domingo, 21 de abril de 2013

Prova


Prova de Introdução a Literatura brasileira e Produção textual
Série: 8º ano
Professor: Marconildo Viegas
 
1.      Leia o texto abaixo e marque a opção correta: (1 ponto)
 
Crônica


 
Encontrados 27 frases e pensamentos
                                     
Monólogo Mundo Moderno

E vamos falar do mundo, mundo moderno
marco malévolo
mesclando mentiras
modificando maneiras
mascarando maracutaias
majestoso manicômio
meu monólogo mostra
mentiras, mazelas, misérias, massacres
miscigenação
morticínio, maior maldade mundial
madrugada, matuto magro, macrocéfalo
mastiga média morna
monta matumbo malhado
munindo machado, martelo
mochila murcha
margeia mata maior
manhazinha move moinho
moendo macaxeira
mandioca
meio-dia mata marreco
manjar melhorzinho
meia-noite mima mulherzinha mimosa
maria morena
momento maravilha
motivação mútoa
mas monocórdia mesmice
muitos migram
mastilentos
maltrapilhos
morarão modestamente
malocas metropolitanas
mocambos miseráveis
menos moral
menos mantimentos
mais menosprezo
metade morre
mundo maligno
misturando mendigos maltratados
menores metralhados
militares mandões
meretrizes marafonas
mocinhas, meras meninas,
mariposas
mortificando-se moralmente
modestas moças maculadas
mercenárias mulheres marcadas
mundo medíocre
milionários montam mansões magníficas
melhor mármore
mobília mirabolante
máxima megalomania
mordomo, mercedez, motorista, mãos
magnatas manobrando milhões
mas maioria morre minguando!
moradia meiágua, menos, marquise
mundo maluco
máquina mortífera
mundo moderno melhore
melhore mais
melhore muito
melhore mesmo
merecemos
maldito mundo moderno
mundinho m....!
 
Chico Anísio
 
Disponível em: http://www.pensador.info/cronica_humoristica/. Acesso em 01/06/2010


 

 

a)      Esse texto é uma crônica humorística, que é um texto com linguagem verbal, essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.

 

b)      Esse texto é uma anedota, que é uma narrativa curta com um final surpreendente.

 

2.      Observe o texto abaixo: (2 pontos)

 

Na conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá de Belém:

 

Abandonada por você/ Apaixonada por você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá sonhar/ E ainda te espero todo dia...

 

As Cantigas eram as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4, marque a única opção em que a música/texto “Abandonada” se encaixa:

·         Cantigas de Amor: eu lírico é masculino que sofre por amor.

·         Cantigas de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por amor.

·         Cantigas de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o nome da pessoa.

·         Cantigas de Maldizer: ataque satírico direto, citando o nome da pessoa.

 

3.      Leia o texto abaixo e depois marque a opção que identifica as partes principais de uma manchete (notícia, olho da notícia e lead): (2 ponto)

 

UFPB aprova Enem como forma de ingresso em seus cursos

O Enem substituirá gradativamente o Processo Seletivo Seriado

 

A adoção da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de ingressar nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba foi definida pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, durante reunião realizada nesta segunda-feira (31), na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS). Ficou acordado ainda que o Enem vai substituir gradativamente o Processo Seletivo Seriado (PSS).

Um dos pontos definidos diz respeito ao desempenho dos candidatos no Enem, que já poderá ser aproveitado no PSS em 2011. Dez por cento das vagas serão direcionadas para o estudante que participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Em 2012, esse percentual será elevado para 20%, em 2013 para 40%, em 2014 para 50%, até que em 2015 todas as vagas disponibilizadas pelos cursos da UFPB serão preenchidas através do Enem, modificando a proposta inicial que previa que a mudança total ocorreria até 2014.

Outra mudança em relação à proposta inicial é que os candidatos para os cursos de Música, Teatro e Artes terão uma prova de habilidade após serem aprovados na prova escrita, assim como já funcionava no PSS. Dos 30 integrantes do Consepe, apenas dois foram contra a proposta.

Da Agência de Notícias da UFPB


a)      Notícia (UFPB aprova Enem como forma de ingresso em seus cursos), Olho da notícia (A adoção da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de ingressar nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba foi definida pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, durante reunião realizada nesta segunda-feira (31), na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS). Ficou acordado ainda que o Enem vai substituir gradativamente o Processo Seletivo Seriado (PSS).) e Lead (O Enem substituirá gradativamente o Processo Seletivo Seriado).

 

b)     Notícia (UFPB aprova Enem como forma de ingresso em seus cursos), Lead (A adoção da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de ingressar nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba foi definida pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, durante reunião realizada nesta segunda-feira (31), na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS). Ficou acordado ainda que o Enem vai substituir gradativamente o Processo Seletivo Seriado (PSS).) e Olho da notícia (O Enem substituirá gradativamente o Processo Seletivo Seriado).

 

 

4.      O texto “UFPB aprova Enem como forma de ingresso em seus cursos” lido anteriormente faz parte de que tipo de texto estudado em sala de aula. Marque uma única opção. (2 pontos)

 

a)      Descritivo                                   b) Argumentativo

b)      Informativo/explicativo              c) Injuntivo/apelativo

 

5.      Uma crônica humorística é: (1 ponto)

 

a)      Crônica é um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.

 

b)      Manifesta a opinião de uma ou mais pessoas, entidades, sindicatos, etc. diante de uma questão de interesse coletivo.


 

6.      Leia o bilhete abaixo retirado da internet e reescreva na linguagem padrão (culta-formal): (2 pontos)

 

Presada Cenhora,
Quero candidatarme pra o lugar de auçiliar de iscritório que vi no jornau. Eu teclo muito de pressa con um dedo e fasso contas ben.
Axo que sou bom ao tefone  em bora  seija uma peçoa sem muito extudo.
O meu salario tá aberto há discução pra que a senhora possa ver o que mi pode pagar e a Cenhora axar qui eu meresso.
Pósso comessar imediatamente. Agradessido em avanso pela sua resposta.
Cinceramente,
José Machado Valente
PS : Como o meu currico é muinto piqueno, abaicho tem 1 foto minha.
 

FOTO
CENSURADA
PARA ALEGRIA DOS HOMENS E TRISTEZA DAS MULHERES

Resposta da selecionadora:
Querido José Machado,
O emprego é seu. Nós temos correção automática no word. Compareça já amanhã.

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...