Questões:
1-
A Didática surgiu no séc. XVII, inaugurando um campo de estudo revolucionário e
doutrinário na educação. Quais foram às expectativas geradas com o surgimento
da Didática?
R.
No século XVII com o surgimento da Didática
inaugurou-se um marco revolucionário e doutrinário no campo da Educação. Da nova disciplina espera-se reformas na humanidade, uma vez que se orienta educadores e eles que vão formar as novas gerações.
inaugurou-se um marco revolucionário e doutrinário no campo da Educação. Da nova disciplina espera-se reformas na humanidade, uma vez que se orienta educadores e eles que vão formar as novas gerações.
2-
Qual é a relação que a Reforma Protestante tem com a Didática enquanto
disciplina?
R.
Pois foi através dela que as pessoas tiveram contato mais com a leitura,
incentivando-a para assim obter o conhecimento.
3-
Qual é o objetivo da Didática na visão de Comenius?
R.
A Didática tinha que ser a base de tudo, para ensinar tudo a todos, igualmente,
sem discriminação, seja pobre ou rico.
4-
No Brasil colonizado, cujo modelo de exploração era o agrário-exportador
dependente, qual era a importância dada a educação?
R.
A educação não se constituía como prioridade, pois não havia necessidade de
formação especial para o desempenho no trabalho da agricultura.
5-
A eficiência da pedagogia jesuítica fundamenta-se em dois pontos. Que pontas
são estes?
R.
A eficiência da pedagogia jesuítica fundamenta-se em dois pontos:
o cuidado no preparo
do mestre e a uniformização das ações.
6-
Caracterize a forma da educação desenvolvida pelos jesuítas em relação à
proposta da educação renascentista.
R.
A educação jesuítica era baseada na sistematização do que defendia a Igreja,
enquanto que a educação renascentista se baseava naquela em que faz o aluno
pensar e refletir o mundo que o cerca.
7-
Quais são as teorias pedagógicas da Escola Nova?
R. Tradicional, Renovada Progressista,
Tecnicista, Libertadora, Crítico-social dos Conteúdos e Construtivista ou
Piagetiana.
8-
Em contraposição ao modelo estatal da Pedagogia Tradicional surgiu a Pedagogia
Libertária que emergiu como uma nova vertente pedagógica. Quais os objetivos dessa
Pedagogia?
R. Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade
em que vivem na busca da transformação social, em que são focados temas
geradores e grupos de discussão.
A relação é de igual para igual, horizontalmente e busca-se uma resolução
da situação problema.
9-
Na Educação na contemporaneidade, qual a importância da Conferência de Educação
para Todos, realizada em Jomtien (Tailândia - 1990)?
R.
A Conferência de Educação para
Todos foi importante, pois seu objetivo foi estabelecer compromissos mundiais
para garantir a todas as pessoas os conhecimentos básicos necessários a uma vida com dignidade, condição
para uma sociedade mais humana e mais justa.
10-
O que são os PCN’s e quais os seus objetivos?
R.
Os PCN’s significam os parâmetros referenciais que as organizações
governamentais devem seguir para gerar um currículo escolar mínimo de
conhecimento e abrangente a todos, a fim de que haja uma unicidade no currículo
escolar e uma qualidade para os níveis de ensino básico. O objetivo é
propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um
projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se
aprende mais e melhor. São
propostas de reorientação das diferentes áreas curriculares que compõem o
trabalho escolar. Seu objetivo é provocar debates sobre a função da escola e
reflexões relativas ao quê, quando, como e para que ensinar e aprender. Esses
debates e reflexões devem envolver, além da escola, os pais, o governo e a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário