sábado, 30 de junho de 2012

Interpretação de texto


1.      Qual a função da linguagem presente no texto?
 


2.      O que Calvin está fazendo?________________________________________________________

3.      No 1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida? _______________________________________________________________

4.      O pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? ______________________
5.      A mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique. ________________________________________________________________

6.      O gênero literário do texto de Calvin é:

(    ) Gênero Lírico, pois mostra o sentimento dos pais em relação a alimentação de Calvin.
(    ) Gênero Épico, pois mostra os pais inventando fatos históricos para Calvin se alimentar.
(    ) Gênero Dramático, pois mostra uma encenação dos pais para Calvin se alimentar.

7.      As funções da linguagem presentes no texto  são:

(    ) Referencial/ Poética (    ) Apelativa/ Fática  (    ) Fática/ Poética   (    ) Metalinguística/Apelativa

8.      Há uma intertextualidade no texto, qual é?

9.      A variedade lingüística usada no texto é culta-formal ou coloquial-informal?


10.  Leia o texto abaixo e responda

A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele e quem sabe,
e vai desmatando
 o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
 Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
 a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

19. Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste (diferença) entre marcas de variação de usos da linguagem em:

a) culta-formal (situações formais) e coloquial-informal (situação da fala no dia a dia).
b) diferentes regiões do país.
c) escolas distintas.
d) textos técnicos e poéticos.
e) diferentes épocas.


Leia o texto abaixo e veja a relação da linguagem verbal com a não verbal, marcando a figura em que há essa relação.

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível (que não se atinge) da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: <www.unesco.org.br>.

Qual das figuras abaixo retrata o patrimônio imaterial (imaginário, popular) da cultura de um povo?
a)    Cristo Redentor       b)    Pelourinho
c)  Bumba meu boi       d)   Cataratas do Iguaçu
e)   Esfinge de Gisé

Com base na propaganda reproduzida abaixo, responda as questões abaixo:

O Ministério da Saúde adverte:

Crianças começam a fumar ao verem os adultos fumando


27. Considerando-se isso que o Ministério da Saúde afirma, pode-se concluir:

A) Existem adultos que compram cigarros em estoque.
B) Não se deve dar cigarro a quem não sabe tragar.
C) Existem adultos que dão maus exemplos a crianças.
D) Não se deve forçar um menor de idade a fumar.

28. A propaganda sugere que é comum crianças

A) fumarem menos de um maço por dia.
B) tentarem imitar os fumantes adultos.
C) adquirirem o vício antes da fase ideal.
D) incentivarem os pais a largar o vício.

29. A ausência do artigo AS diante do substantivo CRIANÇAS possibilita que o leitor conclua o seguinte:

A) Nem toda criança dá início ao hábito de fumar.
B) Criança fuma sem autorização do responsável.
C) Nem toda criança continua fumando após tornar-se adulta.
D) Criança ansiosa começa a fumar mais cedo que as outras.

30. Assim como o ato de ADVERTIR é denominado ADVERTÊNCIA, o ato de

A) descuidar é denominado descuidado.
B) benzer é denominado benzedeira.
C) capacitar é denominado capacidade.
D) perceber é denominado percepção.

31. Equivale ao sentido de AO VEREM:

A) sempre que vêem.
B) quando vêem.
C) tanto quanto vêem.
D) conquanto vêem.
Com base no texto seguinte, responda as questões abaixo:

