RESUMO-RESPOSTA SOBRE O BARROCO
BARROCO NO BRASIL
O
marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico, Prosopopéia de Bento
Teixeira (1601). Há dúvidas quanto à origem do poeta, estudos literários
recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porém viveu grande parte de sua
vida no Brasil, em Pernambuco.
PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa e tem apenas valor histórico.
PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa e tem apenas valor histórico.
CONTEXTO HISTÓRICO DO BARROCO
BRASILEIRO
O Barroco
domina durante todo o século XVII e metade do século XVIII, até 1768.
Na literatura desenvolveu-se na Bahia e nas artes plásticas (esculturas) em Minas gerais
Com as obras do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), e na pintura do Mestre Ataíde.
BARROCO BRASILEIRO
Na literatura desenvolveu-se na Bahia e nas artes plásticas (esculturas) em Minas gerais
Com as obras do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), e na pintura do Mestre Ataíde.
BARROCO BRASILEIRO
*Movimento
artístico e filosófico que surge com o conflito entre a Reforma Protestante e a
Contra Reforma. Seu objetivo era propagar a religião através de uma arte de
impacto, sinuosa, enfeitada ao extremo.Arte altamente contraditória.
A origem da
palavra “barroco” é obscura. Hipóteses têm sido consideradas mais aceitáveis:
“barroco” era o adjetivo que designava certas pérolas de superfície irregular e
preço inferior. De qualquer forma há um valor depreciativo na palavra, que
durante muito tempo foi usada para indicar uma arte e uma literatura “bizarra”,
“extravagante.”
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA LITERATURA BARROCA
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA LITERATURA BARROCA
1) O homem dividido entre o
desejo de aproveitar a vida e o de garantir um lugar no céu;
2) Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa;
3) Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito);
4) Detalhismo e rebuscamento- a extravagância e o exagero nos detalhes;
5) Contradição- é a arte do contraditório, onde é comum a idéia de opostos: bem X mal, pecado X perdão, homem X Deus;
2) Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa;
3) Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito);
4) Detalhismo e rebuscamento- a extravagância e o exagero nos detalhes;
5) Contradição- é a arte do contraditório, onde é comum a idéia de opostos: bem X mal, pecado X perdão, homem X Deus;
6) Linguagem rebuscada e
trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos e figuras de linguagem
e sintaxe, hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos, para melhor expressarem a comparação entre o prazer passageiro da vida
e a vida eterna e o momento contraditório vivido nesse período
7) Regido por duas filosofias: Cultismo e Conceptismo.
7.1) Cultismo
é o jogo de palavras, o uso culto da língua, predominando inversões sintáticas.
7.2) Conceptismo
são os jogos de raciocínio e de retórica que visavam melhor explicar o conflito
dos opostos.
PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO BARROCO BRASILEIRO
PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO BARROCO BRASILEIRO
1) POESIA
1.1 - GREGÓRIO
DE MATOS GUERRA: nasceu em Salvador, em
1663, estudou em Coimbra, exerceu cargos de magistratura em Portugal até, 1681,
quando voltou definitivamente para o Brasil, provavelmente fugindo de inimigos
angariados por suas poesias satíricas. Na Bahia, voltou a sofrer perseguições
devido a suas sátiras. Por isso ganhou o apelido de Boca do Inferno ou Boca de
Brasa
TEMAS DA
POESIA GREGORIANA:
A) POESIA RELIGIOSA: mostra o autor envolvido pelo sentimento de culpa e de arrependimento, implorando perdão.
B) POESIA
SATÍRICA: mostra a crítica severa de uma sociedade marcada pela mediocridade e
pela desonestidade, nasce de um sujeito lírico que adota um ponto de vista
conservador e preconceituoso. Seus poemas satíricos renderam-lhe o apelido de
Boca do Inferno.
C) POESIA
ERÓTICA: mostra o uso de palavrões e alusões obscenas, mesmo em textos sutis
onde a ambigüidade aparece repleta de safadeza.
D) POESIA
FILOSÓFICA: trabalha atemática da fugacidade do tempo, a passagens rápida da
vida (carpe diem);
2) A PROSA BARROCA BRASILEIRA
2.1 - PADRE
ANTÔNIO VIEIRA: nasceu em Lisboa, em
1608, chegou ao Brasil e se instalou em Salvador, iniciando seu noviciado na
Companhia de Jesus.Efetivou uma política de defesa dos cristãos novos (povo
convertido pelos jesuítas), procurando protegê-los da Inquisição em Portugal.
Sua extensa obra reflete seu envolvimento nos debates sociais e políticos de Portugal e do Brasil no século XVII. Os sermões e cartas, além de temas especificamente religiosos também manifestam questões polêmicas da época como: a luta pela independência portuguesa,, o confronto com holandeses no nordeste, a escravidão índia e negra, a defesa dos judeus e cristãos-novos contra a intolerância da Inquisição.
Sua extensa obra reflete seu envolvimento nos debates sociais e políticos de Portugal e do Brasil no século XVII. Os sermões e cartas, além de temas especificamente religiosos também manifestam questões polêmicas da época como: a luta pela independência portuguesa,, o confronto com holandeses no nordeste, a escravidão índia e negra, a defesa dos judeus e cristãos-novos contra a intolerância da Inquisição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário