domingo, 22 de junho de 2014

Interpretação de texto



Instituto Nossa Senhora da Conceição
Teste de Português.                                                           Professor: Marconildo Viegas.
Aluno:_______________________________________ Serie: 9º ano
Obs. As questões objetivas não podem ser rasuradas.

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:

Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.


Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?

(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).
4.   No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com: (1,5 pontos)

a) Tranqüilidade / saudosismo(saudade)               b)     Alegria / surpresa
  c)Ansiedade / aceitação                                         d)Insatisfação / tristeza
Calvin – Eu não vou comer essa coisa verde!  Yeah.
Pai – Calvin, isso é uma pasta tóxica que vai te transformar em mutante.
Calvin – hum, Scrape, MMM...
Calvin – Estou sentindo, está dando certo.
Mãe – Tem que haver um jeito melhor de fazer ele comer.

1.   O que Calvin está fazendo?_________________________________________

2.   No 1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida? ________________________________________________________________

3.   O pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? ________________________________________________________________

4.   A mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique. _______________________________________________________________

5.   Na frase: Eu não vou comer essa coisa verde! Qual o tipo de sujeito e predicado?______________________________________________________________________________________________________________________________







Com base na propaganda reproduzida abaixo, responda as questões abaixo:

O Ministério da Saúde adverte:

Crianças começam a fumar ao verem os adultos fumando

5. Considerando-se isso que o Ministério da Saúde afirma, pode-se concluir:

A) Existem adultos que compram cigarros em estoque.
B) Não se deve dar cigarro a quem não sabe tragar.
C) Existem adultos que dão maus exemplos a crianças.
D) Não se deve forçar um menor de idade a fumar.

6. A propaganda sugere que é comum crianças

A) fumarem menos de um maço por dia.
B) tentarem imitar os fumantes adultos.
C) adquirirem o vício antes da fase ideal.
D) incentivarem os pais a largar o vício.

7. A ausência do artigo AS diante do substantivo CRIANÇAS possibilita que o leitor conclua o seguinte:

A) Nem toda criança dá início ao hábito de fumar.
B) Criança fuma sem autorização do responsável.
C) Nem toda criança continua fumando após tornar-se adulta.
D) Criança ansiosa começa a fumar mais cedo que as outras.

8. Assim como o ato de ADVERTIR é denominado ADVERTÊNCIA, o ato de

A) descuidar é denominado descuidado.
B) benzer é denominado benzedeira.
C) capacitar é denominado capacidade.
D) perceber é denominado percepção.

9. Equivale ao sentido de AO VEREM:

A) sempre que vêem.
B) quando vêem.
C) tanto quanto vêem.
D) conquanto vêem.

1.   Continue a historinha de Conto Policial: Use caneta azul ou preta. Use uma folha avulsa ou o verso desta folha. Respeite os direitos humanos. Cuidado com a margem e o pingo do i. LETRA LEGIVEL.
Era mais ou menos duas horas da madrugada, quando a porta se abriu e uma lufada de vento entrou pela sala, espalhando os papeis que estavam sobre a mesa. Atrás do vento entrou um homem horrível, com cara de macaco, orelhas grandes e cabeludas. Seu olhar era de faminto e sua expressão era a de um louco. Imenso, deu dois passos em direção ao dono da casa e, estendendo a mão enorme, disse com voz rouca:
- Eu quero comer.


























Instituto Nossa Senhora da Conceição
Teste de Português.                                                           Professor: Marconildo Viegas.
Aluno:_______________________________________ Serie: 9º ano
Obs. As questões objetivas não podem ser rasuradas.

Com base no texto seguinte, responda as questões abaixo:

QUANDO CHEGA A HORA DE DECIDIR O FUTURO
Dr. Luiz Albert Py

Um período dramático na vida de quase todos os jovens começa quando se coloca a questão da escolha da profissão. São raros os que têm certeza do que querem fazer na vida, do que pretendem ser [...] Os que já estão se preparando para cursar faculdade se perguntam qual seria a melhor escolha e como saber o que decidir. Antigamente, os pais procuravam interferir, tentando conseguir que os filhos preenchessem seus próprios sonhos, principalmente quando não realizados. Os pais viam os filhos como fonte de satisfação para seus antigos desejos.
Atualmente, isso é mais raro: a maioria das pessoas sabe a importância de deixar que o outro faça a escolha por si mesmo.
A grande dúvida é se a escolha deve ser feita a partir de um desejo ou vocação, ou se é melhor escolher uma atividade que tenha bom mercado de trabalho; escolher com o coração, ou com a cabeça. Acho que o fato de se ter facilidade para algum tipo de trabalho não deve ser decisivo, a não ser que tal facilidade proporcione alegria e satisfação. Também não acredito na vantagem de a escolha ser feita visando-se ao ganho de dinheiro. Creio que melhor é se escolher uma profissão como se escolhe um amor: com o coração. Quando trabalhamos naquilo de que gostamos, é mais fácil fazermos bem feito. Quando trabalhamos bem, a perspectiva de ganharmos dinheiro com o que fazemos é maior. Fazer aquilo de que se gosta e bem feito é fonte de alegria e felicidade.

