1.
Leia o texto abaixo e marque um X na opção certa:
Leia o texto
abaixo e responda o que se pede
Amado
Como pode ser
gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém
Peço tanto a
Deus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus
Sinto que você é
ligado a mim
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais
É tanta graça lá
fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Sinto absoluto o
dom de existir,
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina
É tanta graça lá
fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você
8. Esse tipo de texto é:
a) Musical
b)
Paródia
Vento
no litoral
Legião Urbana
De tarde eu quero
descansar, chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?
Além de aqui dentro de mim?
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando eu vejo o mar,
Existe algo que diz,
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem
Já que você não está
aqui,
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?
- Ei, olha só o que eu
achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
1. Qual é a temática
(assunto) do texto?
·
De
acordo com o que foi visto em sala sobre intertextualidade – a relação dos
textos sejam verbais ou não verbais -, ela se divide em paródia (bagunçar) ou
paráfrase (recontar), observa-se nessa imagem que há uma:
a)
Paródia.
b)
Paráfrase.
c)
Palavraparáfrase.
d)
Palavraparódia.
e)
N.d.a
a) Leia o texto abaixo
Cena 13
Rosana
- Isabel! Onde você andou? Procurei por você o recreio inteiro! Seu rosto está
vermelho... O que houve? Isabel - Nada... acho que estou resfriada, Rosana. Na
saída, eu vou com você até o ponto de ônibus. Tenho uma coisa pra te contar que
vai deixar você muito feliz.
Entra o
professor de Português. Os alunos calam-se. O professor tem um ar muito severo.
Não é de brincadeiras, ao contrário da professora de Física.
Isabel
- Idiota que fui. Pensar que Cristiano pudesse se apaixonar por mim, por mim, a
gorducha... Quando você me beijou... Pensar que Cristiano poderia ler nos meus
olhos, através dos óculos, e enxergar lá dentro toda a paixão da gorducha
iludida... Quando você me beijou... Apaixonar-se pela desengonçada, pela feiosa
piadista... Ah, que piada! Com o rostinho de Rosana à frente... com o corpinho
de Rosana nos braços... nem pensar! Quando você me beijou... Burra! O que
Cristiano poderia encontrar em mim? A espinha amarela no nariz, como um aríete
de pus abrindo caminho rumo à solidão? Quando você me beijou... O que ele
veria? O que todos veem, além da gorducha iludida, da feiosa cretina? Fernando
tem razão. Eu acredito em tudo, como uma cretina. Acreditei até que Cristiano
poderia me amar. Cretina! Acreditei até naquele beijo... Quando você me
beijou... Cristiano...
Chora.
Se possível, a plateia deve perceber que ela está lavada em lágrimas. E que as
lágrimas pingam no papel.
Professor
- Quem é Isabel? Isabel - Sou eu.
Professor - Meu colega do oitavo ano elogiou muito seus textos, Isabel. Quero
começar por ele. Pode entregá-lo para mim? Isabel entrega-lhe o papel. O
professor começa a ler e fica surpreso. Professor - O que é isto? Quando você
me beijou, quando você me beijou, quando você me beijou... Há apenas a mesma
frase escrita várias vezes! Isabel - É um poema concreto, professor, Assim como
“Uma pedra é uma pedra”, do Carlos Drummond de Andrade. O leitor deve completar
o poema de acordo com suas próprias experiências, de acordo com suas lembranças
de um beijo de amor...
Risadinhas
discretas dos alunos. O professor ergue um olhar duro, controlador, para toda a
classe. Alunos calam-se.
Professor
- E isto? Que marquinha redonda é esta? Parece a marca de uma lágrima...
Disponível em: http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/pdfs/contos/a_marca_de_uma_lagrima.pdf>. Acesso em 28 de
maio de 2013.
·
Gil Vicente foi o maior teatrólogo da língua portuguesa e suas
principais obras foram “Auto da Visitação” e “A farsa de Inês Pereira”. Baseado
nos comentários em sala de aula, responda o que se pede. Que elementos da
linguagem teatral estão indicados no texto “A marca de uma lágrima”?
a) Os diálogos, o cenário,
as poesias, as declamações, a multidão.
b) O cenário, a entrada das personagens, a reações, os diálogos, as
rubricas.
c) O horário, o dia a dia
das personagens, os monólogos, as premonições.
d) O diário, a escrita, as
lágrimas do menino, a fala do namorado.
e) N.d.a.
b) Leia o texto abaixo e
responda as questões propostas:
Mulheres se interessam mais por homens
comprometidos
Estudo
comprovou que aliança na mão esquerda
é o melhor afrodisíaco
A ciência apareceu para
justificar um pouquinho da loucura da Glenn Close em “Atração Fatal”.
Um estudo da
Oklahoma State University, nos EUA, comprovou o que a gente suspeitava desde o
princípio: uma aliança na mão esquerda
é o melhor afrodisíaco. Para as mulheres solteiras, pelo menos.
