quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Interpretação O auto da compadecida - Trovadorismo.

Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Literatura
Bimestre
Data
_____/_____/____

Recuperação

1.      Observando as aulas sobre Trovadorismo, cujo movimento era baseado nas Cantigas, Cancioneiros, Hagiografias, Cronicões, Livros de Linhagem (Nobiliários), leia o texto abaixo e responda o que se pede. Apesar de alguns textos serem contemporâneos, eles trazem características do Trovadorismo. A conhecida texto “Florbela Espanca”, da mesma autora se parece com as cantigas trovadorescas que foram as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única opção em que o texto “Florbela Espanca” se encaixa:

Frêmito de meu corpo a procurar-te,
Febre das minhas mãos na tua pele
Que cheira a âmbar, a baunilha e a
[mel,
Doido anseio dos meus braços a
[abraçar-te,
Olhos buscando os teus por todas
[a parte,
Sede de beijos, amargos de fel,
Estonteante fome, áspera e cruel,
Que nada existe que a mitigue e a
[farte!

a)      Cantigas de Amigo                  b) Cantigas de Escárnio
a)      Cantigas de Amor                d) Cantigas de Maldizer
      e) Cantigas de Malmequer
2. (UNIFAP-SP) As primeiras peças teatrais portuguesas escritas com objetivo de serem levadas a público são de autoria de:

a) Manuel Maria Barbosa du Bocage.                        b) Paio Soares de Taveirós.
c) D. Diniz.                                                                     d) Camões.
e) Gil Vicente

Conte até dez

Thomas Jefferson é frequentemente citado com uma das figuras mais importantes da história americana. Autor da Declaração da Independência Americana e terceiro presidente dos Estados Unidos, Jefferson é apontado como grande negociador. Foi ele, por exemplo, que negociou com Napoleão Bonaparte a compra de uma área de terra que pertencia à França, chamada Lousiania, que foi anexada aos Estados Unidos, quase dobrando seu território da época.
            A respeito de sua capacidade de lidar com pessoas diferentes e de chegar a bons acordos políticos, Thomas Jefferson construiu uma frase que vale por um tratado de relações humanas:
            - Se ficar zangado, conte até dez antes de dizer qualquer coisa. Se não tiver se acalmado, conte até cem; e se não se tiver acalmado depois disso, conte até mil.
 A grande simplicidade desse conselho é meio desconcertante, pois é desproporcional à verdade que ele contém. Muito já se falou sobre a dificuldade que as pessoas têm em manter a serenidade durante uma discussão ou um momento difícil. E muitos estragos já foram feitos por causa dessa dificuldade. Catástrofes no capítulo das relações humanas poderiam ter sido evitadas se as pessoas usassem a prerrogativa do tempo entre o estímulo e a reação.
A inteligência interpessoal é composta por pelo menos quatro características: capacidade para compreender as pessoas, facilidade para fazer e conservar amizades, habilidade para resolver conflitos e aptidão para exercer liderança. A intrapessoal constrói uma autoapreciação saudável, com influência sobre o amor próprio. É nesse ponto que a ciência que estuda a inteligência começa a sentir falta de algo mais para explicar melhor ao homem como ele funciona.

Pense antes de agir

A teoria das inteligências ganhou espaço na psicologia após a década de setenta do século passado. Antes disso as atenções estavam voltadas para o que podia ser observado por fora: o comportamento – daí o behaviorismo. A ciência cognitiva (ciência do pensamento) veio para propor uma maneira de interferir no comportamento “de dentro para fora”. Estava estabelecida a dobradinha pensamento-comportamento. Mas faltava mais um parceiro nesse time: o emocional.
As palavras que utilizamos para transmitir as ideias são paridas pela razão, mas fecundadas pela emoção pois, bem lá no fundo, o homem está sempre obedecendo à sua ambição biológica de buscar o prazer e de evitar o sofrimento. E essas necessidades são vassalas no reino onde os monarcas são as emoções. Sim, a comunicação humana é um fenômeno primordialmente emocional. A palavra pode ser racional, mas o tom da voz é emoção pura, e é ela que comunica de verdade.
Uma palavra elogiosa pode soar como uma ofensa grave se for pronunciada como tal. E a ofensa estará consumada. Portanto, à medida que discussões se acaloram, que tons de voz sobem, que faces se enrubescem, que paciências se esgotam, cuidado. Está na hora de usar o tempo a seu favor. Demore mais para responder.
Quando alguém diz “conte até dez” está na verdade utilizando uma metáfora. O que realmente está querendo dizer é “pense antes de responder” ou “não se deixe dominar pela raiva”, ou ainda “não estrague tudo deixando a amigdala responder por você, pois ela não conhece todo o quadro, só a pincelada do perigo e do ódio”.
            No mundo animal, a vítima é o bicho lento que não controla os movimentos. No mundo humano, a vítima é a pessoa rápida que não controla as palavras. Kant uma vez disse que a paciência pode ser a fortaleza para os fracos, assim como a impaciência pode se transformar na fraqueza dos fortes.
            Situações não controladas, palavras mal postas, respostas impensadas resultam em perigosas consequências, seja pelo desconforto que produzem, seja pelo legado que deixam, pois uma vez proferidas, as palavras não voltam, assim como o flecha que sai do arco não mais pode ser detida.
            Conta uma fábula que o pai de um jovem de temperamento difícil deu-lhe certa feita um saco de pregos, um martelo e uma ordem: cada vez que perdesse a paciência deveria pregar um prego na cerca dos fundos da casa. No primeiro dia foram trinta e sete, mas com o tempo foram diminuindo, pois ele foi percebendo que era melhor controlar os impulsos do que pregar pregos. Até que chegou o dia em que, orgulhoso, relatou ao pai que não precisava mais pregar, pois aprendera a controlar-se.
            O pai então lhe disse para retirar um prego a cada dia que se mantivesse controlado. Após um tempo, o jovem informou ao pai de sua grande vitória: não havia mais pregos a retirar. O pai sorriu, mas convidou o filho a acompanhá-lo aos fundos da casa. Enquanto ambos olhavam para a cerca, o pai perguntou: “e agora o que você vai fazer para apagar as marcas deixadas pelos pregos?”
            Palavras sempre deixam marcas, e ás vezes não nos orgulhamos delas. Sempre é melhor contar até dez.