QUANDO CHEGA A HORA DE DECIDIR O FUTURO
Dr. Luiz Albert Py

Um período dramático na vida de quase todos os jovens começa quando se coloca a questão da escolha da profissão. São raros os que têm certeza do que querem fazer na vida, do que pretendem ser [...] Os que já estão se preparando para cursar faculdade se perguntam qual seria a melhor escolha e como saber o que decidir. Antigamente, os pais procuravam interferir, tentando conseguir que os filhos preenchessem seus próprios sonhos, principalmente quando não realizados. Os pais viam os filhos como fonte de satisfação para seus antigos desejos.
Atualmente, isso é mais raro: a maioria das pessoas sabe a importância de deixar que o outro faça a escolha por si mesmo.
A grande dúvida é se a escolha deve ser feita a partir de um desejo ou vocação, ou se é melhor escolher uma atividade que tenha bom mercado de trabalho; escolher com o coração, ou com a cabeça. Acho que o fato de se ter facilidade para algum tipo de trabalho não deve ser decisivo, a não ser que tal facilidade proporcione alegria e satisfação. Também não acredito na vantagem de a escolha ser feita visando-se ao ganho de dinheiro. Creio que melhor é se escolher uma profissão como se escolhe um amor: com o coração. Quando trabalhamos naquilo de que gostamos, é mais fácil fazermos bem feito. Quando trabalhamos bem, a perspectiva de ganharmos dinheiro com o que fazemos é maior. Fazer aquilo de que se gosta e bem feito é fonte de alegria e felicidade.
Disponível em: <http://www.nlnp.net/index.html>. Acesso em: 02 fev. 2009. [Adaptado]

32. A idéia central do texto é:

A) Prefere-se atividade que tenha mais tradição no mercado de trabalho.
B) Muito jovem acha que, na vida, é mais fácil optar por um curso profissionalizante.
C) Deve-se escolher uma profissão com o coração, assim como se escolhe um amor.
D) Quem executa bem seu trabalho ganha dinheiro com muita facilidade.

33. Estabelecendo-se uma relação entre o título e o texto, DECIDIR O FUTURO significa

A) optar por uma profissão.           B) acatar sugestões de pessoas experientes.
C) escolher sem hesitação.            D) atender a constantes apelos dos parentes.

34. Com base no texto, pode-se afirmar:

A) Trabalhar naquilo que dá prazer traz vantagens para os pais e para os filhos.
B) Os pais, antes, conseguiam que os filhos tomassem decisões mais acertadas.
C) Os jovens mais seguros do que querem fazer na vida são os pré-vestibulandos.
D) Hoje, os pais já interferem menos nas escolhas profissionais de seus filhos.

35. Segundo o texto,

A) a alegria e a felicidade resultam do dinheiro que se consegue com a profissão.
B) é importante, nos dias atuais, que ainda se consulte alguém sobre qual a melhor escolha.
C) a facilidade para o desenvolvimento de um trabalho é garantia de satisfação profissional.
D) era mais comum, há algum tempo, que pais tentassem projetar-se nos filhos.

36. No texto, é sinônimo de DIFÍCIL:

A) grande (linha 9).
B) dramático (linha 1).
C) feito (linha 16).
D) maior (linha 15).

Leia o período abaixo para responder às questões 37 e38.
“São raros os que têm certeza do que querem fazer na vida, do que pretendem ser [...]”

37. Ter certeza de é o mesmo que
A) estar disposto.                                                   C) estar convicto.
B) estar disponível.                                               D) estar concentrado.

38. Se o período fosse reescrito no singular, mantendo-se o presente do indicativo, as formas verbais sublinhadas passariam a:
A) É – tem – quer – pretende
B) É – têm – quer – pretende
C) É – teria – queria – pretenda
D) É – teve – queria – pretenda

39. Seria correta a substituição da palavra QUASE (linha 1) pela palavra

A) praticamente.                                                           C) particularmente.
B) precisamente.                                                           D) persistentemente.

40. Na linha 3, a palavra PARA exprime

A) esforço.                                                       C) estudo.
B) preparo.                                                       D) propósito.

41. Na linha 3, a palavra sublinhada indica que os jovens fazem a pergunta

A) àqueles em quem eles realmente confiam.
B) a eles mesmos.
C) àqueles que desejam entrar na faculdade.
D) a seus familiares.

42. Nas linhas 5 e 6, as palavras sublinhadas referem-se aos

A) sonhos.                                                  C) pais.
B) filhos.                                                    D) desejos.

