domingo, 21 de abril de 2013

Interpretação de texto Vento no Litoral


Vento no litoral
                                                   Legião Urbana


De tarde eu quero descansar, chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção

Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo

E quando eu vejo o mar,
Existe algo que diz,
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem

Já que você não está aqui,
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?

- Ei, olha só o que eu achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora


1.    Qual é a temática (assunto) do texto?

2.    “Sei que faço isso pra esquecer”. O que o eu – lírico está querendo esquecer? Justifique.

3.    Circule no texto os versos que o eu – lírico está falando com a pessoa amada.

4.    Explique esses versos “Aonde está você agora / Além de aqui dentro de mim?”

5.    “E o vento vai levando tudo embora”. O que seria esse tudo?

6.    Explique a contradição contida nesses versos: “Vai ser difícil sem você / Porque você está comigo o tempo todo”?

7.    Qual é a mensagem contida nesses versos: “a vida continua / E se entregar é uma bobagem”?

8.    Qual o papel dos elementos da natureza no texto? (O que eles transmitem)

9.    Que tipo de texto é esse:

a)Uma resenha crítica                   b) Uma paródia.               c) Um texto musical.




10. Marque a opção correta quanto a característica do Barroco presente no texto.
a) Culto do contrate (antíteses)                    b) Religiosidade           c) N.d.a.

11.  Faça um comentário crítico positivo ou negativo (RESENHA CRÍTICA) no anverso desta folha ou folha avulsa sobre um dos curtas – metragem visto em sala de aula no DVD “Pequenas Histórias”, abordando os aspectos: verossímeis (verdadeiros) ou inverossímeis (fictícios), personagens, local, tempo etc. Mínimo: 15 linhas. Marque com um X sua opção DIFERENTE DA PROVA BIMESTRAL. (3 pontos)



Iara 


Procissão das Almas



Zé Burraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...