O
QUE É GÊNERO TEXTUAL, TIPOLOGIA TEXTUAL E SUPORTE
Organizam-se em gêneros tanto os textos
produzidos nas situações mais básicas da comunicação (notícias, e-mails,
telegramas, manuais, crônicas, etc.), quanto os textos literários, aqueles que
se utilizam dos recursos expressivos da linguagem literária, em geral, com uma
linguagem mais pessoal e carregada de emoções e valores.
Os gêneros textuais são construídos a partir
de sequências textuais, ou
simplesmente, tipologias textuais. São 5 os tipos de textos: narrativo,
descritivo, argumentativo, explicativo e injuntivo.
A formação de um gênero textual é
influenciada pela função a ser desempenhada, pelo público a que se propõe
alcançar, pela mensagem a ser transmitida, enfim, pelo contexto em que é
estruturado. Assim, cada gênero comporta variações características em sua
coesão textual, na coerência entre seus elementos, na impessoalidade, e na
utilização de recursos como a conotação e a denotação da linguagem.
Suporte é todo instrumento
utilizado para “suportar”, "comportar" o texto, como por exemplo,
papel, paredes ou muros, pele, computador, monitor de computador, e-mail (site)
etc. Enfim, qualquer meio que permita a escrita pode ser considerado suporte.
Os gêneros textuais podem estar presentes em
diversos suportes, como por exemplo, revista e jornais, que
suportam os gêneros reportagem, matéria, coluna, resenha, charge,
quadrinho, classificados entre outros gêneros. Cada um desses
gêneros tem uma finalidade específica. A reportagem e a matéria de jornal tem
como função incluir o leitor dentro de um determinado contexto, dependendo da
seção temática (policial, esporte, TV e Cinema, Saúde, infantil etc). A coluna
pode ser um texto de opinião ou texto de experiência pessoal do autor. A
resenha, na revista e no jornal, é um gênero textual que faz uma análise de
livros, filmes ou álbuns de música lançados recentemente ou que causam algum
impacto. A charge e o quadrinho se destacam pela linguagem não-verbal (a
imagem) que adiciona ou é chave para entender a piada ou estória, sem falar que
a sua função específica é provocar o riso. Os classificados são velhos
conhecidos. Linguagem abreviada ao máximo e função de apresentar produtos,
imóveis, veículos, serviços e empregos. Viu quanta coisa se pode encontrar numa
revista e num jornal.
Os mais complicados de compreender talvez
sejam os gêneros e suportes digitais, pela sua multiplicidade. Os gêneros
digitais são aqueles em que são utilizados em suportes como computador, celular
e outros aparelhos eletrônicos. O e-mail (eletronic mail) é um
dos gêneros mais conhecidos. Oscrap de Orkut também é muito usado
no Brasil. O mais interessante dos gêneros digitais é que eles podem conter uma
linguagem não-verbal animada como vídeos e animações.
Pode-se muito facilmente confundir o suporte
digital com o gênero digital. O e-mail como suporte é na verdade o site
(Hotmail, Gmail, Yahoo! etc) e o e-mail gênero é a própria
mensagem. O Orkut é um suporte gigante que comporta outros suportes (página de
recado, página de comunidade, página de fórum, página de depoimento), mas
existem também os gêneros do Orkut como scrap (recado),
postagem (no fórum), depoimento (mensagem de depoimento). Lembre-se para não
confundir: o suporte é aquilo que permite que o texto seja escrito e o gênero
textual é a própria forma de texto. É a forma mais simples de não confundir
esses termos.
