quarta-feira, 11 de novembro de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Para responder às questões, leia o texto a seguir.

Texto I

Remorso

BILAC, Olavo. Melhores poemas de Olavo Bilac/Seleção de Marisa Lajolo. 4ª ed. São Paulo: Global, 2003, p. 106. (Melhores poemas: 16)

 

Às vezes, uma dor me desespera. . .

Nestas ânsias e dúvidas em que ando,

Cismo e padeço, neste outono, quando

Calculo o que perdi na primavera.

Versos e amores sufoquei calando,

Sem os gozar numa explosão sincera. . .

Ah! mais cem vidas! com que ardor quisera

Mais viver, mais penar e amar cantando!

Sinto o que esperdicei na juventude;

Choro, neste começo de velhice,

Mártir da hipocrisia ou da virtude,

Os beijos que não tive por tolice,

Por timidez o que sofrer não pude,

E por pudor os versos que não disse!

 

1. No poema, o eu lírico (2 pontos)

a) revela a frustração de não ter vivido plenamente a sua mocidade.

b) sente-se infeliz por ter chegado à velhice.

c) considera-se mártir da hipocrisia, por ter revelado sentimentos não verdadeiros.

d) mostra-se fracassado por não ter amado ninguém.

e) lamenta não ter sido um poeta, por lhe faltar inspiração.

 

2. Considerando os recursos, é correto afirmar que esse poema (2 pontos)

a) enquadra-se tipicamente no estilo de uma descrição objetiva da realidade vivida pelo eu lírico.

b) aproxima-se das confissões de seu estado de alma.

c) afasta-se radicalmente, traduzindo uma preocupação excessiva com o rigor formal.

d) apresenta preocupações espirituais e religiosas do eu lírico diante da vida.

e) traduz uma característica voltada para a supervalorização da forma em detrimento do conteúdo do texto.

UFPB/PRG/COPERVE PSS-2010

3. Nos versos “Cismo e padeço, neste outono, quando/Calculo o que perdi na primavera”, os termos destacados (1,5 pontos)

a) referem-se, denotativamente, às estações do ano, que são marcadas por características bem específicas.

b) expressam fases da vida do eu lírico, apresentadas por meio de antítese.

c) constituem exemplos de metonímias, expressando, respectivamente, a velhice e a juventude.

d) referem-se às etapas da vida do eu lírico, representadas pelo eufemismo.

e) são usados de forma conotativa apenas para satisfazer as exigências da estética da poesia.

 

As questões de números 4 a 6 baseiam-se nos versos de Mário de Andrade.

Texto II

A meditação sobre o Tietê

Água do meu Tietê,

Onde me queres levar?

– Rio que entras pela terra

E que me afastas do mar...

É noite. E tudo é noite. Debaixo do arco admirável

Da Ponte das Bandeiras o rio

Murmura num banzeiro de água pesada e oliosa.

É noite e tudo é noite. Uma ronda de sombras,

Soturnas sombras, enchem de noite de tão vasta

O peito do rio, que é como si a noite fosse água,

Água noturna, noite líquida, afogando de apreensões

As altas torres do meu coração exausto. (...)

 

4. Nos versos de Mário de Andrade, é possível identificar termos escritos em desacordo com a ortografia oficial, numa tentativa de aproximar a língua escrita da língua falada. As palavras que comprovam essa afirmação são: (1,5 pontos)

(A) queres e entras.               (B) debaixo e banzeiro.                (C) oliosa e si.

(D) Soturnas e líquida.           (E) altas e exausto.

 

5 . Chama-se personificação a figura de linguagem em que se atribuem a seres inanimados características próprias de seres animados. Nos versos, é um exemplo de personificação: (1,5 pontos)

(A) ... o rio / Murmura num banzeiro...                                           (B) É noite.

(C) As altas torres do meu coração exausto.         (D) ... que é como si a noite fosse água...

(E) E tudo é noite.

 

6 . Observe os versos: Água do meu Tietê, Onde me queres levar?

A expressão Água do meu Tietê funciona como (1,5 pontos)

(A) complemento verbal, já que o verbo levar não tem sentido completo.

(B) adjunto adverbial, já que sua função é indicar o local onde ocorre o diálogo.

(C) aposto, já que as informações explicam o que ocorre no rio Tietê.

(D) vocativo, já que estabelece o diálogo entre o eu lírico e a água do rio.

