quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Prova 1º ano - Interpretação Orgulho e Preconceito.

Bimestre
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
LITERATURA
Série:
1º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2015
Aluno (a):

CONTEÚDO: Módulo V e VI. Barroco. Filme/ Livro: Orgulho e preconceito.
·          Não use corretivo; Use somente caneta PRETA;
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
AVALIAÇÃO PARCIAL

1.    Publicado em 1813, Orgulho e preconceito é o mais célebre romance de Jane Austen. A obra retrata os hábitos de famílias de proprietários de terra do interior da Inglaterra, sob a perspectiva das relações sociais e das atividades cotidianas. Seus personagens são descritos mediante um olhar aguçado e irônico, capaz de penetrar nas sutilezas do comportamento humano, e as complexas tramas que unem os membros de diferentes famílias explicitam os preconceitos existentes entre classes sociais distintas e relações de interesse que, muitas vezes, privilegiam aparências e convenções. O principal par romântico de Orgulho e preconceito, formado por Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, enfrenta uma série de desencontros advindos de suas próprias posturas orgulhosas e julgamentos prévios equivocados. À medida que os episódios se desenvolvem, em meio a bailes e jantares, visitas e casamentos, viagens e recepções de regimentos militares, as farpas trocadas entre os dois se convertem em cumplicidade amorosa. A atualidade de Orgulho e preconceito reside em sua capacidade de criar situações que despertam o riso e a emoção, ao mesmo tempo que promovem reflexões sobre o convívio e os laços afetivos. A liberdade intelectual da protagonista Elizabeth Bennet possibilita uma perspectiva privilegiada dos fatos e relacionamentos, complementando os comentários irônicos do narrador. Circunstâncias e personagens materializam virtudes e vícios presentes no cenário social inglês do final do século XVIII e início do XIX. O destaque conferido a substantivos abstratos nos títulos dos livros de Jane Austen (como também é o caso de Razão e sensibilidade) ressaltam a preocupação da autora em explicitar os eixos fundamentais que regem a conduta dos personagens. Dentro desse contexto, o livro/filme é uma narrativa romântica, pois

a)    Apesar de ambos se gostarem, eram orgulhosos a ponto de não quererem nenhum relacionamento.
b)    A vida fez com que Elizabeth ficasse com coração duro e não gostasse do sermão de Sr. Collins.
c)    Tudo cooperava para não aproximação do casal e eles seguiram a sua vida.
d)    Apesar de todas as dificuldades e desentendimentos, Sr. Darcy e Elizabeth se entendem e desfazem todos os boatos mal intencionados, terminando com a aproximação entre os dois enamorados.
e)    Todas as respostas.

2.    O destino sempre une Elizabeth e Sr. Darcy. Em quais situações isso acontece?

a)    Na mansão dos Bennet, na casa de Ketherine e na fazenda dos Bingley, e nessa última se entregam loucamente um ao outro.
b)    Ele a encontra em diversos lugares, como no baile do Condado, na casa de Sr. Bingley, na casa de Lady Ketherine e por fim em sua casa.
c)    Na vida de Elizabeth houve muitos desencontros, ocasionando sua separação definitiva de Sr. Darcy.
d)    Sr. Darcy era muito preconceituoso e não queria casar com uma suburbana da Inglaterra, mas com uma Lady da Real Academia dos Nobres.
e)    Todas as respostas.

