quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Interpretação de texto





Aluno (a):


Turno


Professor
Marconildo Viegas











Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

Curta Metragem Ilha das flores
Publicado: agosto 11, 2007
Rafael Calheiros

O documentário “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado produzido em 1989, é de uma rara profundidade que exprime toda a banalização a que foi submetida o ser humano, por mais racional que este seja. Um ácido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. A lamentável condição de sub-existência dos habitantes da Ilha das Flores deixa as pessoas pasmas. A idéia do curta-metragem é mostrar o absurdo desta situação. Seres humanos que, numa escala de prioridade, estão depois dos porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de cinco minutos, garantem na sobra dos porcos (que por sua vez, alimentam-se da sobra de outros seres humanos com condições financeiras de escolher o alimento) sua alimentação diária.
A obra Ilha das Flores é rica em informações reais (às vezes chega a ter um caráter didático), e ao mesmo tempo, segue a trajetória fictícia de um tomate: plantado, colhido, vendido a um supermercado, comprado por uma dona-de-casa, rejeitado na hora de fazer um molho para o almoço, jogado no lixo, levado para a Ilha das Flores, rejeitado pelos porcos, e finalmente, encontrado por uma criança com fome.
A desigualdade social e toda perversidade de um sistema são provocadas justamente por seres humanos que procuram viver em seus casulos de forma egocêntrica e egoísta, fingindo não ver a realidade da exploração do homem sobre o homem, esquecendo-se da solidariedade e afeto entre seus semelhantes. Daí a afirmação no início do curta da não-existência de Deus. Infelizmente, explorar a miséria humana faz parte desse sistema, faz parte do “progresso natural da sociedade”. Uma prova disso é que o diretor não precisava ir tão longe para ver a crueldade e a miséria do homem, bastava colocar uma câmera em sua janela de casa.
A noção de progresso é o anteparo usado pelo filme para estabelecer propositalmente uma relação insolúvel na sociedade capitalista. A capacidade criativa e o decorrente progresso são conjugados com os diversos aspectos que envolvem a vida em sociedade. O lixo é capaz de unir- e não separar como normalmente – a “parte limpa” com a “parte suja” do filme. Logo, confirma-se uma incompatibilidade entre progresso e desenvolvimento humano. O espectador sente o sabor da simples profundidade sugerida pelo filme. É uma provocação ao raciocínio social imediato, à propriedade privada, ao lucro, ao trabalho, à exploração, à relação entre progresso criativo e, consequentemente, tecnológico (criação e evolução estão intimamente ligados) e ao desenvolvimento social e humano. Passados quase vinte anos após a sua produção, o curta ainda é bastante atual. O documentário é narrado pelo ator Paulo José e foi aclamado pela crítica, vencendo vários prêmios.

1.       Que tipo de texto é esse:

a)       Lenda                                  b) Resenha Crítica X                         c) Manifesto

Leia o texto abaixo e responda


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQNBc8jLP5l4WKhrt7VTFYunZ1c76fbgWPh3L6W6fxSFxwRbQgnT5E-YYejDKrpU2L2CS-5X2hrJEiANmyVvOfXDzcB62bB6x_pVCJmY32nH1qU47aBRYbZoSri3qt2OdDGsTPE910eZ8/s640/pequenas-historias-poster01%255B1%255D.jpg


O vídeo visto em sala de aula, chamado “Pequenas Histórias”, tem como sinopse o seguinte comentário: Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens que formam uma toalha. São quatro histórias de humor e magia. O casamento do pescador com Iara, a sereia dos rios. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. (Disponível em: <http://suamateria.blogspot.com.br/2011/05/pequenas-historias-no-lago-diacui.html>. Acesso em: 30 de maio de 2012).



2.       Que tipo de texto é esse:

b)       Lenda X                                 b) Resenha Crítica                          c) Manifesto

Leia o texto abaixo e responda



Você Não Entende Nada

Daniela Mercury

Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você está tão bonita
Você traz a Coca-Cola, eu tomo
Você bota a mesa, eu como
Eu como, eu como, eu como, eu como
Você
Você não está entendendo nada do que eu digo
Eu quero ir embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Todo dia, todo dia
E quero que você venha comigo
Quero que você venha comigo
Todo dia, todo dia
Quero que você venha comigo
Eu me sento, eu fumo, eu como
Eu não aguento
Você está tão curtida
Eu quero tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suíta, eu tomo
Bota a sobremesa, eu como
Eu como, eu como, eu como, eu como
Você
Tem que saber que eu quero é correr muito
Correr perigo
Eu quero ir embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Todo dia, todo dia
Traga a Coca-Cola, eu tomo
Eu tomo
Bota a sobremesa, eu como


Disponível em: <http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/25779/>. Acesso em: 31 de maio de 2012.
3.       Esse texto é musical contemporâneo, mas tem características românticas, pois “O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, da natureza e no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento na força das lendas nacionais”. (Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo>. Acesso em: 31 de maio de 2012). De acordo com o exposto, pergunta-se: O amor demonstrado pelo eu lírico é um amor romântico, por que:
a)       Segue as características românticas, como: a saudade, a subjetividade, paixão pela pessoa amada.
b)       Segue as características românticas, como: fé, sonho, lendas nacionais, a natureza.

