sábado, 23 de dezembro de 2017

Descrição de pessoa - Gênero Textual.

A descrição de pessoa apresenta as características físicas (aparência) e características psicológicos (modo de ser e modo de agir) do personagem.

Texto I
 
 https://i0.wp.com/assets.superpride.com.br/wp-content/uploads/2017/07/kristen-stewart-casamento.png?resize=1024%2C420
 
O rei do boca livre 
 
– Preste atenção naquele homem.
Tinha pouco mais de cinquenta anos, altura mediana, modos discretos e roupa bem passadinha. Tipo da pessoa que mesmo com um guarda-roupa reduzido não faz feio em reuniões sociais. Um tio meu usou apenas dois ternos a vida inteira. Morreu considerado elegantíssimo. O referido comia delicadamente um bolinho. Na mão direita segurava um copo de uísque.
– Quem é a figura?
– O maior frequentador de coquetéis da cidade – informou o acadêmico Geraldo Pinto Rodrigues.
– Nome?
– Já investiguei. Ninguém sabe.
– Ora, quem manda os convites deve saber.
– Nunca foi convidado. Lê a notícia dos coquetéis nos jornais. E uma noite de autógrafos ou vernissage quem vai barrar a entrada de prováveis compradores? (...)
(Marcos Rey.) 
 
Vernissage (francês): inauguração de uma exposição de obras de arte.
 
QUESTÃO 1
O trecho “O referido comia delicadamente um bolinho. Na mão direita segurava um copo de uísque.” faz referência a uma característica psicológica do personagem. Marque a opção que corresponde à característica correta.
A Era jovem e alto.
  B Tinha modos discretos.X
C Tinha pouco mais de cinquenta anos e altura mediana
D Usava uma roupa bem passada.
  E Era frequentador de coquetéis.
QUESTÃO 2
No trecho “Um tio meu usou apenas dois ternos a vida inteira. Morreu considerado elegantíssimo.” As formas verbais “usou” e “morreu” são classificadas em
A pretérito imperfeito.
B imperativo afirmativo.
C pretérito mais-que-perfeito.
D pretérito perfeito.X
E futuro do pretérito.
QUESTÃO 3
As formas verbais “usou” e “morreu”, no infinitivo são escritas corretamente
A usar e morrer.X
B usava e morreu.
C usou e morrer.
D usado e morto.
E usava e morrer.
 
 4. O texto narra alguns fatos e apresenta a descrição de uma personagem. Quais são características físicas do protagonista do protagonista? R. Não era um homem jovem, tinha mais de 50 anos, altura mediana, modos discretos e roupa bem passadinha.

5. O texto também descreve algumas características psicológicas do personagem, que determinam seu modo de ser e seu comportamento. Identifique-as. R. Ele era educado, sabia se portar bem. O referido comia delicadamente um bolinho. Não faz feio em reuniões sociais.

6. Dentre as características da personagem, há uma mais marcante, que serve para defini-lo. Qual é ela? R. Ele é um boca-livre, penetra, frequentar festas para as quais não era convidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...