quarta-feira, 11 de novembro de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Veja o texto não verbal e responda as questões:

 

Disponível em: <http://www.zazzle.com.br/imaginacao_cartao-137715776714448052>. Acesso em: 18 de mar de 2012.

 

1.     Que tipo de livro ela estaria lendo com tanto interesse?

 

a)     Um livro de histórias científicas, com seres vivos e/ou experimentais.

b)     Um livro de histórias jornalísticas, com seres irreais e/ou fantásticos.

c)     Um livro de histórias corriqueiras, com seres irreais e/ou fantásticos e assombrosos.

d)    Um livro de histórias infantis, com seres irreais e/ou fantásticos.

e)     Um livro de histórias orais, com seres irreais e/ou fantásticos e melancólicos.

 

2.     O título Imaginação está relacionado com a imagem e é uma das funções da literatura. O que a ilustradora quis sugerir nesse trabalho artístico?

 

a)     Ela enfatizou o poder da ciência.

b)    Ela deu ênfase na mobilidade de classe social.

c)     Ela quis enfatizar o poder que a leitura tem de despertar a nossa imaginação.

d)    Ela deu ênfase no poder político.

e)     Ela enfatizou o poder da visão.

 

3.     Mitos são historias fantásticas criadas por um povo, podendo ter ou não ter como base um acontecimento real. Quais os elementos da tela que nos lembram os mitos?

 

a)     O livro, a menina, a montanha, o céu, as nuvens.

b)    O cabelo, a montanha, a menina, o fogo.

c)     O mago, o unicórnio, as cores, a montanha.

d)    O dragão, a fada, o duende, o mago, o unicórnio.

e)     O vulcão, o cabelo, a menina, o olhar.

 

Leio o texto não verbal e verbal (misto) e responda:

 

 

Rio

 

Nascente de vida,

Espelho da lua,

Inspiração do sol,

Versos do poema mar,

Palco das cachoeiras,

Margem do Pau Brasil,

Das acácias, dos ipês

Onde canta o sabiá,

Balé das cataratas,

Onde o silêncio fala,

Perfume de mato verde,

Cheiro de terra molhada,

Olhar de arco Iris.

Rio é lugar de piaba, de peixe gordo,

Recinto dos jacarés,

Rio não é lugar de sofá, de geladeira, de garrafa...

De bregueços, de entulhos,

De rejeitos de pobres e ricos.

 

Amauri Flor
pintandopoesias@hotmail.com

 

4.     Sobre os tipos de textos (argumentativo, poético, descritivo, narrativo, injuntivo e informativo) vistos em sala de aula, responda: Esse texto é uma literatura de cordel muito usado em nossa região e nele se caracteriza por ser um:

 

a)     texto injuntivo, pois é aquele que aborda o ato de ser cidadão consciente não poluindo o rio.

b)     texto poético, pois tem sua relação com a gênero lírico (sentimento) em que se aborda a preservação do Rio.

c)     texto informativo/jornalístico que se faz exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto, sem usar o gênero lírico.

d)     texto narrativo, pois se narra um fato fictício sobre o cidadão consciente e sua relação com o rio.

e)     texto descritivo, pois se aborda o ato detalhado de um cidadão consciente ao poluir o rio.

 

Leia o texto e responda o que se pede:

 

Como eu te amo

Gonçalves Dias

Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá no extremo do horizonte aponta;

Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite a mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vai e vem a nau flutua;

Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;

Como se ama o crepúsculo da aurora,
O manso vento que nos bosques rondeia,
O sussurro da fonte que passeia,
Uma imagem risonha e sedutora;

Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios e cores, perfumes e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.

Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábio meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. - Por tudo quanto sofro,
Por quando já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo...

 

5.     O eu lírico utiliza comparações para expressar o seu sentimento amoroso. Que elementos predominam  nessas comparações?

 

a)     Ele usa elementos da natureza, uma vez que eles estão em harmonia com seu sentimento de momento.

 

b)    Ele usa elementos do folclore natural, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa rever seus sentimentos.

c)     Ele usa elementos do cotidiano, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa rever seus conceitos de mundo.

d)    Ele usa elementos da fauna, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa rever seus conceitos de preservação do meio ambiente.

e)     Ele usa elementos do meio político, uma vez que esta atmosfera faz o mundo refletir.

