Instituto
Nossa Senhora da Conceição
Teste
de Português.
Professor: Marconildo Viegas.
Aluno:_______________________________________
Serie: 9º ano
Obs. As
questões objetivas não podem ser rasuradas.
Leia o
texto abaixo e responda as questões propostas:
Retrato
Eu
não tinha este rosto de hoje,
assim
calmo, assim triste, assim magro,
nem
estes olhos tão vazios,
nem
o lábio amargo.
Eu
não tinha estas mãos sem força,
tão
paradas e frias e mortas;
eu
não tinha este coração
que
nem se mostra.
Eu
não dei por esta mudança,
tão
simples, tão certa, tão fácil:
–
Em que espelho ficou perdida
a
minha face?
(MEIRELES, Cecília. Retrato. In:
_____. Os melhores poemas de Cecília Meireles.
Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).
4. No
poema Retrato, a passagem do tempo é
vista pelo eu lírico com: (1,5 pontos)
a) Tranqüilidade / saudosismo(saudade) b) Alegria / surpresa
c)Ansiedade / aceitação d)Insatisfação / tristeza
Calvin – Eu não vou comer essa coisa verde! Yeah.
Pai – Calvin, isso é uma pasta tóxica que vai te
transformar em mutante.
Calvin – hum, Scrape, MMM...
Calvin – Estou sentindo, está dando certo.
Mãe – Tem que haver um jeito melhor de fazer ele comer.
1.
O
que Calvin está fazendo?_________________________________________
2.
No
1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida?
________________________________________________________________
3.
O
pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele
usa como exemplo para convencer Calvin a jantar?
________________________________________________________________
4.
A
mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique.
_______________________________________________________________
5.
Na
frase: Eu não vou comer essa coisa verde! Qual o tipo de sujeito e predicado?______________________________________________________________________________________________________________________________
Com base na propaganda reproduzida abaixo,
responda as questões abaixo:
O
Ministério da Saúde adverte:
Crianças
começam a fumar ao verem os adultos fumando
5. Considerando-se isso
que o Ministério da Saúde afirma, pode-se concluir:
A) Existem adultos que
compram cigarros em estoque.
B) Não se deve dar
cigarro a quem não sabe tragar.
C) Existem adultos que
dão maus exemplos a crianças.
D) Não se deve forçar um
menor de idade a fumar.
6. A propaganda sugere
que é comum crianças
A) fumarem menos de um
maço por dia.
B) tentarem imitar os
fumantes adultos.
C) adquirirem o vício
antes da fase ideal.
D) incentivarem os pais
a largar o vício.
7. A ausência do artigo
AS diante do substantivo CRIANÇAS possibilita que o leitor conclua o seguinte:
A) Nem toda criança dá
início ao hábito de fumar.
B) Criança fuma sem
autorização do responsável.
C) Nem toda criança
continua fumando após tornar-se adulta.
D) Criança ansiosa
começa a fumar mais cedo que as outras.
8. Assim como o ato de
ADVERTIR é denominado ADVERTÊNCIA, o ato de
A) descuidar é denominado descuidado.
B) benzer é denominado benzedeira.
C) capacitar é denominado capacidade.
D) perceber é denominado percepção.
9. Equivale ao sentido
de AO VEREM:
A) sempre que vêem.
B) quando vêem.
C) tanto quanto vêem.
D) conquanto vêem.
1. Continue
a historinha de Conto Policial: Use
caneta azul ou preta. Use uma folha avulsa ou o verso desta folha. Respeite os
direitos humanos. Cuidado com a margem e o pingo do i. LETRA LEGIVEL.
Era mais ou menos duas horas da madrugada, quando a porta
se abriu e uma lufada de vento entrou pela sala, espalhando os papeis que
estavam sobre a mesa. Atrás do vento entrou um homem horrível, com cara de
macaco, orelhas grandes e cabeludas. Seu olhar era de faminto e sua expressão
era a de um louco. Imenso, deu dois passos em direção ao dono da casa e,
estendendo a mão enorme, disse com voz rouca:
- Eu quero comer.
Instituto
Nossa Senhora da Conceição
Teste
de Português.
Professor: Marconildo Viegas.
Aluno:_______________________________________
Serie: 9º ano
Obs. As
questões objetivas não podem ser rasuradas.
Com base no texto
seguinte, responda as questões abaixo:
QUANDO
CHEGA A HORA DE DECIDIR O FUTURO
Dr.
Luiz Albert Py
Um
período dramático na vida de quase todos os jovens começa quando se coloca a
questão da escolha da profissão. São raros os que têm certeza do que querem
fazer na vida, do que pretendem ser [...] Os que já estão se preparando para
cursar faculdade se perguntam qual seria a melhor escolha e como saber o que
decidir. Antigamente, os pais procuravam interferir, tentando conseguir que os
filhos preenchessem seus próprios sonhos, principalmente quando não
realizados. Os pais viam os filhos como fonte de satisfação para seus antigos
desejos.
Atualmente,
isso é mais raro: a maioria das pessoas sabe a importância de deixar que o
outro faça a escolha por si mesmo.