Outros exemplos de gêneros:
Carta: (que
pode conter os subgêneros carta pessoal, carta comercial, carta
de amor etc)
Documentos oficiais: (certidão
de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, RG)
Comerciais: (nota
fiscal, anúncio, propaganda, folders, cartão de visita, catálogo [gênero e
suporte], conta de luz, conta de água, conta de telefone, duplicata, fatura de
cartão de crédito)
Acadêmicos: (verbete
[item de dicionário], artigo científico, ensaio, monografia, tese)
Cotidianos: (bilhete, nota,
lembrete)
Escolares: (boletim,
anotações, questões, fila ou cola [isso mesmo que você leu. A “fila” é um
gênero textual também], caderneta [suporte e gênero])
Eletrônicos
ou digitais: e-mail, scrap, postagem, fórum, SMS ou
torpedo, MSN
Compreender as nuances de cada um dos
gêneros textuais é essencial à própria compreensão da dinâmica da linguagem em
si de maneira crítica, associando-a às relações sociais que a envolvem.
Veja os exemplos que se seguem:
Ex1.:
Querido Carlos,
afetuoso abraço.
Leio nos
jornais que você pediu demissão. Sem dúvida é uma pena para o Brasil, mas você está correto. E outros dias virão.
Pessoalmente, não posso
deixar de lhe agradecer tantas finezas que você me prestou, sempre tão
solicitamente, quando no exercício do cargo.
Confirmo meu telegrama de
hoje, pedindo-lhe o favor de me representar no almoço de sábado próximo, e de transmitir minha
solidariedade à declaração de princípios do 1° Congresso de Escritores.
Abandonei a colaboração n'A
Manhã, se bem que estivesse gostando, pois me deva um certo treino de escrever prosa, e além disso
os 800 cruzeiros me eram necessários, nas circunstâncias atuais de minha vida. Mas o governo excedeu-se, perdeu
todo o controle, divorciou-se
por completo das aspirações populares, e esgotou o seu já fraco conteúdo. De
qualquer forma, continuar os artigos
seria uma espécie de colaboracionismo.
Como você sabe, continuo em regime de saúde, por isso não
posso tomar parte pessoalmente
na campanha que se desenrola. Entretanto, estou bastante atento à mesma; por isso
- caso você julgue oportuno - poderá divulgar que eu estou solidarizado com a
campanha democrática, e
absolutamente contra os métodos do governo. Se acharem
interessante, poderei escrever, mesmo sobre assunto político, pequenas
crônicas e notas - desde que minha saúde o permita.
Que coisa a morte
do Mário, hein? Fiquei muito sentido, e, sabendo que vocês eram muito amigos, é o caso de se apresentar
pêsames a você.
Em que pé está o
nosso livro? E o seu?
Então, querido
Carlos, lembranças a Dolores e Maria Julieta.
O abraço amigo do Murilo.
P. S. Lembranças também ao
João Cabral.
Ex2.:
Na mais antecipada seqüência de “Madagascar”,
Alex, Marthy, Meman, Gloria, King Julian, Maurice, os pingüins e os macacos se
encontram longe de Madagascar. De encontro com esse obstáculo, os Nova
Iorquinos possuem um plano tão louco que pode dar certo. Com uma precisão
militar, os pingüins consertam um antigo avião que caiu –mais ou menos isso.
Depois de partirem, este elenco único voa somente o suficiente para aterrissar
num local selvagem – as vastas planícies da África, onde membros do zoológico
encontram espécies que nunca viram antes. A África parece ser um grande lugar,
mas será melhor que o Central Park, o seu lar.
Ex
3.:
Lisboa Fundação Calouste Gulbenkian -
Auditório 2
Dias 20 e 21 de Abril
de 2006
O Centro de Estudos em Educação e Inovação
[CEEI] da Universidade Aberta organiza as 1ªs Jornadas Internacionais "Paradigmas Educacionais
em Mudança" nos próximos dias 20 e 21 de Abril, na
Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 2. Estas Jornadas contam com
a participação de um conjunto prestigiado de conferencistas de
instituições e universidades nacionais e estrangeiras e dos investigadores do
CEEI. Contam ainda com um espaço aberto à apresentação de comunicações sob a
temática “Inovação em Educação”.
O que você percebeu nos três exemplos? Algo
mudou entre os textos? Procure identificar:
a) O gênero dos três
textos.
_______________
b) O tipo de texto
usado em cada exemplo e o seu respectivo suporte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário