1.
Qual
a função da linguagem presente no texto?
2.
O
que Calvin está fazendo?________________________________________________________
3.
No
1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida?
_______________________________________________________________
4.
O
pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele
usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? ______________________
5.
A
mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique.
________________________________________________________________
6.
O
gênero literário do texto de Calvin é:
( ) Gênero Lírico, pois mostra o sentimento
dos pais em relação a alimentação de Calvin.
( ) Gênero Épico, pois mostra os pais
inventando fatos históricos para Calvin se alimentar.
( ) Gênero Dramático, pois mostra uma
encenação dos pais para Calvin se alimentar.
7.
As
funções da linguagem presentes no texto
são:
( ) Referencial/ Poética ( ) Apelativa/ Fática ( )
Fática/ Poética ( ) Metalinguística/Apelativa
8.
Há
uma intertextualidade no texto, qual é?
9.
A
variedade lingüística usada no texto é culta-formal ou coloquial-informal?
10. Leia o texto
abaixo e responda
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele e quem sabe,
e vai desmatando
o
amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já
esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a
língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
Carlos Drummond
de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
19. Explorando a função emotiva da linguagem,
o poeta expressa o contraste (diferença) entre marcas de variação de usos da
linguagem em:
a)
culta-formal (situações formais) e
coloquial-informal (situação da fala no dia a dia).
b)
diferentes regiões do país.
c)
escolas distintas.
d)
textos técnicos e poéticos.
e)
diferentes épocas.
Leia o texto abaixo e veja a relação da
linguagem verbal com a não verbal, marcando a figura em que há essa relação.
Não só de aspectos físicos se constitui
a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos
saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações
transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao
longo do tempo. A essa porção intangível (que não se atinge) da herança cultural
dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: <www.unesco.org.br>.
Qual das figuras abaixo retrata o
patrimônio imaterial (imaginário, popular) da cultura de um povo?
a) Cristo Redentor b)
Pelourinho
c) Bumba meu boi d)
Cataratas do Iguaçu
e) Esfinge de Gisé
Com base na propaganda reproduzida
abaixo, responda as questões abaixo:
O Ministério da Saúde adverte:
Crianças começam a fumar ao verem os adultos fumando
27. Considerando-se
isso que o Ministério da Saúde afirma, pode-se concluir:
A) Existem adultos
que compram cigarros em estoque.
B) Não se deve dar
cigarro a quem não sabe tragar.
C) Existem adultos
que dão maus exemplos a crianças.
D) Não se deve
forçar um menor de idade a fumar.
28. A propaganda
sugere que é comum crianças
A) fumarem menos de
um maço por dia.
B) tentarem imitar
os fumantes adultos.
C) adquirirem o
vício antes da fase ideal.
D) incentivarem os
pais a largar o vício.
29. A ausência do
artigo AS diante do substantivo CRIANÇAS possibilita que o leitor conclua o
seguinte:
A) Nem toda criança
dá início ao hábito de fumar.
B) Criança fuma sem
autorização do responsável.
C) Nem toda criança
continua fumando após tornar-se adulta.
D) Criança ansiosa
começa a fumar mais cedo que as outras.
30. Assim como o ato
de ADVERTIR é denominado ADVERTÊNCIA, o ato de
A) descuidar é denominado descuidado.
B) benzer é denominado benzedeira.
C) capacitar é denominado capacidade.
D) perceber é denominado percepção.
31. Equivale ao
sentido de AO VEREM:
A) sempre que vêem.
B) quando vêem.
C) tanto quanto
vêem.
D) conquanto vêem.
Com base no texto seguinte, responda as
questões abaixo:
QUANDO CHEGA A
HORA DE DECIDIR O FUTURO
Dr. Luiz Albert
Py
Um período
dramático na vida de quase todos os jovens começa quando se coloca a questão da
escolha da profissão. São raros os que têm certeza do que querem fazer na vida,
do que pretendem ser [...] Os que já estão se preparando para cursar faculdade
se perguntam qual seria a melhor escolha e como saber o que decidir.
Antigamente, os pais procuravam interferir, tentando conseguir que os filhos
preenchessem seus próprios sonhos, principalmente quando não realizados. Os
pais viam os filhos como fonte de satisfação para seus antigos desejos.
