quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MLA

Escola Estadual Maria de Lourdes de Araújo
Aluno (a):

Série:
º Ano
Turno
Noturno
Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Português
Bimestre
 2º
Data
_____/_____/____


Leio o texto abaixo e responda o que se pede.

TEXTO I
1.     Na tira lida, o que o menino forte está fazendo com o Cebolinha?

(    ) Procura brigar com Cebolinha por motivo desconhecido.
(    ) Procura fazer com que Cebolinha estude com ele sobre artes marciais.
2.     O que a imagem do menino maior nos indica sobre ele? (Observe o desenho – não verbal e verbal)

(    ) Que a coroa indica que ele é o mais forte, o maioral, o rei do lugar.
(    ) Que ele é bom de amizade, pois tem uma coroa que simboliza isso.
3.     O menino maior está segurando o Cebolinha pela gola da camiseta. No primeiro quadrinho, a fala e o rosto do Cebolinha nos encaminha para um possível final. Qual?

(    ) Cebolinha vai enfrentar o outro menino. (    ) Cebolinha não quer brigar com o menino.
4.     Na fala: “Me coloca no chão, senão vai ver só o que eu faço!”, que sentido tem essa frase?
(    ) Me coloca no chão, caso contrario vai ver só o que eu faço!”.
(    ) Me coloca no chão, somente você vai ver só o que eu faço!”.
5.     O final da tira quebra a expectativa do leitor. Por quê?
(    ) Porque Cebolinha dá uma surra no garoto maior.
(    ) Porque Cebolinha faz xixi nas calças, ao invés de enfrentar o garoto maior.
6.     Essa tirinha usa que tipo de linguagem?

(    ) Linguagem verbal                                      (    ) Linguagem não verbal
(    ) Linguagem verbal e não verbal                 (    ) Nenhuma delas.
7.     Quem está simbolizando a fraqueza?

(    ) Cebolinha que fez xixi nas calças.
(    ) O garoto maior, porque está em vantagem no tamanho.
Leia o texto abaixo e responda:
Disponível em: <http://amocearamirim.zip.net/>. Acesso em 18 de mar de 2012.
De acordo com o texto acima (verbal e não verbal), marque um X na resposta correta a questão que se segue:
8.     O texto aborda que temática (assunto):

a)     Ambiental                          b) Político                           c)Bélico (guerra)

9.     Essa atitude e jeito para mudar o mundo, é um

(        )  ATO COLETIVO   (          ) ATO INDIVIDUAL         (        ) AMBOS
Leia o texto abaixo, observando o verbal e o não verbal:

Disponível em: < http://passaportemagico.blogspot.com.br/2012/01/pequenas-historias.html>. Acesso em: 18 de mar de 2012.
10.  Esse texto é:
(  ) Uma lenda, já que é uma narrativa popular cujos personagens são seres fantásticos, irreais.
(   )  Uma crônica, já que é uma narrativa curta inspirada em um fato cotidiano, real ou não.





















































