Disponível em: <http://www.nlnp.net/index.html>. Acesso em: 02 fev. 2009. [Adaptado]

1. A idéia central do texto é:

A) Prefere-se atividade que tenha mais tradição no mercado de trabalho.
B) Muito jovem acha que, na vida, é mais fácil optar por um curso profissionalizante.
C) Deve-se escolher uma profissão com o coração, assim como se escolhe um amor.
D) Quem executa bem seu trabalho ganha dinheiro com muita facilidade.

2. Estabelecendo-se uma relação entre o título e o texto, DECIDIR O FUTURO significa

A) optar por uma profissão.           B) acatar sugestões de pessoas experientes.
C) escolher sem hesitação.            D) atender a constantes apelos dos parentes.

3. Com base no texto, pode-se afirmar:

A) Trabalhar naquilo que dá prazer traz vantagens para os pais e para os filhos.
B) Os pais, antes, conseguiam que os filhos tomassem decisões mais acertadas.
C) Os jovens mais seguros do que querem fazer na vida são os pré-vestibulandos.
D) Hoje, os pais já interferem menos nas escolhas profissionais de seus filhos.

4. Segundo o texto,

A) a alegria e a felicidade resultam do dinheiro que se consegue com a profissão.
B) é importante, nos dias atuais, que ainda se consulte alguém sobre qual a melhor escolha.
C) a facilidade para o desenvolvimento de um trabalho é garantia de satisfação profissional.
D) era mais comum, há algum tempo, que pais tentassem projetar-se nos filhos.

5. No texto, é sinônimo de DIFÍCIL:

A) grande (linha 9).
B) dramático (linha 1).
C) feito (linha 16).
D) maior (linha 15).

Leia o período abaixo para responder às questões 6 e7.

“São raros os que têm certeza do que querem fazer na vida, do que pretendem ser [...]”

6. Ter certeza de é o mesmo que
A) estar disposto.                                                   C) estar convicto.
B) estar disponível.                                               D) estar concentrado.

7. Se o período fosse reescrito no singular, mantendo-se o presente do indicativo, as formas verbais sublinhadas passariam a:
A) É – tem – quer – pretende
B) É – têm – quer – pretende
C) É – teria – queria – pretenda
D) É – teve – queria – pretenda

8. Seria correta a substituição da palavra QUASE (linha 1) pela palavra

A) praticamente.                                                           C) particularmente.
B) precisamente.                                                           D) persistentemente.

9. Na linha 3, a palavra PARA exprime

A) esforço.                                                       C) estudo.
B) preparo.                                                       D) propósito.

10. Na linha 3, a palavra sublinhada indica que os jovens fazem a pergunta

A) àqueles em quem eles realmente confiam.
B) a eles mesmos.
C) àqueles que desejam entrar na faculdade.
D) a seus familiares.

11. Nas linhas 5 e 6, as palavras sublinhadas referem-se aos

A) sonhos.                                                  C) pais.
B) filhos.                                                    D) desejos.

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?

(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).

12. No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:

a)      Tranqüilidade / saudosismo            c)   Ansiedade / aceitação             
b)      Alegria / surpresa                           d)     Insatisfação / tristeza
                                                                  e)      Indiferença / surpresa

Calvin – Eu não vou comer essa coisa verde!  Yeah.
Pai – Calvin, isso é uma pasta tóxica que vai te transformar em mutante.
Calvin – hum, Scrape, MMM...
Calvin – Estou sentindo, está dando certo.
Mãe – Tem que haver um jeito melhor de fazer ele comer.

13.       O que Calvin está fazendo?_________________________________________

14.       No 1º quadrinho, por que Calvin reclama da comida? ________________________________________________________________

15.       O pai usa o universo infantil dos desenhos televisivos. Que tipo de desenho ele usa como exemplo para convencer Calvin a jantar? ________________________________________________________________

16.       A mãe de Calvin concordou ou não com a atitude do pai de Calvin? Justifique. _______________________________________________________________



17.       Continue a historinha de Conto Policial: Use caneta azul ou preta. Use uma folha avulsa ou o verso desta folha. Respeite os direitos humanos. Cuidado com a margem e o pingo do i. LETRA LEGIVEL.
Era mais ou menos duas horas da madrugada, quando a porta se abriu e uma lufada de vento entrou pela sala, espalhando os papeis que estavam sobre a mesa. Atrás do vento entrou um homem horrível, com cara de macaco, orelhas grandes e cabeludas. Seu olhar era de faminto e sua expressão era a de um louco. Imenso, deu dois passos em direção ao dono da casa e, estendendo a mão enorme, disse com voz rouca:
- Eu quero comer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...