RECUPERAÇÃO
DA AVALIAÇÃO PARCIAL
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Bimestre
2º
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Professor
MARCONILDO
VIEGAS
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Disciplina
REDAÇÃO
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Série:
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Turma
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Turno
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Data
____/____/2014
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Aluno
(a):
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CONTÉUDO:
TEXTO DISSERTATIVO, CRÔNICA ARGUMENTATIVA, COESÃO TEXTUAL, CARTA ABERTA, INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO.
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Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·
ASSINE O NOME
COMPLETO NA AVALIAÇÃO.
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·
Não use
corretivo.
·
Use somente
caneta PRETA;
·
MARQUE apenas
UMA ÚNICA opção.
·
USE LETRA
LEGÍVEL.
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Leia
o texto e responda:
Táxi robô
Carrinhos elétricos sem motorista vão levar você direto do metrô ao escritório - tudo para que os carros saiam do centro das cidades
Maurício Horta
Soa contraditório, mas um dos próximos passos para melhorar o transporte público será
um carrinho elétrico sem motorista
para até 5 adultos. Não, ele não vai
substituir o metrô nem o ônibus, mas, enquanto
esses continuarão a servir de artérias urbanas, o Veículo de Trânsito
Pessoal (VTP) fará o papel de vasos capilares em áreas como centros de cidades.
Com paradas instaladas em estações de metrô, em prédios
públicos, universidades, centros empresariais e shoppings, o passageiro não
precisará mais andar 1 quilômetro a pé para ir do metrô até o trabalho ou às
compras. E, ao conectar o sistema a
estacionamentos mais afastados, carros poderão ser banidos do centro da cidade.
Inviável? De jeito
nenhum: no Aeroporto de Heathrow, Reino Unido, 21 deles passarão a ligar neste ano estacionamentos ao terminal 5, e
nos EUA 7 projetos já estão em
desenvolvimento a maioria, claro, no Vale do Silício. Já em Masdar, cidade de
emissão zero em construção em Abu Dabi, carros serão banidos e o transporte
será todo feito por VTPs guiados por marcadores magnéticos no chão - já em 2015.
Ficha técnica
• Velocidade máxima - 40 km/h
• Investimento por km - entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões
• Impacto - diminui em média 15% o uso de carro
• Distância mínima entre os carros - 3 segundos, com potencial de 0,5 segundo
• Capacidade máxima - 500 kg
• Consumo - equivalente a 85 km/l
• Velocidade máxima - 40 km/h
• Investimento por km - entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões
• Impacto - diminui em média 15% o uso de carro
• Distância mínima entre os carros - 3 segundos, com potencial de 0,5 segundo
• Capacidade máxima - 500 kg
• Consumo - equivalente a 85 km/l
COMO FUNCIONA
1. O VTP fica à
espera de passageiros em sua estação, como num táxi. Selecione o ponto final
num monitor touchscreen e a informação vai para a central de controle.
2. Entre, sente-se e relaxe dentro do carrinho; a central de controle escolherá o melhor caminho até o seu destino e guiará o VTP automaticamente sobre faixas exclusivas.
3. Enquanto o embarque e desembarque acontece em acessos exclusivos, o fluxo na pista do VTP permanece constante, diferentemente do que ocorre com trens.
2. Entre, sente-se e relaxe dentro do carrinho; a central de controle escolherá o melhor caminho até o seu destino e guiará o VTP automaticamente sobre faixas exclusivas.
3. Enquanto o embarque e desembarque acontece em acessos exclusivos, o fluxo na pista do VTP permanece constante, diferentemente do que ocorre com trens.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/publico-taxi-robo-625212.shtml>. Acesso em: 25 de
abril de 2014.
1. Por que os governos da maioria dos
países tem se preocupado com o problema do trânsito?
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2. O texto dissertativo – argumentativo
apresenta uma tese que é sustentada, no desenvolvimento, por meio de argumentos
e trazendo uma reflexão final com proposta ou solução. O texto Táxi robô tem 3
partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça UM RETANGULO no parágrafo
da INTRODUÇÃO, GRIFE o (s) parágrafo (s) de DESENVOLVIMENTO e PASSE TRAÇOS
DIAGONAIS no (s) parágrafo (s) de CONCLUSÃO.
3. Coesão textual é a ligação
estabelecida entre as partes de um texto, por meio de conectores. No texto Táxi
robô, observe as palavras em destaque (negrito). Elas exercem a função
importante no texto, pois estabelecem uma relação de sentido entre palavras,
frases e parágrafos. No 1º parágrafo, que sentido a conjunção MAS, PARA e SEM expressão em relação ao enunciado anterior?
a) Conclusão, finalidade, modo.
b) Alternância, direção, carência.
c) Oposição, finalidade, falta.
d) Explicação, posição, exclusão.