(E) sujeito, já que concorda com o verbo da oração – queres levar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituto Nossa Senhora da Conceição

Disciplina: Língua Portuguesa e Produção Textual

Professor: Marconildo Viegas                                                                   Período: matutino

Aluno (a): _______________________________________ Serie: 8º ano

Obs. As questões objetivas não podem ser rasuradas. A rasura ANULA a questão. Pense antes de marcar.

Recuperação da Avaliação de Aprendizagem do 4º bimestre

TEXTO

A adolescência

                                                                          Contardo Calligaris

Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de _________ no quadro complicado da família moderna.

Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.

A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época.

Objeto de inveja e de medo, ela dá forma aos sonhos de liberdade ou de evasão dos adultos e, ao mesmo tempo, a seus pesadelos de violência e desordem.

Objeto de admiração e _________, ela é um poderoso argumento de marketing e, ao mesmo tempo, uma fonte de desconfiança e _________ preventiva.

             Adaptado (http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351920.shtml) acessado em 28/05/2009

 

1. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços de linha contínua no texto. (0,5 pontos)

a) crescer – ojeriza – repressão                     b) crecer – ojeriza – repreção

c) crescer – ogeriza – represção                   d) crecer – ogerisa – repreção

                                                           e) crescer – ojerisa – repressão

 

2. O texto, um excerto do 1° capítulo do livro “A Adolescência” de Contardo Calligaris, tem por finalidade (1,5 pontos)            

 a) convencer.          b) pesquisar.           c) explicar.           d) alertar.           e) instruir.

 

3. A expressão “Batalham com seus corpos”, no 1° parágrafo do texto, significa que os jovens (1,5 pontos):

a) revoltam-se com sua aparência.                                           b) lutam empregando sua força física.

c) impõem-se aos demais através de lutas corporais.    d) enfrentam as mudanças que seus corpos sofrem.                                                                                             e) sentem-se monstruosos.

 

4.

60 NUM BAR.

70 SAIR

100 PAGAR;

A polícia diz:

20 BUSCAR

Esta é uma mensagem que se lê, com freqüência, em vidros de párabrisa de automóveis. Assinale a alternativa correta. (1,5 pontos)

a) Ela não se constitui como texto, pois nada significa: há números ao lado de expressões da língua portuguesa sem qualquer relação.

b) Trata-se de um texto verbal coerente, que se manifesta através de números e palavras, os quais, na escrita, provocam estranheza, mas, lidos, cumprem sua função comunicativa.

c) Constitui-se como um texto não-verbal, escrito, com signos lexicais e numéricos, mas sem qualquer aceitação, devido à ambigüidade de sentido.

d) Não se constitui como texto, pois o jogo arbitrário de números e palavras a transforma num código sem acesso interpretativo.

e) Trata-se de um texto verbal, escrito, com sentido, porém agramatical, pois não usa veiculadores de ligação para estabelecer coesão e coerência.

 

5. Considerando as formas verbais destacadas no fragmento “Vá enchendo a maleta. Comporte-se com naturalidade. Estou segurando uma arma. Obrigado.” (linhas 1 e 2), é correto afirmar: (1,5 pontos)

a) Vá enchendo” indica uma sugestão.              b) Vá enchendo” enuncia um apelo.

c) Comporte-se” expressa uma súplica.            d) Comporte-se” expressa uma ordem.

                                                            e) Estou segurando” indica uma ação concluída.

 

6. O termo destacado no fragmento “Embora não houvesse reciprocidade, minha cara-metade foi gentil. (linha 10) pode ser substituído, sem alteração de sentido, por: (1 ponto)

a) Quando         b) Porque        c) À medida que       d) Ainda que        e) Conforme

 

7. “Um, dois, três lampiões, acende e continua Outros mais a acender imperturbavelmente,

À medida que a noite aos poucos se acentua E a palidez da lua apenas se pressente

 

A oração destacada dá uma ideia de: (1 ponto)

(     ) proporção                   (       ) concessão                    (      ) tempo                 (       ) condição

 

8. Qual o valor da frase “Eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim, ser o objeto do ódio daquele homem”. (1 ponto)

(     ) explicação                                            (       ) conseqüência                                            (      ) causa

 

 

 

Pontuação extra.

 

Faça uma redação com, no mínimo, 15 linhas, respondendo a seguinte questão: “Por que a língua portuguesa é importante na vida das pessoas”. Letra legível. Use uma folha extra, se necessário. Use Caneta azul ou preta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...