As pesquisadoras
recrutaram 184 estudantes
heterossexuais (metade deles era comprometida; a outra metade, livre,
leve e solta) e testaram o quanto eles se interessavam por modelos apresentados
em fotos.
Aí vem a parte legal:
entre as mulheres solteiras que ouviram que o bonitão da foto também era
solteiro, apenas 59%
demonstraram interesse em sair com ele. Já entre as que ouviram que ele era
comprometido, 90% ficaram
interessadas.
E entre os homens? Não houve grande diferença.
Solteira, casada, não importa: eles estão topando.
Disponível em:<
http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/>. Acesso em 06/04/2013.
A reportagem é um gênero jornalístico,
assim como a notícia, apresenta informações mais abrangentes, com mais detalhes,
sendo um texto que pode ser transformado para literatura, assim como foi visto
em sala de aula com o texto “O triste fim da galinha preta”. Esse texto “Mulheres se interessam mais por homens
comprometidos” é:
a)
Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b)
Não - Literário, pois passa somente a
informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
c)
Não - Literário, pois provoca a
emoção, a reflexão e o riso.
d)
Literário, pois passa somente a informação, sem
provocar a emoção, a reflexão e o riso.
e)
N.d.a.
c)
Leia o
texto abaixo e responda:
Você não entende nada
Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Com lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você está tão bonita
Você traz Coca-Cola
Eu tomo
Você bota a mesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Não tá entendendo (quase) nada do que eu digo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (todo dia)
Eu me sento
Eu fumo
Eu como
Eu não aguento
Você está tão curtida
Eu quero é tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suíta
(adoçante)
Eu tomo
Bota a sobremesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Tem que saber que eu quero é correr mundo
Correr perigo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (Todo dia)
(VELOSO, Caetano. Por Daniela Mercury. Literatura Comentada:
Você Não Entende Nada. 2 Ed. Nova Cultura. 1998)
1. A repetição da expressão “eu quero”, em diversos
versos, tem por objetivo
(A) fazer associações de sentido.
(B) refutar argumentos anteriores.
(C) detalhar sonhos e pretensões.
(D) apresentar explicações novas.
(E) reforçar a expressão dos desejos
d) Leia a Cantiga de amigo de Martim Codax (paralelística)
Ondas
do mar de Vigo
Se vires meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Ondas do mar revolto,
Se vires o meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado,
Aquele por quem eu suspiro!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado
Por quem tenho grande temor!
Por Deus, (digam) se virá cedo
Se vires meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Ondas do mar revolto,
Se vires o meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado,
Aquele por quem eu suspiro!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado
Por quem tenho grande temor!
Por Deus, (digam) se virá cedo
2.
Essa
cantiga é de _________________, e mostra que a mulher espera ansiosamente pelo amigo,
visa bastante às ondas do mar de Vigo e sobre o regresso de seu amado.
a)
Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma
mulher.
b)
Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é uma mulher que sofre por um
homem.
c)
Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um feminino que sofre por um
homem.
d)
Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma
mulher.
N.d.a.
Numa
madrugada qualquer, um ladrão entra pelos fundos de uma casa e começa, em
silêncio, a arrombar a porta dos fundos...Logo no início, escuta uma voz
sussurrando:
- Jesus tá te
olhando!
O ladrão se assusta, olha para os lados (na penumbra), mas não vê nada... Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada... Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Dessa vez, ele percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da área e serviço...
Nisso, ele vê um papagaio na gaiola e já aliviado, pergunta:
- Ah... é você o Jesus?
E o papagaio responde:
- Não. Eu sou o Judas.
- Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio?
- O mesmo que botou o nome de Jesus no Pitbull.
- PEGA...... JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
O ladrão se assusta, olha para os lados (na penumbra), mas não vê nada... Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada... Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Dessa vez, ele percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da área e serviço...
Nisso, ele vê um papagaio na gaiola e já aliviado, pergunta:
- Ah... é você o Jesus?
E o papagaio responde:
- Não. Eu sou o Judas.
- Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio?
- O mesmo que botou o nome de Jesus no Pitbull.
- PEGA...... JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
3.
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:
Ratos
odeiam queijo
Um
estudo feito na Manchester Metropolitan University diz que aquela história de
que os ratos gostam de queijo é pura balela
Por
Thiago Perin
Tom e Jerry mentiram
para você.
Um estudo feito na Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, diz que
aquela história de que os ratos gostam de queijo é pura balela: eles
gostam mesmo é de coisinhas doces.
A dieta de um rato é composta, basicamente, por grãos
e frutas – ambos tipos de alimentos com grande concentração de açúcar.
Segundo os pesquisadores, era fácil prever, então, que eles torceriam o
nariz para algo com cheiro e sabor tão fortes como um pedaço de queijo
– e foi exatamente o que testes em laboratório mostraram.
“Os ratos evoluíram
quase inteiramente sem queijo ou qualquer coisa parecida com ele”, diz o líder
do estudo, David Holmes.
Disponível em:
<http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/ratos-odeiam-queijo/>. Acesso
em: 11 de abril de 2013.
