domingo, 22 de junho de 2014

Gêneros e tipos textuais




O QUE É GÊNERO TEXTUAL, TIPOLOGIA TEXTUAL E SUPORTE


Organizam-se em gêneros tanto os textos produzidos nas situações mais básicas da comunicação (notícias, e-mails, telegramas, manuais, crônicas, etc.), quanto os textos literários, aqueles que se utilizam dos recursos expressivos da linguagem literária, em geral, com uma linguagem mais pessoal e carregada de emoções e valores.
Os gêneros textuais são construídos a partir de sequências textuais, ou simplesmente, tipologias textuais. São 5 os tipos de textos: narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo e injuntivo.
 A formação de um gênero textual é influenciada pela  função a ser desempenhada, pelo público a que se propõe alcançar, pela mensagem a ser transmitida, enfim, pelo contexto em que é estruturado. Assim, cada gênero comporta variações características em sua coesão textual, na coerência entre seus elementos, na impessoalidade, e na utilização de recursos como a conotação e a denotação da linguagem.
Suporte é todo instrumento utilizado para “suportar”, "comportar" o texto, como por exemplo, papel, paredes ou muros, pele, computador, monitor de computador, e-mail (site) etc. Enfim, qualquer meio que permita a escrita pode ser considerado suporte.
Os gêneros textuais podem estar presentes em diversos suportes, como por exemplo, revista e jornais, que suportam os gêneros reportagem, matéria, coluna, resenha, charge, quadrinho, classificados entre outros gêneros. Cada um desses gêneros tem uma finalidade específica. A reportagem e a matéria de jornal tem como função incluir o leitor dentro de um determinado contexto, dependendo da seção temática (policial, esporte, TV e Cinema, Saúde, infantil etc). A coluna pode ser um texto de opinião ou texto de experiência pessoal do autor. A resenha, na revista e no jornal, é um gênero textual que faz uma análise de livros, filmes ou álbuns de música lançados recentemente ou que causam algum impacto. A charge e o quadrinho se destacam pela linguagem não-verbal (a imagem) que adiciona ou é chave para entender a piada ou estória, sem falar que a sua função específica é provocar o riso. Os classificados são velhos conhecidos. Linguagem abreviada ao máximo e função de apresentar produtos, imóveis, veículos, serviços e empregos. Viu quanta coisa se pode encontrar numa revista e num jornal.
Os mais complicados de compreender talvez sejam os gêneros e suportes digitais, pela sua multiplicidade. Os gêneros digitais são aqueles em que são utilizados em suportes como computador, celular e outros aparelhos eletrônicos. O e-mail (eletronic mail) é um dos gêneros mais conhecidos. Oscrap de Orkut também é muito usado no Brasil. O mais interessante dos gêneros digitais é que eles podem conter uma linguagem não-verbal animada como vídeos e animações.
Pode-se muito facilmente confundir o suporte digital com o gênero digital. O e-mail como suporte é na verdade o site (Hotmail, Gmail, Yahoo! etc) e o e-mail gênero é a própria mensagem. O Orkut é um suporte gigante que comporta outros suportes (página de recado, página de comunidade, página de fórum, página de depoimento), mas existem também os gêneros do Orkut como scrap (recado), postagem (no fórum), depoimento (mensagem de depoimento). Lembre-se para não confundir: o suporte é aquilo que permite que o texto seja escrito e o gênero textual é a própria forma de texto. É a forma mais simples de não confundir esses termos.
Outros exemplos de gêneros:
Carta: (que pode conter os subgêneros carta pessoalcarta comercialcarta de amor etc)
Documentos oficiais: (certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, RG)
Comerciais: (nota fiscal, anúncio, propaganda, folders, cartão de visita, catálogo [gênero e suporte], conta de luz, conta de água, conta de telefone, duplicata, fatura de cartão de crédito)
Acadêmicos: (verbete [item de dicionário], artigo científico, ensaio, monografia, tese)
Cotidianos: (bilhete, nota, lembrete)
Escolares: (boletim, anotações, questões, fila ou cola [isso mesmo que você leu. A “fila” é um gênero textual também], caderneta [suporte e gênero])
Eletrônicos ou digitaise-mail, scrap, postagem, fórum, SMS ou torpedo, MSN
 Compreender as nuances de cada um dos gêneros textuais é essencial à própria compreensão da dinâmica da linguagem em si de maneira crítica, associando-a às relações sociais que a envolvem.

Veja os exemplos que se seguem:

Ex1.:

Querido Carlos,
       afetuoso abraço.
       Leio nos jornais que você pediu demissão. Sem dúvida é uma pena para o Brasil, mas você está correto. E outros dias virão.
      Pessoalmente, não posso deixar de lhe agradecer tantas finezas que você me prestou, sempre tão solicitamente, quando no exercício do cargo.
      Confirmo meu telegrama de hoje, pedindo-lhe o favor de me representar no almoço de sábado próximo, e de transmitir minha solidariedade à declaração de princípios do 1° Congresso de Escritores.
      Abandonei a colaboração n'A Manhã, se bem que estivesse gostando, pois me deva um  certo treino de escrever prosa, e além disso os 800 cruzeiros me eram necessários, nas circunstâncias atuais de minha vida. Mas o governo excedeu-se, perdeu todo o controle, divorciou-se por completo das aspirações populares, e esgotou o seu já fraco conteúdo. De qualquer forma, continuar os artigos seria uma espécie de colaboracionismo.
     Como você sabe, continuo em regime de saúde, por isso não posso tomar parte pessoalmente na campanha que se desenrola. Entretanto, estou bastante atento à mesma; por isso - caso você julgue oportuno - poderá divulgar que eu estou solidarizado com a campanha democrática, e absolutamente contra os métodos do governo. Se acharem interessante, poderei escrever, mesmo sobre assunto político, pequenas crônicas e notas - desde que minha saúde o permita.
Que coisa a morte do Mário, hein? Fiquei muito sentido, e, sabendo que vocês eram  muito amigos, é o caso de se apresentar pêsames a você.
Em que pé está o nosso livro? E o seu?
Então, querido Carlos, lembranças a Dolores e Maria Julieta.
 O abraço amigo do Murilo.

       P. S. Lembranças também ao João Cabral. 

Ex2.:

Na mais antecipada seqüência de “Madagascar”, Alex, Marthy, Meman, Gloria, King Julian, Maurice, os pingüins e os macacos se encontram longe de Madagascar. De encontro com esse obstáculo, os Nova Iorquinos possuem um plano tão louco que pode dar certo. Com uma precisão militar, os pingüins consertam um antigo avião que caiu –mais ou menos isso. Depois de partirem, este elenco único voa somente o suficiente para aterrissar num local selvagem – as vastas planícies da África, onde membros do zoológico encontram espécies que nunca viram antes. A África parece ser um grande lugar, mas será melhor que o Central Park, o seu lar.

Ex 3.:
Lisboa Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 2
Dias 20 e 21 de Abril de 2006
O Centro de Estudos em Educação e Inovação [CEEI] da Universidade Aberta organiza as 1ªs Jornadas Internacionais "Paradigmas Educacionais em Mudança" nos próximos dias 20 e 21 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 2. Estas Jornadas contam com a participação de um conjunto prestigiado de conferencistas de instituições e universidades nacionais e estrangeiras e dos investigadores do CEEI. Contam ainda com um espaço aberto à apresentação de comunicações sob a temática “Inovação em Educação”.
O que você percebeu nos três exemplos? Algo mudou entre os textos? Procure identificar:
a) O gênero dos três textos.
_______________

b) O tipo de texto usado em cada exemplo e o seu respectivo suporte:

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