3.    Elas arrumam sala no momento em que Sr. Billins e Sr. Darcy chegam a casa. Um dos principais elementos de ironia presentes no romance pode ser identificado na caracterização da Senhora Bennet. A preocupação central de sua vida é assegurar bons casamentos para as cinco filhas, e seus critérios para a escolha de bons partidos envolvem fortuna, prestígio e honra. O desejo de ascensão social faz com que ela incentive o relacionamento de sua filha mais velha, Jane, com o Sr. Bingley. Da mesma forma, ela passa a bajular o Sr. Collins quando cogita a possibilidade de uni-lo a Elizabeth. Seus sentimentos oscilam de acordo com as circunstâncias, e a aceitação de Wickham está diretamente ligada ao casamento oficial com a filha Lydia. Um comportamento que pode ser identificado na mudança de atitude em relação ao Sr. Darcy, que passa da antipatia inicial para a aprovação definitiva, uma vez feita a proposta de casamento a Elizabeth (capítulos 1-3, 50 e 55). A família Bennet vive de aparências, uma vez que ela é de classe média e vive esperando as filhas casarem com pessoas de classe alta para manter um padrão de vida confortável. Dentro desse contexto, qual o principal objetivo de vida da Senhora Bennet?

a)    Fazer com que as filhas estudem para melhorar a vida e não depender de marido.
b)    Fazer das filhas moças prendadas para poderem ficar na mansão dos Bennet e não deixar nenhum homem tomar posse da propriedade.
c)    Trazer todas as pessoas para morarem na mansão dos Bennet e depois fazer um leilão de todos os bens e dividir entre os maridos.
d)    Casar as filhas com pessoas da alta sociedade para manter um padrão de vida sofisticado dentro do estilo da época.
e)    Todas as respostas.

4.    No fim do romance, o suspense criado pela fuga de Lydia com o oportunista Wickham reforça a futilidade da jovem e os vícios do cavalheiro. Ela é apresentada como uma moça frívola que não se preocupa com a reputação dos Bennet; ele é egoísta e deseja melhorar de vida a qualquer preço. Um escândalo ameaça a família Bennet, uma vez que a união de um casal antes da oficialização do matrimônio era malvista. A preocupação dos familiares com a imagem diante da sociedade estava ligada a questões de honra e a valores morais característicos de um tempo no qual as mulheres eram destinadas à reclusão da vida doméstica (capítulos 46-53). Uma das características comentadas na sala é essa questão da conveniência do casamento. Essa característica foi analisada de forma que fez uma reflexão com as gerações. Muitas das vezes nossos avós fugiram para casar, uma vez que não se era aprovado o namoro. Nesse contexto, percebe-se essa característica quando

a)    A filha mais nova foge e deixa Elizabeth desesperada, um vez que iria envergonhar a família por tal situação.
b)    A filha mais velha foge para a Inglaterra e deixa a Srª. Bennet desesperada, uma vez que não era para agir assim.
c)    A filha do meio, gosta de tocar piano e fugiu com o padre da cidade, deixando a Srª. Bennet doente do coração, pois acreditava que a mulher do padre é a mula sem cabeça.
d)    A filha do meio gostava dos bailes para conversar e fazer novas amizades, com isso ela conheceu o padre.
e)    Todas as respostas.

5.    Que acontecimento dá início às críticas de Elizabeth ao Sr. Darcy? Que elementos contribuem para que ele seja considerado um homem orgulhoso?

a)    Durante o baile em Meryton, Elizabeth ouve os comentários pouco elogiosos do Sr. Darcy, que a considera apenas tolerável e não muito bonita. Decidida e racional, ela passa a considerá-lo um homem orgulhoso e prepotente, já que seus modos secos e rudes o configuram como um proprietário rural que despreza os membros de classes economicamente menos favorecidas (capítulos 3-5 e 9).
b)    A muita sociabilidade e a aparente simpatia de Sr. Darcy fazem com que toda a comunidade rural adquira uma visão de bom grado ao Sr. Darcy. Em seguida, as intrigas espalhadas por Wickham e as atitudes de Darcy em relação ao possível casamento de Bingley e Jane reforçam o julgamento inicial de que ele é casamenteiro.
c)    Muitos acontecimentos fizeram Elizabeth odiar Sr. Darcy para o resto da vida e não querer nenhum relacionamento.
d)    Houve um tempo em que eles se amaram, com amor à primeira vista.
e)    Todas as respostas.






Boa Prova!

Um comentário:

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...