Ler é a melhor solução

Você é o que você lê. Afinal, se tem uma fome que é insaciável é a minha fome de ler, fome de livro. Que aliás tem uma vantagem sobre as outras fomes, já que o livro não engorda. Este artigo é sobre ler. Porque para mim, as pessoas são como estantes que vão se completando à medida que empilham na memória os livros que vão lendo. E é por isso que eu digo que quando uma velha pessoa morre, o mundo perde uma biblioteca. Ler um livro é como ler uma mente, é saber o que o outro pensa. O que o autor pensa. Ler é poder. Poder construir você mesmo. Tijolo a tijolo. Ou livro a livro, para ser mais exato.
Você lê? Quanto? O quê? Eu leio o que pinta. Livros, revistas, pichações, frases de banheiro público, poesia, placa de estrada, jornal. Leio Capricho. Leio até errata. E claro que ler não é substituto para viver. Viver é uma experiência que não se substitui com livros. Mas pode ser enriquecida com as vidas que estão neles. Também não estou dizendo que você tem que virar um intelectual. Nada a ver. Intelectual é um teórico que tem medo de se colocar em prática. E eu estou falando de praticar o lido para ficar melhor. Em tudo. Na vida, na profissão, no papo, nas festas. Até no namoro.
Às vezes, a gente não lê tanto quanto deveria porque não sabe o que ler. Mas se esse é o seu caso, peça dicas. Eu sempre peço e dou. Para mim, indicar um livro é como contar a alguém de um lugar que só eu sei onde fica. Por exemplo, quando eu era pequeno li o Sítio do Pica Pau Amarelo. Que imaginação tinha Monteiro Lobato! Eu viajei nas histórias. Outro livro que me marcou foi um sobre a vida de Mayakovski, um poeta russo que viveu talvez a época mais energética da era moderna: a Revolução Soviética. Ele fazia dos cartazes de propaganda comunista uma forma de poesia. Viveu tão intensamente quanto a poesia que escrevia. Existe, ainda, Jorge Luís Borges, que era um gênio (dizia que publicava livros para se libertar deles), e Júlio Cortázar. Existe Fernando Pessoa, um homem que tinha a capacidade de escrever assumindo personalidades diferentes, chamadas de ‘heterônimos’ (o contrário de homônimos). “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”. Isto é Fernando Pessoa. Caetano já cantou a pessoa de Pessoa em sua música.
Outra descoberta: ler é o melhor remédio. Estou sempre comprando livros e adoro os de frases. São frases de pessoas conhecidas, artistas, escritores, atores. Tem coisas maravilhosas: “Se a sua vida é livre de erros, você não está correndo riscos suficientes”, “Amigo é um presente que você dá a você mesmo”, “Se você está querendo uma grande oportunidade, procure um grande problema”, “A melhor maneira de vencer uma tentação é ceder a ela”.
Existe Drummond, João Cabral de Mello Neto, Nelson Rodrigues, James Joyce, Paul Valéry, Thomas Mann, Sartre, Shakespeare, Ítalo Calvino. Existe romance, novela, conto, ensaio, poesia, humor, biografia. Existe livro e autor para tudo quanto é leitor. E é por isso que para mim, o analfabetismo é coisa imoral, triste e vergonhosa. Porque “se o livro é o alimento do espírito, o analfabetismo é a fome da alma”. Uma fome que mata a possibilidade das pessoas serem tudo que podem. Ler às vezes enche o saco. Às vezes dá sono. Às vezes dá bode. Mas resista, lute contra essa preguiça dos olhos. O seu cérebro vai agradecer. Afinal, as respostas estão todas ali. Você só precisa achar as perguntas.
Alexandre Gama - Publicitário e sócio da Almap/BBDO. Folha de São Paulo, 12/10/07, Cotidiano, p. 7

1.      Por que o autor diz que, quando uma pessoa morre, o mundo perde uma biblioteca?

a)      Porque as pessoas são aquilo que leram, os livros que experimentaram e, quando uma pessoa morre, morre-se um mundo de historias, de conhecimentos.
b)      Porque as pessoas são aquilo que fazem, os livros que experimentaram e quando uma pessoa morre, morre-se uma pessoa querida, com conhecimentos.

2.      O que, para o escritor, significa indicar um livro a alguém?

a)      Indicar um livro a alguém é como contar sobre um lugar que só ele sabe onde fica, quando ele lê, viaja, entra no mundo dos personagens.
b)      Indicar um livro a alguém é como contar sobre uma pessoa que só ele sabe conhecer, quando se lê, viaja, entra-se em outro mundo.

3.      O que significa o analfabetismo para o escritor?

a)      O analfabetismo é imoral, triste e vergonhoso, é a fome da alma.
b)      O analfabetismo é imoral, e o culpado somos nós por escolhermos saciar a fome dos políticos.

4.      Esse texto é um artigo de opinião, porque:

a)      É um texto jornalístico que se caracteriza pela exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto, no caso do texto Ler é o melhor remédio para a alma.
b)      É um texto jornalístico que se caracteriza pela exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto, no caso do texto A Alma é o melhor remédio para se ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...