3.      Por que o autor da frase Contar até dez precisava tanto saber controlar suas emoções?

a)      Ele foi uma pessoa importante na sociedade e precisava sempre tomar muitas decisões importantes e controlar as emoções.
b)      Ele foi uma pessoa da sociedade e  precisa pensar na sua carreira e vivia muito estressado.

4.      Segundo o autor do texto, muitas catástrofes nas relações humanas poderiam ter sido evitadas se as pessoas pensassem e esperassem antes de reagir a determinado estímulo. Quais catástrofes são essas?

a)      As guerras, ataques a determinados países, assassinatos, crimes premeditados e aqueles que acontecem quando alguém age sem pensar, por impulso.
b)      As leituras que as pessoas tem sobre assassinatos a fazem de jeito que algo acontece quando alguém age sem pensar, por impulso.

5.      Quais são as inteligências que estão em alta na atualidade?

a)      A intrapessoal e a interpessoal.
b)      A extrapessoal e a hiperpessoal.

Leia o fragmento de Auto da Compadecida



A COMPADECIDA

É máscara dele, João. Como todo fariseu, o diabo é muito apegado às formas exteriores. É um fariseu consumado.

ENCOURADO

Protesto.

MANUEL

Eu já sei que você protesta, mas não tenho o que fazer, meu velho. Discordar de minha mãe é que não vou.

ENCOURADO

Grande coisa esse chamego que ela faz para salvar todo mundo! Termina desmoralizando tudo.

SEVERINO

Você só fala assim porque nunca teve mãe.

JOÃO GRILO

É mesmo, um sujeito ruim desse, só sendo filho de chocadeira!

A COMPADECIDA

E para que foi que você me chamou, João?

JOÃO GRILO

É que esse filho de chocadeira quer levar a gente para o inferno. Eu só podia me pegar com a senhora mesmo.

ENCOURADO

As acusações são graves. Seu filho mesmo disse que há tempo não via tanta coisa ruim junta.

A COMPADECIDA

Ouvi as acusações.

ENCOURADO

E então?

JOÃO GRILO

E então? Você ainda pergunta? Maria vai-nos defender. Padre João, puxe aí uma Ave-Maria!

PADRE, ajoelhando-se

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus.

JOÃO GRILO

Um momento, um momento. Antes de respondermos, lembrem-se de dizer, em vez de "agora e na hora de nossa morte", "agora na hora de nossa morte", porque do jeito que nós estamos, está tudo misturado.

TODOS

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora na hora de nossa morte. Amém.



SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro-RJ.
Ed. Agir, 2004, p.171.
Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
Gil Vicente foi o maior teatrólogo da língua portuguesa e suas principais obras foram “Auto da Visitação” e “A farsa de Inês Pereira” esta última tinha por lição: Mais vale um asno que me carregue que um cavalo que me derrube. . Para o gênero dramático, são essenciais dois elementos: a importância do público e a possibilidade de desencadear emoções por meio da representação. Baseado nos comentários em sala de aula sobre o Humanismo, responda o que se pede.
6.       Que elementos da linguagem teatral estão indicados no texto “Auto da Compadecida”?

a)       Os diálogos, o cenário, as poesias, as declamações.

b)      O cenário, a entrada das personagens, a reações, os diálogos, as rubricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...