UNIDADE:
III
ATIVIDADE:
3.2
TEMA:
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
SUBTEMA:
Desenvolvimento de projeto de trabalho em sala de aula. Nível de intervenção na
prática.
CURSISTAS:
Nazaré Ramos e Marconildo Viegas
A
criação de um blog como ferramenta de produção textual.
Durante
o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, foi –
nos passado uma atividade de interatividade sobre Blog, ou seja, um diário
eletrônico.
Dentro
desse contexto, a equipe avaliou a necessidade desse portfólio para os alunos
do ensino médio, das 3 turmas de cada série do turno vespertino.
O
projeto foi apresentado aos alunos e foi aceito pelos mesmos. A aula foi
marcada para o dia da criação do blog e, assim, aconteceu. Na sala de informática,
conectamos o projetor a internet e pudemos, então, individualmente, fazer o
blog.
As
duas aulas seguintes da semana foram com o intuito da criação do blog e depois
dessa fase, a primeira postagem aconteceu posteriormente a uma exibição do DVD
Pequenas Histórias, da TV Escola. Essas histórias são curtas – metragem, com as
quais se abordam diversos temas: lendas, contos populares, causos, etc. Ao
abordar a questão da Iara – a sereia da cultura brasileira –, pedimos que cada
um publicasse uma postagem sobre o DVD. O que foi prontamente atendido pelos
alunos e os professores observaram os erros gramaticais e as construções de coerência
e coesão textuais. Os possíveis erros foram
Na
aula seguinte, os professores deram um tema de redação para ser entregue
escrita em sala, depois da correção feita pelos professores, foi pedido a eles que
postassem tal redação do blog, os alunos acharam a iniciativa inovadora e
interessante.
O
que projetamos foi prontamente atendido, não havendo qualquer problema de
alteração, uma vez que a ideia atingiu seu objetivo pedagógico no processo
ensino – aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário