|
Bimestre
2º
|
Professor
MARCONILDO
VIEGAS
|
Disciplina
REDAÇÃO
|
||
Série:
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2014
|
||
Aluno
(a):
|
|||||
·
CONTÉUDO:
Texto dissertativo, o parágrafo, coesão e coerência, estrutura de um texto
dissertativo.
·
Não serão consideradas
questões sem cálculos ou rasuradas;
·
ASSINE O NOME
COMPLETO NA AVALIAÇÃO.
|
·
Não use
corretivo.
·
Use somente
caneta PRETA;
·
MARQUE apenas
UMA ÚNICA opção.
·
USE LETRA
LEGÍVEL.
|
||||
Veja a figura e responda o que se pede:
Disponível em: <diariodaohana.blogspot.com>. Acesso em 21 de abril
de 2014.
1.
O texto é uma mensagem: uma passagem falada ou
escrita que forma um todo significativo independentemente da sua extensão. Os
tipos de texto são: Narrativos, Descritivos, Informativos, Argumentativos,
Injuntivos e poéticos. Que
tipo de texto é característico no Soneto de Luis Vaz de Camões?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Observando a frase “Amor é fogo que
arde sem se ver”, usa – se conotação ou denotação? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia
o texto e responda:
Táxi robô
Carrinhos elétricos sem motorista vão levar você direto do metrô ao escritório - tudo para que os carros saiam do centro das cidades
Maurício Horta
Soa contraditório, mas um dos próximos passos para melhorar o transporte público será
um carrinho elétrico sem motorista
para até 5 adultos. Não, ele não vai
substituir o metrô nem o ônibus, mas, enquanto
esses continuarão a servir de artérias urbanas, o Veículo de Trânsito
Pessoal (VTP) fará o papel de vasos capilares em áreas como centros de cidades.
Com paradas instaladas em estações de metrô, em prédios
públicos, universidades, centros empresariais e shoppings, o passageiro não
precisará mais andar 1 quilômetro a pé para ir do metrô até o trabalho ou às
compras. E, ao conectar o sistema a
estacionamentos mais afastados, carros poderão ser banidos do centro da cidade.
Inviável? De jeito
nenhum: no Aeroporto de Heathrow, Reino Unido, 21 deles passarão a ligar neste ano estacionamentos ao terminal 5, e
nos EUA 7 projetos já estão em
desenvolvimento a maioria, claro, no Vale do Silício. Já em Masdar, cidade de
emissão zero em construção em Abu Dabi, carros serão banidos e o transporte
será todo feito por VTPs guiados por marcadores magnéticos no chão - já em 2015.
Informações adicionais
Ficha técnica
• Velocidade máxima - 40 km/h
• Investimento por km - entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões
• Impacto - diminui em média 15% o uso de carro
• Distância mínima entre os carros - 3 segundos, com potencial de 0,5 segundo
• Capacidade máxima - 500 kg
• Consumo - equivalente a 85 km/l
• Velocidade máxima - 40 km/h
• Investimento por km - entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões
• Impacto - diminui em média 15% o uso de carro
• Distância mínima entre os carros - 3 segundos, com potencial de 0,5 segundo
• Capacidade máxima - 500 kg
• Consumo - equivalente a 85 km/l
COMO FUNCIONA
1. O VTP fica à
espera de passageiros em sua estação, como num táxi. Selecione o ponto final
num monitor touchscreen e a informação vai para a central de controle.
2. Entre, sente-se e relaxe dentro do carrinho; a central de controle escolherá o melhor caminho até o seu destino e guiará o VTP automaticamente sobre faixas exclusivas.
3. Enquanto o embarque e desembarque acontece em acessos exclusivos, o fluxo na pista do VTP permanece constante, diferentemente do que ocorre com trens.
2. Entre, sente-se e relaxe dentro do carrinho; a central de controle escolherá o melhor caminho até o seu destino e guiará o VTP automaticamente sobre faixas exclusivas.
3. Enquanto o embarque e desembarque acontece em acessos exclusivos, o fluxo na pista do VTP permanece constante, diferentemente do que ocorre com trens.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/publico-taxi-robo-625212.shtml>. Acesso em: 25 de
abril de 2014.
3. Por que os governos da maioria dos
países tem se preocupado com o problema do trânsito?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O texto dissertativo – argumentativo
apresenta uma tese que é sustentada, no desenvolvimento, por meio de argumentos
e trazendo uma reflexão final com proposta ou solução. O texto Táxi robô tem 3
partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça UM RETANGULO no parágrafo
da INTRODUÇÃO, GRIFE o (s) parágrafo (s) de DESENVOLVIMENTO e PASSE TRAÇOS
DIAGONAIS no (s) parágrafo (s) de CONCLUSÃO.
5. No texto, há partes que parecem
contraditórias de acordo com a leitura, causando estranheza de coerência no
texto. Por que parece ser contraditório o uso do táxi robô?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Que outros benefícios esses carrinhos
elétricos poderão proporcionar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Que tipo de texto (dissertativo –
argumentativo, poético, injuntivo, narrativo, descritivo, informativo) é
característico em Táxi robô?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto e
responda o que se pede:
A raposa e as uvas
Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e
calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a
minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que
estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem,
culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa.
htm)
8.
A frase que
expressa uma opinião é
(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ.
1)
(B) “sua atenção foi capturada por um
cacho de uvas.” (ℓ. 2)
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ.
5)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 5-6)
9.
No final da
história, a raposa foi
(A) corajosa. (B) preguiçosa. (C) esperta. (D) ingênua.
10. Coloque ao lado dos textos em
fotografia a definição que é a mais adequada de acordo com o que estudamos em
sala de aula:
Linguagem
verbal, Linguagem não verbal ou Linguagem verbal e não verbal (mista).
a)
b)
c)
Nenhum comentário:
Postar um comentário