domingo, 22 de junho de 2014

Interpretação de texto



1.            Leia o texto abaixo e marque um X na opção certa:

Leia o texto abaixo e responda o que se pede                                                    

Amado                                                          

Como pode ser gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém
Peço tanto a Deus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus
Sinto que você é ligado a mim
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais
É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Sinto absoluto o dom de existir,
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina
É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você


Disponível em: <http://letras.mus.br/vanessa-da-mata/1002081/>. Acesso em: 23 de set. de 2012.
8.    Esse tipo de texto é:
                         
a)    Musical                                                        b) Paródia



Vento no litoral
                                                   Legião Urbana


De tarde eu quero descansar, chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção

Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo

E quando eu vejo o mar,
Existe algo que diz,
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem

Já que você não está aqui,
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?

- Ei, olha só o que eu achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora


1.    Qual é a temática (assunto) do texto?

·         De acordo com o que foi visto em sala sobre intertextualidade – a relação dos textos sejam verbais ou não verbais -, ela se divide em paródia (bagunçar) ou paráfrase (recontar), observa-se nessa imagem que há uma:


a)           Paródia.
b)           Paráfrase.
c)            Palavraparáfrase.


d)           Palavraparódia.
e)           N.d.a


a)    Leia o texto abaixo
Cena 13
Rosana - Isabel! Onde você andou? Procurei por você o recreio inteiro! Seu rosto está vermelho... O que houve? Isabel - Nada... acho que estou resfriada, Rosana. Na saída, eu vou com você até o ponto de ônibus. Tenho uma coisa pra te contar que vai deixar você muito feliz.
Entra o professor de Português. Os alunos calam-se. O professor tem um ar muito severo. Não é de brincadeiras, ao contrário da professora de Física.
Isabel - Idiota que fui. Pensar que Cristiano pudesse se apaixonar por mim, por mim, a gorducha... Quando você me beijou... Pensar que Cristiano poderia ler nos meus olhos, através dos óculos, e enxergar lá dentro toda a paixão da gorducha iludida... Quando você me beijou... Apaixonar-se pela desengonçada, pela feiosa piadista... Ah, que piada! Com o rostinho de Rosana à frente... com o corpinho de Rosana nos braços... nem pensar! Quando você me beijou... Burra! O que Cristiano poderia encontrar em mim? A espinha amarela no nariz, como um aríete de pus abrindo caminho rumo à solidão? Quando você me beijou... O que ele veria? O que todos veem, além da gorducha iludida, da feiosa cretina? Fernando tem razão. Eu acredito em tudo, como uma cretina. Acreditei até que Cristiano poderia me amar. Cretina! Acreditei até naquele beijo... Quando você me beijou... Cristiano...
Chora. Se possível, a plateia deve perceber que ela está lavada em lágrimas. E que as lágrimas pingam no papel.
Professor - Quem é Isabel?  Isabel - Sou eu. Professor - Meu colega do oitavo ano elogiou muito seus textos, Isabel. Quero começar por ele. Pode entregá-lo para mim? Isabel entrega-lhe o papel. O professor começa a ler e fica surpreso. Professor - O que é isto? Quando você me beijou, quando você me beijou, quando você me beijou... Há apenas a mesma frase escrita várias vezes! Isabel - É um poema concreto, professor, Assim como “Uma pedra é uma pedra”, do Carlos Drummond de Andrade. O leitor deve completar o poema de acordo com suas próprias experiências, de acordo com suas lembranças de um beijo de amor...
Risadinhas discretas dos alunos. O professor ergue um olhar duro, controlador, para toda a classe. Alunos calam-se.
Professor - E isto? Que marquinha redonda é esta? Parece a marca de uma lágrima...
·         Gil Vicente foi o maior teatrólogo da língua portuguesa e suas principais obras foram “Auto da Visitação” e “A farsa de Inês Pereira”. Baseado nos comentários em sala de aula, responda o que se pede. Que elementos da linguagem teatral estão indicados no texto “A marca de uma lágrima”?

a)    Os diálogos, o cenário, as poesias, as declamações, a multidão.
b)    O cenário, a entrada das personagens, a reações, os diálogos, as rubricas.
c)    O horário, o dia a dia das personagens, os monólogos, as premonições.
d)    O diário, a escrita, as lágrimas do menino, a fala do namorado.
e)    N.d.a.

b)    Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:

Mulheres se interessam mais por homens comprometidos
Estudo comprovou que aliança na mão esquerda é o melhor afrodisíaco

A ciência apareceu para justificar um pouquinho da loucura da Glenn Close em “Atração Fatal”.
Um estudo da Oklahoma State University, nos EUA, comprovou o que a gente suspeitava desde o princípio: uma aliança na mão esquerda é o melhor afrodisíaco. Para as mulheres solteiras, pelo menos.
As pesquisadoras recrutaram 184 estudantes heterossexuais (metade deles era comprometida; a outra metade, livre, leve e solta) e testaram o quanto eles se interessavam por modelos apresentados em fotos.
Aí vem a parte legal: entre as mulheres solteiras que ouviram que o bonitão da foto também era solteiro, apenas 59% demonstraram interesse em sair com ele. Já entre as que ouviram que ele era comprometido, 90% ficaram interessadas.
E entre os homens? Não houve grande diferença. Solteira, casada, não importa: eles estão topando.
Disponível em:< http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/>. Acesso em 06/04/2013.

A reportagem é um gênero jornalístico, assim como a notícia, apresenta informações mais abrangentes, com mais detalhes, sendo um texto que pode ser transformado para literatura, assim como foi visto em sala de aula com o texto “O triste fim da galinha preta”. Esse texto “Mulheres se interessam mais por homens comprometidos” é:

a)    Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b)    Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
c)    Não - Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
d)    Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
e)    N.d.a.
c)    Leia o texto abaixo e responda:


Você não entende nada

Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Com lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você está tão bonita
Você traz Coca-Cola
Eu tomo
Você bota a mesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Não tá entendendo (quase) nada do que eu digo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (todo dia)
Eu me sento
Eu fumo
Eu como
Eu não aguento
Você está tão curtida
Eu quero é tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suíta (adoçante)
Eu tomo
Bota a sobremesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Tem que saber que eu quero é correr mundo
Correr perigo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (Todo dia)


(VELOSO, Caetano. Por Daniela Mercury. Literatura Comentada: Você Não Entende Nada. 2 Ed. Nova Cultura. 1998)

1.    A repetição da expressão “eu quero”, em diversos versos, tem por objetivo

(A) fazer associações de sentido.
(B) refutar argumentos anteriores.
(C) detalhar sonhos e pretensões.
(D) apresentar explicações novas.
(E) reforçar a expressão dos desejos

d)    Leia a Cantiga de amigo de Martim Codax (paralelística)




Ondas do mar de Vigo
Se vires meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Ondas do mar revolto,
Se vires o meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Se vires meu namorado,
Aquele por quem eu suspiro!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Se vires meu namorado
Por quem tenho grande temor!
Por Deus, (digam) se virá cedo


2.    Essa cantiga é de _________________, e mostra que a mulher espera ansiosamente pelo amigo, visa bastante às ondas do mar de Vigo e sobre o regresso de seu amado.

a)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
b)    Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é uma mulher que sofre por um homem.
c)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um feminino que sofre por um homem.
d)    Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
N.d.a.

Leia o texto abaixo e responda a questão proposta: (3 pontos)

Numa madrugada qualquer, um ladrão entra pelos fundos de uma casa e  começa, em silêncio, a arrombar a porta dos fundos...Logo no início, escuta uma voz sussurrando:
 - Jesus tá te olhando!

O ladrão se assusta, olha para os lados (na penumbra), mas não vê nada... Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz:

- Jesus tá te olhando!

Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada... Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz:

- Jesus tá te olhando!

Dessa vez, ele percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da área e serviço...

Nisso, ele vê um papagaio na gaiola e já aliviado, pergunta:

- Ah... é você o Jesus?

E o papagaio responde:

- Não. Eu sou o Judas.

- Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio?

- O mesmo que botou o nome de Jesus no Pitbull.

- PEGA...... JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS


3.    Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:

Ratos odeiam queijo
Um estudo feito na Manchester Metropolitan University diz que aquela história de que os ratos gostam de queijo é pura balela
Por Thiago Perin

http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/files/2011/05/tom_jerry_cheese.jpg



Tom e Jerry mentiram para você. Um estudo feito na Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, diz que aquela história de que os ratos gostam de queijo é pura balela: eles gostam mesmo é de coisinhas doces.
A dieta de um rato é composta, basicamente, por grãos e frutas – ambos tipos de alimentos com grande concentração de açúcar. Segundo os pesquisadores, era fácil prever, então, que eles torceriam o nariz para algo com cheiro e sabor tão fortes como um pedaço de queijo – e foi exatamente o que testes em laboratório mostraram.
“Os ratos evoluíram quase inteiramente sem queijo ou qualquer coisa parecida com ele”, diz o líder do estudo, David Holmes.



Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/ratos-odeiam-queijo/>. Acesso em: 11 de abril de 2013.

A reportagem é um gênero jornalístico, assim como a notícia, apresenta informações mais abrangentes, com mais detalhes, sendo um texto que pode ser transformado para literatura, assim como foi visto em sala de aula com o texto “O triste fim da galinha preta”. Esse texto “Mulheres se interessam mais por homens comprometidos” é:

f)     Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
g)    Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
h)    Não - Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
i)      Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
j)      N.d.a.

4.    Leia o texto abaixo e responda:


Chapeuzinho Azul


     Era uma vez, uma menina chamada Chapeuzinho Azul.
Ela gostava de andar de pônei. Certo dia, Chapeuzinho
Azul foi visitar a sua vovozinha. Levou uma cesta com
geleia de uva e de abacaxi, pão e chocolate.
Levou
também um desodorante.
Chegando lá na casa da vovó, ela amarrou o pônei na
janela, abriu a porta e falou:
 - Oi, vovó.
 - Quem é?
     - Sou eu, Chapeuzinho Azul.
Vovó estava na cama e comeu todo o lanche para ficar
bem forte.
     De repente, Chapeuzinho Azul foi tomar banho, o Lobo
Mau chegou, pegou a vovozinha pelos cabelos e jogou na
lata do lixo.
Chapeuzinho Azul pegou o patinete e chamou o caçador. O caçador matou o Lobo Mau, chamou a policia
e levou o Lobo de Kombi.
Chapeuzinho Azul achou a vovó e foram lanchar no
shopping.
E ai... acabou a história!



Historia contada pela aluna Joana do Jardim I, 01 º turno, tia Diva.
Joana tem 03 anos e muita criatividade.


Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/1241315.>. Acesso em: 03 de maio de 2013.

5.    O texto trata de uma menina que:


a)    Brincava de amarelinha.
b)    Gostava de festas.
c)    Subia e descia escadas.
d)    Tinha uma vida muito intensa.
e)    N.d.a.



6.    O texto “Chapeuzinho azul” é uma:

a)    Paráfrase da história de Chapeuzinho Vermelho.
b)    Paródia da história de Chapeuzinho Vermelho.
c)    Palavraparódia de Chapeuzinho Encarnado.
d)    Palavraparáfrase de Chapeuzinho Encarnado.
e)    N.d.a.

7.    Esse texto é:

a)    Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b)    Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
c)    Não - Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
d)    Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
e)    N.d.a.

8.    Leia o texto abaixo e responda:


Você não entende nada

Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Com lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você está tão bonita
Você traz Coca-Cola
Eu tomo
Você bota a mesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Não tá entendendo (quase) nada do que eu digo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (todo dia)
Eu me sento
Eu fumo
Eu como
Eu não aguento
Você está tão curtida
Eu quero é tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suíta (adoçante)
Eu tomo
Bota a sobremesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Tem que saber que eu quero é correr mundo
Correr perigo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo (Todo dia)


(VELOSO, Caetano. Por Daniela Mercury. Literatura Comentada: Você Não Entende Nada. 2 Ed. Nova Cultura. 1998)

9.    A repetição da expressão “eu quero”, em diversos versos, tem por objetivo

(A) fazer associações de sentido.
(B) refutar argumentos anteriores.
(C) detalhar sonhos e pretensões.
(D) apresentar explicações novas.
(E) reforçar a expressão dos desejos

10.  Leia a Cantiga de amigo de Martim Codax (paralelística)




Ondas do mar de Vigo
Se vires meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Ondas do mar revolto,
Se vires o meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Se vires meu namorado,
Aquele por quem eu suspiro!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Se vires meu namorado
Por quem tenho grande temor!
Por Deus, (digam) se virá cedo






11.  Essa cantiga é de _________________, e mostra que a mulher espera ansiosamente pelo amigo, visa bastante às ondas do mar de Vigo e sobre o regresso de seu amado.

e)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
f)     Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é uma mulher que sofre por um homem.
g)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um feminino que sofre por um homem.
h)    Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
N.d.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...