sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

História em Quadrinhos (HQ) - Gênero Textual.

História em Quadrinhos (HQ) podem ter vários formatos. Ao apresentar 2, 3 ou 4 quadros é chamada de tira. As HQs são narrativas, pois contam a história vivida por personagens em uma serie de acontecimentos, lidos em sequência, daí também ser chamada de Arte Sequencial. Apresentam também balões de diferentes tipos (fala, pensamento, grito, palavrão, dúvida, ideia entre outros).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxJzYtWT-7OViNXSSKcS9vZaF2mly7mVNecvvto_1qzBq9RDWNzXOwTDQjR9Yo7PbqjFAz5-XGyQK5kkG9Jpms6qks6WYPZXjDzR7aJVzWOXfn9WjLsEU5j7GDJr0BJ8OGKRUdTUg4e7Gi/s640/quino.jpg

1. Como o cenário em que se passa a história foi caracterizado? R. Um lugar muito poluído.

2. Quais elementos contribuem para essa caracterização de poluição? R. A fábrica, chaminés,  fumaça, pessoas doentes do pulmão.

3. As cenas representadas nos quadrinhos acontecem durante o dia ou a noite? R. Não se pode precisar, pois está muito poluído o ambiente.

4. O texto narra fatos utilizando a linguagem não verbal, ou seja, apenas com imagens. Quem é o protagonista ou personagem principal da história? R. O homem de terno preto.

5. Como o cartunista expressa o diagnóstico do médico? R. Através de um balão de pensamento com a figura de um pulmão.

6. Você percebeu que o cartunista faz uma crítica no texto. Explique qual é a crítica presente nesses quadrinhos? R.. A fábrica que produz o medicamento é a mesma que polui e prejudica a saúde das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...