Atualmente, isso
é mais raro: a maioria das pessoas sabe a importância de deixar que o outro
faça a escolha por si mesmo.
A grande dúvida
é se a escolha deve ser feita a partir de um desejo ou vocação, ou se é melhor
escolher uma atividade que tenha bom mercado de trabalho; escolher com o
coração, ou com a cabeça. Acho que o fato de se ter facilidade para algum tipo
de trabalho não deve ser decisivo, a não ser que tal facilidade proporcione
alegria e satisfação. Também não acredito na vantagem de a escolha ser feita
visando-se ao ganho de dinheiro. Creio que melhor é se escolher uma profissão
como se escolhe um amor: com o coração. Quando trabalhamos naquilo de que
gostamos, é mais fácil fazermos bem feito. Quando trabalhamos bem, a
perspectiva de ganharmos dinheiro com o que fazemos é maior. Fazer aquilo de
que se gosta e bem feito é fonte de alegria e felicidade.
Disponível em:
<http://www.nlnp.net/index.html>. Acesso em: 02 fev. 2009. [Adaptado]
32. A idéia central
do texto é:
A) Prefere-se
atividade que tenha mais tradição no mercado de trabalho.
B) Muito jovem acha
que, na vida, é mais fácil optar por um curso profissionalizante.
C) Deve-se escolher
uma profissão com o coração, assim como se escolhe um amor.
D) Quem executa bem
seu trabalho ganha dinheiro com muita facilidade.
33. Estabelecendo-se
uma relação entre o título e o texto, DECIDIR O FUTURO significa
A) optar por uma
profissão. B) acatar sugestões de pessoas
experientes.
C) escolher sem
hesitação. D) atender a constantes apelos dos parentes.
34. Com base no
texto, pode-se afirmar:
A) Trabalhar
naquilo que dá prazer traz vantagens para os pais e para os filhos.
B) Os pais, antes,
conseguiam que os filhos tomassem decisões mais acertadas.
C) Os jovens mais
seguros do que querem fazer na vida são os pré-vestibulandos.
D) Hoje, os pais já
interferem menos nas escolhas profissionais de seus filhos.
35. Segundo o
texto,
A) a alegria e a
felicidade resultam do dinheiro que se consegue com a profissão.
B) é importante,
nos dias atuais, que ainda se consulte alguém sobre qual a melhor escolha.
C) a facilidade
para o desenvolvimento de um trabalho é garantia de satisfação profissional.
D) era mais comum,
há algum tempo, que pais tentassem projetar-se nos filhos.
36. No texto, é
sinônimo de DIFÍCIL:
A) grande (linha
9).
B) dramático (linha
1).
C) feito (linha
16).
D) maior (linha
15).
Leia o período abaixo para responder às
questões 37 e38.
“São raros os que têm certeza do que
querem fazer na vida, do que pretendem ser [...]”
37. Ter certeza de é
o mesmo que
A) estar
disposto.
C) estar convicto.
B) estar
disponível. D) estar concentrado.
38. Se o período
fosse reescrito no singular, mantendo-se o presente do indicativo, as formas
verbais sublinhadas passariam a:
A) É – tem – quer –
pretende
B) É – têm – quer –
pretende
C) É – teria –
queria – pretenda
D) É – teve –
queria – pretenda
39. Seria correta a
substituição da palavra QUASE (linha 1) pela palavra
A) praticamente.
C) particularmente.
B) precisamente.
D) persistentemente.
40. Na linha 3, a
palavra PARA exprime
A) esforço.
C) estudo.
B) preparo.
D) propósito.
41. Na linha 3, a
palavra sublinhada indica que os jovens fazem a pergunta
A) àqueles em quem
eles realmente confiam.
B) a eles mesmos.
C) àqueles que
desejam entrar na faculdade.
D) a seus
familiares.
42. Nas linhas 5 e
6, as palavras sublinhadas referem-se aos
A) sonhos.
C) pais.
B) filhos.
D) desejos.
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?
(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os
melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São
Paulo: Global, 1999, p. 13).
4. No poema Retrato, a
passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:
a) Tranqüilidade
/ saudosismo c) Ansiedade / aceitação
b) Alegria
/ surpresa d) Insatisfação / tristeza
e) Indiferença / surpresa
5. Com base na leitura do texto II, analise as
afirmativas abaixo:
I. O poema
retoma a visão de tempo explorada pelos barrocos, que se angustiavam diante da
efemeridade das coisas do mundo.
II. O poema
resgata a visão de tempo explorada pelos árcades, em que o eu lírico procura
viver intensamente o tempo presente.
III. O poema
retrata a angústia do eu lírico diante apenas das mudanças físicas causadas
pela passagem do tempo, tal como fizera a estética barroca.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) II e III b)II c) III d)I e II e)I
6. Leia os versos abaixo.
“Eu
não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:”
Quanto
à repetição do termo destacado nesses versos, pode-se afirmar:
I. Constitui recurso estilístico que
enfatiza as características da mudança constatada pelo eu lírico.
II. Trata-se de uma repetição usada
somente para assegurar a mesma contagem de sílaba dos versos.
III. Compreende um mecanismo de reforço
das características daquela mudança (simples, certa e fácil), apresentadas sob
a forma de antítese.
Está(ão)
correta(s) apenas:
a)I e III b)II c)III d)I e)II e III
1.
Observe a figura abaixo e responda o que se pede
Pintura rupestre
da Toca do Pajaú – PI. Internet: <www.betocelli.com>.
A pintura rupestre acima, que é um
patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e
os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um
povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos
que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios
de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes
grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
52. Leia os
textos abaixo e responda:
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar
constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir
à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença
nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham
assombrações, os meninos, lombrigas (...)
Carlos Drummond
de Andrade. Poesia completa e prosa.Rio
de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.
O texto acima está escrito em linguagem
de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar um
resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à
farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta
era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham
assombrações, os meninos, vermes (...)
Comparando-se esses dois textos,
verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a
a) vocabulário. b) construções
sintáticas. c)
pontuação.
CARTA-POEMA
Manuel
Bandeira
Excelentíssimo
Prefeito
Senhor
Hildebrando de Góis,
Permiti que,
rendido o preito
A que fazeis jus
por quem sois,
Um poeta já
sexagenário,
Que não tem
outra aspiração
Senão viver de
seu salário
Na sua limpa
solidão,
[...]
Que imundície!
Tripas de peixe,
Cascas de fruta
e ovo, papéis...
Não é natural
que me queixe?
Meu Prefeito,
vinde e vereis!
Quando chove, o
chão vira lama:
São atoleiros,
lodaçais,
Que disputam a
palma à fama
Das velhas
maremas letais!
[...]
Mandai calçar a
via pública
Que, sendo um
vasto lagamar,
Faz a vergonha
da República
Junto à Avenida
Beira-Mar!
53
.O texto, acima, tem função da linguagem:
a)
referencial. b)
poética. c) emotiva d) apelativa.
e)
metalingüística.
54. O uso de somente
símbolos, imagens, gráficos, figuras e etc. fazem parte da linguagem: (1 ponto)
( ) Verbal ( ) Não verbal
( ) Verbal e não verbal
55. O texto acima
Carta-poema, de Manuel Bandeira, é exemplo de que tipo de linguagem: (1 ponto)
( ) Verbal ( ) Não verbal
( ) Verbal e não verbal
56.O gênero
literário do texto é: (1 ponto)
( ) Gênero Lírico, pois mostra o sentimento
do eu lírico sobre o funcionário público.
( ) Gênero Épico, pois mostra o eu lírico
inventando fatos históricos sobre o funcionário público.
( ) Gênero Dramático, pois mostra uma
encenação do eu lírico sobre o funcionário público.
57.
A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária, que usa a linguagem não
verbal.
NEM
SEMPRE É O CRIMINOSOQUEM VAI PARAR ATRÁS DAS GRADES
Com Ciência Ambiental, n.o 10, abr./2007.
Essa
campanha publicitária relaciona-se diretamente com a qual afirmação?
a) O comércio ilícito (ilegal) da fauna
silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade
nacional.
b) A manutenção do mico-leão-dourado em
jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
c) O Brasil, primeiro país a eliminar o
tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
d) O aumento da biodiversidade em outros
países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
e) O tráfico de animais silvestres é
benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.
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