...  –Sei de outra entrada, Hucky... Foi por lá que eu e Becky saímos. Ninguém a conhece, posso garantir. Vamos precisar de pão, duas sacolas, velas, fósforos, linha de pipa. Tão logo arrumaram as provisões, os meninos saíram embusca de um bote. Tom e Hucky colocaram tudo dentro e  desceram o rio. Nas proximidades da caverna, Tom apontou o local onde deviam atracar. Por sorte, havia feito uma marca junto a um deslizamento de terra. Atrás da moita! –ele entrou no buraco e Hucky seguiu atrás. O primeiro teve o cuidado de amarrar a ponta da linha numa pedra, à entrada do buraco, para garantir retorno. Passaram silenciosamente por galerias, pela nascente onde ele e Becky ficaram até alcançarem o corredor que levava ao declive. –Foi lá que avistei Índio Joe! –Tom ergueu a vela para iluminar melhor o local. –Consegue ver a cruz com cera de vela na parede da caverna?

–Sim, consigo! –Veja agora onde está o número dois... Embaixo da cruz, Hucky. Exatamente onde vi Índio Joe com a vela! –Vamos embora daqui! –Huckleberry exclamou , com medo de que o fantasma do índio viesse assombrá-los. –E deixar o tesouro? Nunca! A cruz tem o poder de espantar fantasmas... Índio Joe não voltaria aqui– Tom  convenceu o amigo que deviam ficar para procurar o dinheiro. Depois de descer e examinar mais de perto, viram pegadas no barro e alguns tocos de vela. Decidiram então cavar bem ali, embaixo da fenda da rocha. Após alguns minutos, encontraram uma tábua. Ao removê-la, descobriram  uma pequena entrada, que os conduziu a um esconderijo... –A caixa do tesouro! –os dois exclamaram ao mesmo tempo. –Estamos ricos! –Nós conseguimos! Tom e Huck descobriram também duas pistolas, três sapatos e um cinto de couro. Mas nada disso os interessou. Tiraram as moedas da pesada caixa, distribuindo-as nas duas sacolas. Deixaram a caverna e olharam em volta para ver se alguém os tinha visto. Só então entraram no barco e remaram de volta ao vilarejo, ao anoitecer. Lá chegando, Tom pegou emprestada uma carriola para transportar as sacolas. Para que ninguém percebesse, cobriram-nas com sacos velhos. –O melhor lugar para esconder o dinheiro é o depósito de madeira da viúva Douglas! –Tom decidiu, com apoio de Hucky. Mas, ao passarem nas proximidades da casa do Sr. Jones, a caminho da casa da viúva, ele os avistou. –Meninos! Está cheio de gente querendo ver vocês lá na casa da viúva Douglas! Puxa, estão carregando algo bem pesado! Tijolos? –ele aproximou-se, curioso. [...]

 

TWAIN, Mark. As aventuras de Tom Sawyer = The adventures of Tom Sawyer. Adaptação e tradução Telma Guimarães. São Paulo, Editora do Brasil, 2009

 

  1. Identifique, neste pequeno trecho lido anteriormente da narrativa, os elementos de uma narração: (2 pontos)

 

Personagens: ________________________________________________________________________________

 

Local: ________________________________________________________________________________

 

Tempo (psicológico – ideia de tempo - ou cronológico – contado em relógio) : ________________________________________________________________________________

 

Narrador:

 

(     ) Personagem – 1ª pessoa (participa da história)

(        ) Observador – 3ª pessoa (conta os fatos da história).

 

Leia o texto e responda:

 

Disponível em: <http://amocearamirim.zip.net/>. Acesso em: 18 de mar de 2012.

 

  1. De acordo com o texto acima (verbal e não verbal), responda: O texto aborda que temática (assunto): (1 ponto)

 

a)    Ambiental                         

b)    Político                          

c)    Bélico (guerra)

d)    Filosófico.

e)    Artístico.

 

7.    Na frase: “O desperdício pode ser a gota d’água”, usa-se: Denotação (sentido real da palavra) ou Conotação (sentido figurado)? (1 ponto)

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Veja o texto abaixo (não é necessário ler a História em Quadrinhos) e responda o que se pede:

 

As Historias em quadrinhos (HQs), como o nome diz, é uma historia contada em forma de imagens e, em geral, também por palavras, que aparecem  dentro de balões.

 

 

Resultado de imagem para as aventuras de tom sawyer HQ

 

  1. CIRCULE as onomatopeias (sons da natureza) – se houver - na História em Quadrinhos. Obs. Se não houver, escreva Não há onomatopeias. (1 ponto)

 

9.    Qual é o tipo de balão (fala, pensamento, grito) encontrado na História em Quadrinhos lida anteriormente?

 

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