quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prova 9º ano


logo peq.jpg
Colégio e Curso Decisão
Aluno(a):

Série:
Ano
Turno
Tarde
Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Redação
Bimestre
Data
_____/_____/____



Leia atentamente o folheto (distribuído nos pontos de ônibus e feiras de Campinas) e as definições de simpatia extraídas do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

CENTRO ESPÍRITA VOVÓ MARIA CONGA Mãe Maria Ensina qualquer tipo de simpatia, pois com uma única consulta, ela desvendará todos os mistérios que lhe atormenta: casos amorosos, financeiros, prosperidade em seu trabalho, vícios, doenças, impotência sexual, problemas de família e perseguições. Desvendará qualquer que for o problema. Não perca mais tempo, faça hoje mesmo uma consulta com MÃE MARIA, pelos BÚZIOS CARTAS E TAROT.

ORAÇÃO HEI DE VENCER Traga sempre consigo esta oração. Bendito seja a luz do dia, Bendito seja quem o guia, Bendito seja o filho de Deus e de Virgem Maria, assim como Deus separou a noite do dia, separe minha alma de má companhia e meu corpo da feitiçaria. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria.

ATENDIMENTO TODOS OS DIAS DAS 9:00 ÀS 20:00 HS Fone: (019) 3387-2554 Rua Dr. Lúcio Peixoto, 330 Chapadão Campinas-SP


simpatia s.f. 1. afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas. [...] 3. impressão agradável, disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece. [...] 6. atração por uma coisa ou uma ideia. [...] 9. Brasileirismo: usada como interlocutório pessoal ( Qual o seu nome, simpatia?). 10. Brasileirismo: ação (observação de algum ritual, uso de um determinado objeto etc.) praticada supersticiosamente com finalidade de conseguir algo que se deseja.


1.     Dentre as definições do dicionário Houaiss mencionadas, qual é a mais próxima do sentido da palavra simpatia no texto?

2.     Há no texto duas ocorrências de desvendar, sendo que uma delas não coincide com o uso-padrão desse termo. Qual é? Por quê?

3.     Independentemente do título, algumas características da segunda parte do texto são de uma oração ou prece ou reza. Quais são essas características?

Leia o texto abaixo e responda:

http://www.mandoubem.com.br/b/134108215968/chico-olha-o-passarinho.jpg
Disponível em: <http://www.mandoubem.com.br/bobagem/496-chico-olha-o-passarinho>. Acesso em 28 de outubro de 2012.

4.     A fala de Chico Bento representa um tipo de linguajar típica de uma determinada região, chamada de variação linguística. Qual é essa variação?

Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
A coluna “Marketing” da revista Classe, ano XVII, n.° 94, 30/8 a 30/10, 2002, inclui as seguintes passagens (parcialmente adaptadas): “Os jovens de classe média e alta, nascidos a partir de 1980, foram criados sob a pressão de encaixarem infinitas atividades dentro das 24 horas. E assim aprenderam a ensanduichar atividades. (...) Pressionados pelo tempo desde que nasceram, desenvolveram um filtro e separam aquilo que para eles é o trigo, do joio; ficam com o trigo, e naturalmente, deletam joio.” (p. 26)

5.     Explique qual é o sentido da palavra ensanduichar no texto e diga por que ela é especialmente expressiva ou sugestiva aqui.

6.     O texto menciona um ditado corrente, embora não na ordem usual. Qual é o ditado e o que significa?

7.     A palavra deletar confere um ar de atualidade ao texto. Explique por quê.


Veja esta foto de um diário e responda as questões abaixo

http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diario-aberto.jpg
Disponível em: <http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm>. Acesso em: 20 de novembro de 2011.

8.     Qual é o objetivo do diário? (Obs. Não é preciso ler)

(    ) Promover pensamentos, ideias e emoções de uma pessoa.
(    ) Divulgar uma empresa.

9.     Há assinatura em um diário?
 (    ) Sim (    )Não

10.  Que variedade linguística é usada no diário?
(    ) Padrão (    )Não padrão








Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...