A
grande dúvida é se a escolha deve ser feita a partir de um desejo ou vocação,
ou se é melhor escolher uma atividade que tenha bom mercado de trabalho;
escolher com o coração, ou com a cabeça. Acho que o fato de se ter facilidade
para algum tipo de trabalho não deve ser decisivo, a não ser que tal facilidade
proporcione alegria e satisfação. Também não acredito na vantagem de a escolha
ser feita visando-se ao ganho de dinheiro. Creio que melhor é se escolher uma
profissão como se escolhe um amor: com o coração. Quando trabalhamos naquilo de
que gostamos, é mais fácil fazermos bem feito. Quando trabalhamos bem, a
perspectiva de ganharmos dinheiro com o que fazemos é maior. Fazer aquilo de
que se gosta e bem feito é fonte de alegria e felicidade.
Disponível
em: <http://www.nlnp.net/index.html>. Acesso em: 02 fev. 2009. [Adaptado]
1. A idéia central do
texto é:
A) Prefere-se atividade
que tenha mais tradição no mercado de trabalho.
B) Muito jovem acha que,
na vida, é mais fácil optar por um curso profissionalizante.
C) Deve-se escolher uma
profissão com o coração, assim como se escolhe um amor.
D) Quem executa bem seu
trabalho ganha dinheiro com muita facilidade.
2. Estabelecendo-se uma
relação entre o título e o texto, DECIDIR O FUTURO significa
A) optar por uma
profissão. B) acatar
sugestões de pessoas experientes.
C) escolher sem
hesitação. D) atender a constantes apelos
dos parentes.
3. Com base no texto,
pode-se afirmar:
A) Trabalhar naquilo que
dá prazer traz vantagens para os pais e para os filhos.
B) Os pais, antes,
conseguiam que os filhos tomassem decisões mais acertadas.
C) Os jovens mais
seguros do que querem fazer na vida são os pré-vestibulandos.
D) Hoje, os pais já
interferem menos nas escolhas profissionais de seus filhos.
4. Segundo o texto,
A) a alegria e a
felicidade resultam do dinheiro que se consegue com a profissão.
B) é importante, nos
dias atuais, que ainda se consulte alguém sobre qual a melhor escolha.
C) a facilidade para o
desenvolvimento de um trabalho é garantia de satisfação profissional.
D) era mais comum, há
algum tempo, que pais tentassem projetar-se nos filhos.
5. No texto, é sinônimo
de DIFÍCIL:
A) grande (linha 9).
B) dramático (linha 1).
C) feito (linha 16).
D) maior (linha 15).
Leia o período abaixo
para responder às questões 6 e7.
“São raros os que têm
certeza do que querem fazer na vida, do que pretendem ser [...]”
6. Ter certeza de é o mesmo que
A) estar disposto.
C) estar convicto.
B) estar
disponível. D)
estar concentrado.
7. Se o período fosse
reescrito no singular, mantendo-se o presente do indicativo, as formas verbais
sublinhadas passariam a:
A) É – tem – quer –
pretende
B) É – têm – quer –
pretende
C) É – teria – queria –
pretenda
D) É – teve – queria –
pretenda
8. Seria correta a substituição
da palavra QUASE (linha 1) pela palavra
A) praticamente.
C) particularmente.
B) precisamente.
D) persistentemente.
9. Na linha 3, a palavra
PARA exprime
A) esforço.
C) estudo.
B) preparo.
D) propósito.
10. Na linha 3, a palavra
sublinhada indica que os jovens fazem a pergunta
A) àqueles em quem eles
realmente confiam.
B) a eles mesmos.
C) àqueles que desejam
entrar na faculdade.
D) a seus familiares.
11. Nas linhas 5 e 6, as
palavras sublinhadas referem-se aos
A) sonhos.
C) pais.
B) filhos.
D) desejos.
Retrato
Eu
não tinha este rosto de hoje,
assim
calmo, assim triste, assim magro,
nem
estes olhos tão vazios,
nem
o lábio amargo.
Eu
não tinha estas mãos sem força,
tão
paradas e frias e mortas;
eu
não tinha este coração
que
nem se mostra.
Eu
não dei por esta mudança,
tão
simples, tão certa, tão fácil:
–
Em que espelho ficou perdida
a
minha face?
(MEIRELES, Cecília.
Retrato. In: _____. Os melhores poemas
de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global,
1999, p. 13).
12. No poema Retrato,
a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:
a) Tranqüilidade /
saudosismo c) Ansiedade
/ aceitação
b) Alegria / surpresa d) Insatisfação / tristeza
e) Indiferença / surpresa
Calvin – Eu não vou comer essa coisa verde! Yeah.
Pai – Calvin, isso é uma pasta tóxica que vai te transformar
em mutante.
Calvin – hum, Scrape, MMM...
Calvin – Estou sentindo, está dando certo.
Mãe – Tem que haver um jeito melhor de fazer ele comer.
13.
O
que Calvin está fazendo?_________________________________________
14.
No
1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida?
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15.
O
pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele
usa como exemplo para convencer Calvin a jantar?
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16.
A
mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique.
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17. Continue
a historinha de Conto Policial: Use
caneta azul ou preta. Use uma folha avulsa ou o verso desta folha. Respeite os
direitos humanos. Cuidado com a margem e o pingo do i. LETRA LEGIVEL.
Era mais ou menos duas horas da madrugada, quando a porta
se abriu e uma lufada de vento entrou pela sala, espalhando os papeis que
estavam sobre a mesa. Atrás do vento entrou um homem horrível, com cara de
macaco, orelhas grandes e cabeludas. Seu olhar era de faminto e sua expressão
era a de um louco. Imenso, deu dois passos em direção ao dono da casa e, estendendo
a mão enorme, disse com voz rouca:
- Eu quero comer.
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