quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Questoes de Prova



1.     Leia o texto do aluno do Colégio Decisão Kelvyn Luiz (1º ano B - 2010). O poema de Kelvyn Luiz caracteriza-se pela visão intimista do mundo e a presença de associações sensoriais. As fases da vida é a fonte de inspiração para o eu lírico. A partir da afirmação, qual o gênero literário predominante no texto?



a)     É dramático, pois fala da fase da vida que é como a vida do ser humano e foi encenada.
b)    É épico, uma vez que não se faz nenhum feito heroico ou há um fato histórico.
c)     É dramático, pois o eu lírico está na fase depressiva.
d)    É lírico, pois fala da fase da vida, como é a vida do ser humano apaixonado.
e)     É épico, pois o ser humano apaixonado não expressa todo o sentimento através do texto.


2.     Que elementos do texto nos permitem deduzir que os amigos Mussa e Nagib têm uma condição social elevada?

a)     A carruagem, ao saltar, porém, de uma pedra, o jovem Mussa foi infeliz.
b)    ...
c)     ...
d)    ...
e)     Ajudantes, servos e caravaneiros.


Leia o texto abaixo, escrito pelo aluno do Colégio Decisão, Alex Leite (2º ano – manhã/2010) escrito num momento de reflexão e responda o que se pede:

Meu corpo descansa em paz e minha alma vaga por lugares bonitos; caminho descalço em direção à cachoeira de mãos dadas com a lembrança de uma vida passada onde eu vivo. As casas são simples, as crianças brincam nas ruas de terra, esconde-esconde, soltam pipa e jogam bola, os velhos jogam xadrez na praça e as senhoras tricotam; tudo é muito lindo e estranho, todos se vestem de branco, às vezes me pergunto se é só um sonho ou se sou digno de tudo isso. Todos sorriem como se não houvesse nada de errado, não há fome, nem miséria, nem tristeza, só há paz, mas do outro lado do muro não é assim, há gritos de dor, gemidos de pessoas pedindo perdão por erros passados, mesmo sabendo que é em vão... Passo dias e dias olhando aqui do portão; só hoje vi três conhecidos, gritei, mas, ninguém me ouviu, aqui nunca chega ninguém, mas do outro lado do muro chega gente de todas as formas e cores; foi engraçada a maneira que cheguei aqui, lembro de está dirigindo meu carro, estava em um bar, era sexta-feira, às 00h15min, estava a uns 150 km/h, estava frio e uma névoa atrapalhava minha visão, lembro de vir um caminhão em minha direção em alta velocidade, desviei e perdi o controle do carro; quando acordei estava aqui, perdi a noção do tempo, acho que estou aqui há 10 anos, mas o estranho é que minha barba não cresce, nem minhas roupas ficam velhas (...)
Em 10 anos não me lembro de ver as estrelas e nem da noite aqui é sempre dia e do outro lado a escuridão, até então ninguém aqui tinha falado comigo, só conversavam entre si, no entanto uma garotinha hoje veio até mim e perguntou de onde eu era, disse-lhe que não me lembrava, mas contei como vim parar aqui, então ela chegou perto do meu ouvido e disse: acorde, você não é daqui! E ela tinha razão, não era mesmo dali. 
Então pude abrir os olhos e me vejo deitado numa cama de hospital. Entrei em desespero por não saber o que tinha acontecido, uma enfermeira entra no quarto e me acalma, explica o que aconteceu, ela disse que eu estava em coma já fazia três meses por conta do acidente que sofri. Ontem, dia 03, tive alta do hospital e voltei para casa, já me sinto bem, amanhã volto a trabalhar e todo esse tempo que passei em coma e tudo que vivi naquele lugar vai ficar na minha mente para sempre e todas as noites antes de dormir eu me lembro daquela garotinha.

3.     O texto que é narrado em 1ª pessoa (narrador – personagem) mostra momentos de reflexão de um mundo onírico, dentro do conhecimento dos gêneros literários, pergunta-se: qual gênero literário pertence o texto acima:

a)     Lírico, pois mostra a subjetividade.
b)    Épico, pois mostra feitos heróicos e fatos históricos.

c)     Dramático, pois é um drama (que no grego significa ação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...