sábado, 10 de novembro de 2012

Teste 8º ano



logo peq.jpg
Colégio e Curso Decisão
Aluno(a):

Série:
Ano  
Turno

Professor(a)
Disciplina
Bimestre
Data
_____/_____/____

Conceição                                    
 Machado de Assis

A família era pequena, o escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas. Costumes velhos. Às dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana.
Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas, afinal, resignara-se, acostumara-se e acabou achando que era muito direito.
Boa Conceição! Chamavam-lhe "a santa", e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido. Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas nem grandes risos. No capítulo de que trato, dava para maometana; aceitaria um harém, com as aparências salvas. Deus me perdoe, se a julgo mal. Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar.

1.     Como é caracterizada a família descrita no trecho? (Da alta burguesia? Da classe média? Idealizada? Pobre ou Rica? De hábitos sofisticados ou simples?)

2.     Por que se pode afirmar que o ambiente doméstico desta família se caracteriza pela dissimulação (disfarce, fingimento, hipocrisia)?

3.      “O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio.” Que avaliação da personalidade de Conceição corresponde a essa descrição física?


4.     O que sobressai no texto a descrição física ou a análise psicológica da personagem?

Mulher de quarenta
                                                                                        Lya Luft

Houve um tempo em que a mulher interessante era a de 30 anos. Naquele instante especial, logo antes – para aquela época – de começar a derrocada, de ela se transformar em uma matrona chata.
A mulher de 40 anos emergiu há poucas décadas por todo o mundo ocidental. Criados os filhos, consolidado – ou acabado – o casamento, permitiam-se vôos mais altos, ou revoadas fora do ninho doméstico. Surgiram assim artistas plásticas, escritoras, amantes. Ou apenas mulheres que se descobriam capazes de pensar, trabalhar, viajar. Questionar-se, questionar vida e valores.
Algumas num tom lamurioso, outras num tom ressentido, outras, ainda alegres ao abrir janelas de possibilidades. Muitas, ainda, não mudando grande coisa, a mesma casa, o mesmo companheiro, os mesmos filhos, as mesmas amigas. Mas, dentro de si, um novo olhar sobre tudo isso e o mundo lá fora. Às vezes até um olhar mais amoroso. Amor com mais alegria: o que existe melhor que isso?
A mulher de 40 anos apenas começa a viver. Apenas começa a acumular alguma bagagem de vida; é mais capaz de autoconhecimento, de contemplação das coisas e, simultaneamente, de mais abertura para fora. Olhar o outro sem a toda hora testar: estou linda, estou desejável, estou dentro dos padrões, sou gostosa, pareço inteligente?
Abrir as asas exige, para ser bom, certa serenidade, um vago equilíbrio, ou cedo as asas vão se derreter ao sol, e a gente despenca, quebrando a cara como não imaginava. Exige certa esperteza boa. A mulher de 40 anos, a que se preza, é uma bruxa divertida, que voa na sua vassoura turbinada, feliz com a visão que tem quando, lá no alto, gira sobre os telhados e sobre as cabeças.
                                                                                                                                Revista Veja, 7 de novembro de 2007.


5.    Ultrapassa o texto a informação segundo a qual:
[A] O ápice (pico) da vida da mulher dava-se até os 30 anos.
[B] A partir dos trinta anos a mulher tornava-se aborrecida.
[C] Houve uma mudança revolucionária na vida da mulher.
[D] Recentemente as mulheres descobriram-se capazes de pensar.
[E] A mulher de hoje sequer questiona os valores que conhece.

6.    A análise feita por Lya Luft refere-se à mulher:
[A] De todo o planeta.                                [D] Dos países em desenvolvimento
[B] Da cultura ocidental.                             [E] Da cultura nórdica.
[C] Da cultura helenística.     

7.    Há no texto uma relação de intertextualidade com a história de:
[A] As feministas            [D] Os políticos.
[B] Os modernistas        [E] Os carnavalescos.
[C] Joana D’Arc.

8.    A mulher de 40 anos hoje se destaca das mulheres de gerações anteriores pelo (a):
[A] Insegurança.                        [D] Autoconhecimento.
[B] Fugacidade.                         [E] Autodestruição
[C] Permissividade.

9.    São estas as características da mulher hoje, aos 40 anos, EXCETO a capacidade de:
[A] Desistir.    [B] Observar.   [C] Renovar-se.    [D] Amar.      [E] Divertir.

10.  O texto abaixo é uma ________ (reportagem/poema), pois relata um assunto de modo abrangente. Quando se tem figuras, elas são chamadas de infográficos.
Disponível em: <http://andafter.org/publicacoes/infograficos-arte-informacao-e-diagramacao_782.html>. Acesso em: 19 de novembro de 2011.

11.  Leia o texto abaixo e responda:

 

AM: Policiais suspeitos de balear adolescente são presos.


Suposta agressão teria ocorrido em agosto de 2010. Corregedoria instaurou inquérito policial militar para apurar o caso.


Policiais militares flagrados agredindo um adolescente, em Manaus, foram presos, na quarta-feira (23), por determinação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Uma câmera de segurança filmou o momento em que o jovem era baleado por policiais, em agosto de 2010. No vídeo, o adolescente, de 14 anos, está sozinho com policiais. Ele é cercado, torturado e atingido por tiros à queima-roupa. Segundo a Procuradoria Geral do Amazonas, o jovem foi atingido por cinco tiros na área do peito. Apesar das agressões, ele se recuperou e passa bem.
As imagens só chegaram ao conhecimento do Ministério Público e das autoridades em fevereiro, quando as investigações foram iniciadas. A família do adolescente foi incluída em um programa de proteção a testemunhas.
Um inquérito policial da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas também apura os fatos, segundo a Polícia Militar. Os policiais envolvidos na agressão foram identificados, afastados dos cargos e ficarão presos por precaução até que as prisões preventivas sejam decretadas.
O Ministério Público do Amazonas investiga policiais militares suspeitos de balear um adolescente, em Manaus. O caso chegou ao conhecimento do MP na semana passada, quando o órgão teve acesso a um vídeo que mostra a suposta agressão sofrida pelo menor. As primeiras informações são de que o fato ocorreu em agosto de 2010.
Nas imagens, que segundo o MP foram gravados por uma câmera de segurança particular, policiais militares aparecem coagindo o menor, de 14 anos, em uma rua na capital amazonense. De acordo com o Ministério Público, o adolescente foi agredido e atingido por três tiros. O garoto sobreviveu e passa bem.
Ao ser notificada da ocorrência, nesta terça-feira (22), a Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas determinou a instauração de um inquérito policial militar para apurar os fatos. Os cinco policiais militares identificados como suspeitos de participação na agressão, segundo a assessoria de imprensa da Corregedoria, já tiveram os pedidos de afastamento encaminhados ao comando do qual fazem parte.

Disponível em: < http://www.portalrg.com.br/noticia/am-policiais-suspeitos-de-balear-adolescente-sao-presos-veja-video-66170.html>. Acesso em: 27/03/2011.

a)    Grife a notícia, nomeando-a.
b)    Circule o Olho da Notícia, nomeando-o.
c)    Sublinhe o Lead/lide, nomeando-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...