Leia o texto abaixo, escrito pelo aluno do Colégio Decisão, Alex Leite (2º ano – manhã) num momento de reflexão e responda o que se pede:
Era bom no início, esse mundo tão maravilhoso no qual criei criaturas fascinantes e paisagens de arrancar suspiros, mas aos poucos esse lugar foi se modificando e modificando cada vez mais, hoje sou refém desse mundo que eu mesmo criei; as coisas que antes não tem o mesmo sentido, nem a mesma forma. Sou refém da minha própria imaginação, perdi o controle da minha mente e hoje não consigo distinguir mais o que é real ou o que não é.
Estou vivendo em uma gaiola de pássaros, tem mais duas pessoas aqui, só que ambas são surdas e cegas, não sei nem o nome delas. Só que em meio à escuridão consegui algo incrível: ter a sensação de ser tangenciado e os tocando consegui perceber quem são, uma senhora gorda e muito velha - sua pele é engelhada - e um garoto que, por causa da sua baixa estatura, queria saber como nós fomos parar ali. Como eu sei que são assim? Elas não me respondem, nem me vem e não as vejo também, é muito escuro aqui.  Consigo só ouvir alguns gemidos de dor e choros e nada mais, lembro - me do tempo em que plantávamos árvores de açúcar, com ajuda dos meus velhos amigos, uma folha de papel em branco e um lápis, mas não era qualquer um, eles eram mágicos, mas eles foram capturados, assim como eu, só que não sei onde eles estão agora, provavelmente aqui. 
Só consigo ver a luz do sol. Quando terrível criatura vem nos deixar comida, mas aquilo me parece lavagem pra porcos. Só que por passar muito do meu tempo no escuro, ao ver a luz fico cego por alguns instantes. Já tentei criar uma lanterna pra ver em meio à escuridão e uma chave pra me libertar, só que me descobriram e tiraram minha força de criar objetos. Até a morte, nessa situação, seria bem vinda, só que até esse direito me foi tirado...

4.       O texto que é narrado em 1ª pessoa (narrador – personagem) mostra momentos de reflexão de um mundo onírico, dentro do conhecimento abordado em sala, pergunta-se:

a)       O gênero textual é de prosa poética, pois é um texto literário escrito em linhas contínuas e parágrafos, mas que apresenta várias características da poesia, como linguagem predominantemente conotativa e exploração de recursos sonos e sensoriais.
b)       O gênero textual é o conto, pois é uma narrativa ficcional, curta, em geral com enredo condensado: poucos personagens vivem um número limitado de ações, num espaço e
c)       num intervalo de tempo, em geral também limitados. Sua estrutura pode ser dividida em situação inicial, conflito, clímax e desenlace.

Leia sobre ESTRANGEIRISMO e responda o que se pede:



http://lh4.ggpht.com/_y9R1OrYnEms/S5opulYL54I/AAAAAAAASXY/dSJmHCb6_GQ/Proteja%20seu%20filho%20do%20bullying%5B5%5D.jpg Disponível em: <http://www.profblog.org/2010/04/e-bullying-nao-e-violencia-consentida.html>. Acesso em: 31 de maio de 2012.




Todo e qualquer emprego de palavras, expressões e construções estrangeiras em nosso idioma. Classificam-se em: francesismo, italianismo, espanholismo, anglicismo (inglês), germanismo (alemão), eslavismo (russo, polaco, etc.), arabismo, hebraísmo, grecismo, latinismo, tupinismo (tupi-guarani), americanismo (línguas da América), entre outros.


Circule o estrangeirismo no texto ao lado



[reportagem+tribuna+a.jpg]
5.       Esse tipo de texto é:

a)       Uma notícia, pois é um texto jornalístico que aborda um tema de forma sucinta, recorrendo a dados de pessoas cujo ponto de vista é relevante até certo ponto. Seu texto verbal pode às vezes ser complementado por mapas, gráficos, fotos e outros recursos não verbais.
b)       Uma reportagem, pois é um texto jornalístico que aborda um tema de forma ampla e detalhada, recorrendo a extensa pesquisa e a entrevistas com pessoas cujo ponto de vista seja relevante ao entendimento do assunto. Seu texto verbal é complementado por mapas, gráficos, fotos e outros recursos não verbais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...