A reportagem é um
gênero jornalístico,
assim como a notícia,
apresenta informações mais abrangentes, com mais detalhes, sendo um texto que pode ser
transformado para literatura, assim como foi visto em sala de aula com o texto
“O triste fim da galinha preta”. Esse texto “Mulheres
se interessam mais por homens comprometidos” é:
f)
Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
g)
Não - Literário, pois passa somente a
informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
h)
Não - Literário, pois provoca a
emoção, a reflexão e o riso.
i)
Literário, pois passa somente a informação, sem
provocar a emoção, a reflexão e o riso.
j)
N.d.a.
4.
Leia o texto abaixo e responda:
Chapeuzinho Azul
Era uma vez, uma menina chamada Chapeuzinho Azul.
Ela
gostava de andar de pônei. Certo dia, Chapeuzinho
Azul foi visitar a sua vovozinha. Levou uma cesta com
geleia de uva e de abacaxi, pão e chocolate.
Azul foi visitar a sua vovozinha. Levou uma cesta com
geleia de uva e de abacaxi, pão e chocolate.
Levou
também um desodorante.
também um desodorante.
Chegando
lá na casa da vovó, ela amarrou o pônei na
janela, abriu a porta e falou:
janela, abriu a porta e falou:
-
Oi, vovó.
- Quem
é?
- Sou eu, Chapeuzinho Azul.
- Sou eu, Chapeuzinho Azul.
Vovó
estava na cama e comeu todo o lanche para ficar
bem forte.
De repente, Chapeuzinho Azul foi tomar banho, o Lobo
Mau chegou, pegou a vovozinha pelos cabelos e jogou na
lata do lixo.
bem forte.
De repente, Chapeuzinho Azul foi tomar banho, o Lobo
Mau chegou, pegou a vovozinha pelos cabelos e jogou na
lata do lixo.
Chapeuzinho
Azul pegou o patinete e chamou o caçador. O caçador matou o Lobo Mau, chamou a
policia
e levou o Lobo de Kombi.
e levou o Lobo de Kombi.
Chapeuzinho
Azul achou a vovó e foram lanchar no
shopping.
shopping.
E ai...
acabou a história!
Jô
Historia contada pela aluna Joana do Jardim I, 01 º turno, tia Diva.
Joana tem 03 anos e muita criatividade.
Jô
Historia contada pela aluna Joana do Jardim I, 01 º turno, tia Diva.
Joana tem 03 anos e muita criatividade.
Disponível em:
<http://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/1241315.>. Acesso em: 03 de maio de 2013.
5. O texto trata de uma menina que:
a)
Brincava
de amarelinha.
b)
Gostava
de festas.
c)
Subia e
descia escadas.
d)
Tinha uma
vida muito intensa.
e)
N.d.a.
6. O texto “Chapeuzinho azul” é uma:
a)
Paráfrase
da história de Chapeuzinho Vermelho.
b)
Paródia
da história de Chapeuzinho Vermelho.
c)
Palavraparódia
de Chapeuzinho Encarnado.
d)
Palavraparáfrase
de Chapeuzinho Encarnado.
e)
N.d.a.
7. Esse texto é:
a) Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b) Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a
reflexão e o riso.
c) Não - Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
d) Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a
reflexão e o riso.
e) N.d.a.
8. Leia o texto abaixo e responda:
Você não entende nada
Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Com lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você está tão bonita
Você traz Coca-Cola
Eu tomo
Você bota a mesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Não tá entendendo (quase) nada do que eu digo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (todo dia)
Eu me sento
Eu fumo
Eu como
Eu não aguento
Você está tão curtida
Eu quero é tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suíta
(adoçante)
Eu tomo
Bota a sobremesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Tem que saber que eu quero é correr mundo
Correr perigo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (Todo dia)
(VELOSO, Caetano. Por Daniela Mercury. Literatura Comentada:
Você Não Entende Nada. 2 Ed. Nova Cultura. 1998)
9. A repetição da expressão “eu quero”, em diversos
versos, tem por objetivo
(A)
fazer associações de sentido.
(B)
refutar argumentos anteriores.
(C)
detalhar sonhos e pretensões.
(D)
apresentar explicações novas.
(E)
reforçar a expressão dos desejos
10. Leia a Cantiga de amigo de Martim Codax (paralelística)
Ondas do mar de Vigo
Se vires meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Ondas do mar revolto,
Se vires o meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado,
Aquele por quem eu suspiro!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado
Por quem tenho grande temor!
Por Deus, (digam) se virá cedo
Se vires meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Ondas do mar revolto,
Se vires o meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado,
Aquele por quem eu suspiro!
Por Deus, (digam) se virá cedo!
Se vires meu namorado
Por quem tenho grande temor!
Por Deus, (digam) se virá cedo
11. Essa cantiga é de _________________, e mostra que a
mulher espera ansiosamente pelo amigo, visa bastante às ondas do mar de Vigo e
sobre o regresso de seu amado.
e)
Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma
mulher.
f)
Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é uma mulher que sofre por um
homem.
g)
Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um feminino que sofre por um
homem.
h)
Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
N.d.a
Nenhum comentário:
Postar um comentário