quarta-feira, 11 de novembro de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 



Carro Velho

Banda Eva

 

 


Cheiro de pneu queimado/

Carburador furado/

Coração dilacerado/

Quero meu negão do lado/

Cabelo penteado/

No meu carro envenenado/

Eu vou (2X)

Então venha/

Pois eu sei/que amar a pé, amor/

É lenha/

Eu vou pra lá dançar/

Seja noite ou seja dia/

E se eu beber alguma, amor/

Me guia/

Quer andar de carro velho, amor/

Que venha/

Pois já sei que amar a pé, amor/

É lenha.


 

 

1.      Qual é a temática do texto?

 

2.      A linguagem é culta – formal ou coloquial – informal? Justifique com elementos do texto.

 

3.      Por que o eu lírico (a personagem do texto), no que dá a entender, usa esse tipo de linguagem?

 

4.      Quais são os possíveis significados das seguintes palavras:

 

a)      “Quero meu negão do lado”

b)      “Meu carro envenenado”

c)      “É lenha.”

 

5.      O eu lírico dá uma grande lição de vida responsável. Transcreva o verso em que isso é corroborado.

 

6.      O eu lírico já passou pela situação, passará ou estar a passar? Justifique.

 

 

7.      Qual o porquê do eu lírico está com o “coração dilacerado”?

 

8.      A vida noturna de baladas, shows e boates é bem comum no cotidiano das pessoas. O eu lírico afirma: “eu vou pra lá dançar/seja noite ou seja dia”. Ele tenta influenciar, de certa forma, os leitores para a diversão? Ele já determinou o que irá fazer?

 

 

9.      Analisando o verso “cabelo penteado”, o eu lírico refere-se:

a)      A si mesmo.

b)      A dona do carro.

c)      Ao negão do lado.

d)      Ao carro envenenado.

e)      Ao pneu queimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...