quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prova 7º ano


7º ano
Recuperação de Literatura

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:


Menina
              Netinho

Menina!
Que um dia eu conheci criança
Me aparece assim de repente
Linda, virou mulher

Menina!
Como pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)

Lembro a menina feia
Tão acanhada e de pé no chão
Hoje maliciosa
Guarda segredo em seu coração
Seu coração!...

Menina!
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"

Menina!
Como pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)

Menina!
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"

Menina!
Como eu pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)
Cantei prá ti dormir!
Cantei prá ti dormir!
Cantei prá ti dormir!...


1.    O eu – lírico que se manifesta no poema está falando de seu relacionamento com a “menina”. Ele fala, ao mesmo tempo, do passado e do presente dos dois.

a)    Circule o trecho que fala do passado dos dois.
b)    Circule o trecho que fala do reencontro.
c)    Circule o trecho que fala do presente.

2.    Por que o eu – lírico chama sua amada de menina?

3.    O reencontro foi algo programado ou inesperado? Justifique.

4.    É provável que o eu – lírico tenha sido o primeiro amor da “menina”. O que nos permite presumir (deduzir/achar) isso?


5.     Leia o poema barroco abaixo e responda as questões propostas:

A Cristo Senhor Nosso crucificado,
estando  o poeta na última hora da sua vida

Gregório de Mattos.


Meu Deus, que estais pendente (pendurado) em um madeiro (cruz),
Em cuja lei protesto viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso (cheio de ânimo), constante, firme, e inteiro.

Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai manso Cordeiro.

Mui (muito) grande é vosso amor, e meu delito (pecado),
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,
Que por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.


a)     Por que o poeta se mostra confiante em obter o perdão divino?
(      ) Porque o amor de Deus é grande e o nosso delito também, mas o delito tem fim e o amor de Deus não.
(      ) Porque o amor de Deus é grande e o nosso delito é pequeno também, mas o delito tem fim e o amor de Deus não.
b)    Que diferença o poeta mostra entre o pecado humano e o amor divino?

(      ) Porque o amor de Deus é infinito, mas o delito finito.
(      ) Porque o amor de Deus é finito, mas o delito infinito.
c)     Quais as características do Barroco presente nesse texto:

(      ) Cultismo e conceptismo.           (      ) Religiosidade e Uso de contraste (antítese).

6.     Leia o texto abaixo e responda:

Por que algumas aves voam em bando formando um V?

Essa formação permite grande economia de energia em vôos de longa distância!

Por: Jorge Bruno Nacinovic, Setor de Ornitologia, Departamento de Vertebrados, Museu Nacional/UFRJ.

Elas parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em "V". Segundo os especialistas, esta característica de vôo é observada com mais freqüência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, nem sempre que voam assim as aves estão migrando. Nos arredores da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é comum ver as aves voando das lagoas para as ilhas em "V" ou em fila indiana.
Há duas explicações para a escolha dessa formação de vôo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, o ar se move de uma forma desordenada, conhecida como turbulência.
Acontece que a resistência do ar é menor nessas zonas e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves. Assim, elas fariam uma economia de energia considerável em vôos de longa distância.
Mas não é só. Se todas as aves voam de um mesmo lado, elas se beneficiam ainda mais da turbulência gerada pelas aves que estão na frente. Por isso, aparecem duas fileiras, uma de cada lado do líder do bando, isto é, do pássaro que ocupa a posição de vértice do "V", onde não há nenhum companheiro à frente.
Aliás, por falar nele... Se a ave que está atrás se beneficia pelo movimento da sua vizinha de frente, é uma desvantagem ser líder. (QUESTÃO F) De alguma maneira, as aves devem ter essa percepção porque é constante a substituição do líder.
Essa é a primeira explicação para o vôo em "V". E a segunda? O que diz? Ela sustenta que esse tipo de vôo proporcionaria aos integrantes do bando um melhor controle visual do deslocamento, pois em qualquer posição dentro do "V" uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os aspectos do vôo. Os aviões militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo.
Essas duas explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma combinação das duas o que torna o vôo em "V" favorável para algumas aves

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/150/por-que-algumas-aves-voam-em-bando-formando-um-v>. Acesso em: 24/09/2011.

a)     O voo em V é observado com mais freqüência em quais tipos de aves?

b)    Esse tipo de voo significa que as aves estão migrando? Justifique.

c)     Há mais de uma interpretação dos especialistas para a formação em V no voo das aves. Quais são elas?

d)    Por que é uma desvantagem ser líder do bando?

e)     Escolha com um X o tipo textual predominante no texto

Argumentar – Descrever – Expor - Narrar


7.    Faça um comentário crítico positivo ou negativo (RESENHA CRÍTICA) no anverso desta folha ou folha avulsa sobre um dos curtas – metragem visto em sala de aula no DVD “Pequenas Histórias”, abordando os aspectos: verossímeis (verdadeiros) ou inverossímeis (fictícios), personagens, local, tempo etc. Mínimo: 15 linhas. Marque com um X sua opção DIFERENTE DA PROVA BIMESTRAL. (3 pontos)



Iara 


Procissão das Almas



Zé Burraldo



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