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?

(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).

4. No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:

a)         Tranqüilidade / saudosismo            c)            Ansiedade / aceitação             
b)        Alegria / surpresa                           d) Insatisfação / tristeza
                                                                  e) Indiferença / surpresa

            5. Com base na leitura do texto II, analise as afirmativas abaixo:

            I.         O poema retoma a visão de tempo explorada pelos barrocos, que se angustiavam diante da efemeridade das coisas do mundo.
            II.        O poema resgata a visão de tempo explorada pelos árcades, em que o eu lírico procura viver intensamente o tempo presente.
            III.      O poema retrata a angústia do eu lírico diante apenas das mudanças físicas causadas pela passagem do tempo, tal como fizera a estética barroca.

                       Está(ão) correta(s)  apenas:

a) II e III        b)II                 c)     III                     d)I e II            e)I
                       
6.         Leia os versos abaixo.

                       “Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:”

                   Quanto à repetição do termo destacado nesses versos, pode-se afirmar:

    I.            Constitui recurso estilístico que enfatiza as características da mudança constatada pelo eu lírico.
   II.            Trata-se de uma repetição usada somente para assegurar a mesma contagem de sílaba dos versos.
III.            Compreende um mecanismo de reforço das características daquela mudança (simples, certa e fácil), apresentadas sob a forma de antítese.

                   Está(ão) correta(s)  apenas:

a)I e III           b)II             c)III           d)I          e)II e III

1. Observe a figura abaixo e responda o que se pede


Pintura rupestre da Toca do Pajaú – PI. Internet: <www.betocelli.com>.

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

52. Leia os textos abaixo e responda:

Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas (...)

Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa.Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.

O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.

Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...)

Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a

a) vocabulário.                  b) construções sintáticas.                   c) pontuação.




CARTA-POEMA

                                         Manuel Bandeira

Excelentíssimo Prefeito
Senhor Hildebrando de Góis,
Permiti que, rendido o preito
A que fazeis jus por quem sois,
Um poeta já sexagenário,
Que não tem outra aspiração
Senão viver de seu salário
Na sua limpa solidão,
[...]
Que imundície! Tripas de peixe,
Cascas de fruta e ovo, papéis...
Não é natural que me queixe?
Meu Prefeito, vinde e vereis!
Quando chove, o chão vira lama:
São atoleiros, lodaçais,
Que disputam a palma à fama
Das velhas maremas letais!
[...]
Mandai calçar a via pública
Que, sendo um vasto lagamar,
Faz a vergonha da República
Junto à Avenida Beira-Mar!




53 .O texto, acima, tem função da linguagem:

a) referencial.               b) poética.                 c) emotiva                d) apelativa.
e) metalingüística.                

54. O uso de somente símbolos, imagens, gráficos, figuras e etc. fazem parte da linguagem: (1 ponto)
(      ) Verbal                                    (      ) Não verbal               
(       ) Verbal e não verbal

55. O texto acima Carta-poema, de Manuel Bandeira, é exemplo de que tipo de linguagem: (1 ponto)
(      ) Verbal                                    (      ) Não verbal               
(       ) Verbal e não verbal

56.O gênero literário do texto é: (1 ponto)

(    ) Gênero Lírico, pois mostra o sentimento do eu lírico sobre o funcionário público.
(    ) Gênero Épico, pois mostra o eu lírico inventando fatos históricos sobre o funcionário público.
(    ) Gênero Dramático, pois mostra uma encenação do eu lírico sobre o funcionário público.

57. A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária, que usa a linguagem não verbal.

NEM SEMPRE É O CRIMINOSOQUEM VAI PARAR ATRÁS DAS GRADES



Com Ciência Ambiental, n.o 10, abr./2007.

Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a qual afirmação?

a) O comércio ilícito (ilegal) da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.
b) A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
c) O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
d) O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
e) O tráfico de animais silvestres é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.

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