 

Veja a instalação de Marepe e responda o que se pede:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPiG_OG68_iRo8Y3RuBX0EEMNFs0I4vlfvmtN6N9eoK9Ff20X4N11ubw17AySdxmyrKWByjSkY44nZNAUnRWBnEIBeFqaCoCjXqri3eRsnOAm2T2bLDeYVGaCn4PehuE2wgDDBrqm3JrG1/s1600/INSTALA%C3%87%C3%83O_01.jpg

Disponível em: <http://artenoolavo.blogspot.com.br/2012/03/6as-series-diferenciacao-entre-espacos.html>. Acesso em: 01 de mai de 2012.

 

6.     O gênero lírico expressa sentimentos e emoções pessoais. Numa forma também ampla, pode-se usar a linguagem não verbal.  O que essa disposição nessa instalação sugere?

 

a)     Uma ruína de pedras pretas.

b)    Uma modificação no cenário para provocar reações de repúdio por desperdiçar guarda-chuva.

c)     Uma modificação no cotidiano das pessoas para usarem mais guarda-chuvas.

d)    Uma chuva de guarda-chuvas

e)     Uma modificação de cena em que é mais elegante usar guarda-chuvas.

 

Leia o texto e responda:

                                                                                          

“Senhor, nada valho.

Sou uma planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres.

Meu grão, perdido ao acaso,

Nasce e cresce na terra descuidada.

............................................................

O Justo não me consagrou Pão da Vida, nem lugar me foi dado nos altares.”

Cora Coralina

 

6.     Nos versos transcritos acima, Cora Coralina explora a narrativa em 1ª pessoa do singular trabalhando qual figura de linguagem no sentido de conotação?

a)     Personificação.                                                                 

b)    Antítese

c)     Catacrese

d)    Prosopopeia

e)     Metáfora

 

Leia o texto não – literário e responda:

 

“A vegetação é fundamental para evitar deslizamentos e enchentes. O assoreamento do rio nada mais é que a terra que saiu de suas margens e foi para o leito, porque não tem vegetação para segurar, atuando como esponja. Com isso, o rio fica mais raso e transborda com facilidade”.

Disponível em: <http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/print.asp?cod_noticia=9886&cod_canal=38>. Acesso em: 28 de maio de 2012.

 

7.     Qual é o principal problema dos rios?

 

a)     O barronamento, a boa situação ambiental e a poluição.

b)    A vegetação, a degradação ambiental e a erosão.

c)      A erosão, a poluição e o uso de garrafas descartáveis.

d)    O assoreamento, a poluição e a degradação ambiental.

e)      O acúmulo de garrafas descartáveis, a erosão e a vegetação.

Leia o texto e responda:

 

A ARTE DE SER FELIZ

Cecília Meireles

 

HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

 

Disponível em: <http://natrodrigo.wordpress.com/category/cecilia-meireles/>. Acesso em 18 de mar de 2012.

 

8.     No verso: “HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz”. Por que a cidade parecia ser de giz?

 

a)     Porque era no verão e se usa uma catacrese para falar do avião que sobrevoa o telhado.

b)    Porque era no inverno e se usa uma catacrese para se referir ao pé do inverno.

c)     Porque era no outono e se usa uma metonímia para se referir ao povo que andava na rua.

d)    Porque era no verão e se usa uma metáfora (comparação) para se referir ao tempo seco.

e)     Porque era no inverno e se usa uma prosopopeia para se referir ao ronronar dos gatos.

 

Leia o texto e responda o que se pede:

http://www.brasilescola.com/upload/e/metas%20do%20milenio.jpg

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/metas-milenio.htm>. Acesso em 18 de mar de 2012.

 

A Declaração do Milênio, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), surgiu após o encontro de líderes de 189 países, em setembro de 2002, com o objetivo de discutir ações para promover a melhoria no padrão de vida da população mundial. Através desse encontro, foi definido um conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015, ficando conhecidas como Metas de Desenvolvimento do Milênio.

 

De acordo com o texto acima (verbal e não-verbal), marque um X na resposta correta a questão que se segue:

 

9.     O texto aborda que temática (assunto):

 

a)     Ambiental                         

b)    Político                          

c)     Bélico (guerra)

d)    Filosófico.

e)     Telepático.

 

10.  Dentre essas atitudes e jeitos para mudar o mundo, enumere quanto ao ATO COLETIVO (I) e ao ATO INDIVIDUAL (II)

 

(1)   ATO COLETIVO         (2)  ATO INDIVIDUAL

 

(       ) Meta 1               

(      ) Meta 2               

(      ) Meta 3                    

(       ) Meta 4

(       ) Meta 5               

(       ) Meta 6               

(       ) Meta 7                    

(       ) Meta 8

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...