4. No texto, há partes que parecem
contraditórias de acordo com a leitura, causando estranheza de coerência no
texto. Por que parece ser contraditório o uso do táxi robô?
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5. Que outros benefícios esses carrinhos
elétricos poderão proporcionar?
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6. Textualidade é o que torna uma sequencia
lógica em um texto e não um aglomerado de palavras e frases soltas, sem noção
de conjunto. No último parágrafo, DELES
refere – se a que palavra do texto?
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Leia o texto e responda o que se pede:
Como combater a corrupção
ALBERTO
CARLOS ALMEIDA
Em 2011, vários
movimentos de combate à corrupção ganharam as ruas do Brasil.
A maioria deles
protagonizada por jovens universitários da nova geração que – praticamente para
tudo – se comunica por meio de mensagens de texto de celulares e pelas redes
sociais. Esses jovens cresceram num país com inflação controlada e com a
percepção crescente de que uma política social eficaz vem combatendo com
sucesso a pobreza e a desigualdade. Portanto, apareceram com mais força
problemas antigos que, por isso mesmo, se tornaram problemas novos.
A corrupção é antiga
no Brasil. A grande novidade é que ela ficou mais visível. Ficar mais visível é
condição necessária para que seja combatida. É impossível atacar um inimigo
invisível.
Ela ficou mais
visível, em primeiro lugar, porque se tornou arma de ataque na briga entre os
políticos. Nada mais importante para combater a corrupção que a competição
política. Como há dois ou mais partidos em permanente luta pelo poder, eles
farão de tudo para enfraquecer seus adversários. As denúncias de corrupção têm
esse importante papel.
Deixemos de lado o
argumento moralista, aquele que critica o denunciante porque ele faz o que faz
movido pelo interesse próprio. É assim mesmo que funciona. No episódio do
mensalão, se o então deputado Roberto Jefferson não tivesse sido contrariado em
seu interesse próprio, jamais iria à mídia denunciar o esquema de compra de
votos de deputados. Devemos louvar o interesse próprio quando ele vier
combinado com conflito e competição. Sem isso, jamais saberíamos de muitas das
falcatruas que ocorrem na administração pública brasileira.
O segundo motivo que
levou a corrupção a ficar mais visível – na verdade, o mais importante de todos
– é a mudança na cabeça dos brasileiros. Estamos passando por um contínuo e
ininterrupto processo de melhoria da escolaridade de nossa população. Há uma
relação simples e direta amplamente comprovada por dados de pesquisas: quanto
mais elevada for a escolaridade de uma pessoa, mais ela se importará e tenderá
a ser contra a corrupção. Portanto, a cada ano que passar, os brasileiros
ficarão mais indignados com os escândalos e as denúncias de corrupção.
Na luta pelo poder,
os políticos denunciam seus adversários – e graças a isso sabemos das
falcatruas
É somente por causa
disso que os políticos podem usar tais denúncias como arma de guerra. Em
consequência, com o permanente aumento da escolaridade da população, veremos em
paralelo um permanente aumento do uso de escândalos e denúncias como arma para
derrubar e prejudicar os adversários.
O terceiro
fator-chave para o aumento da visibilidade da corrupção é a liberdade de
imprensa. Uma imprensa dependente do governo para sua sobrevivência financeira
jamais publicaria fatos que viessem a prejudicar os governantes. Igualmente,
uma imprensa controlada por uma mesma elite política que tivesse relações
pessoais e de parentesco muito próximas também dificilmente daria publicidade a
fatos que denegrissem os ocupantes do governo.
Uma elite mais ampla,
em que as pessoas não tenham sido criadas juntas, estudado nas mesmas escolas e
faculdades ou frequentado os mesmos círculos sociais, é fundamental para que
haja liberdade de imprensa. Primeiro é preciso pluralismo, depois vem o
exercício da liberdade.
Políticos atacam
políticos e a imprensa divulga. No dia seguinte, milhares de jovens vão às ruas
mostrar indignação. Sua grande frustração é que não têm o poder real de
combater a corrupção. Basta procurar um pouco para encontrarmos dezenas ou
centenas de depoimentos desses jovens afirmando que, ao final dos protestos,
fica a sensação de impotência, fica o sentimento de que nada mudará porque os
protestos em si não interferem no dia a dia das práticas ilícitas. Protestar e
mobilizar a sociedade é fundamental para tornar o problema visível, mas não
pune os políticos corruptos.
[...]
A maior arma contra a
corrupção é a existência de instituições que efetivamente a combatam. Mídia e
opinião pública são instituições, porém não é a elas que me refiro, mas sim a
Ministério Público, Justiça, Tribunais de Contas, Tribunais Regionais
Eleitorais, a Agências Reguladoras, leis, departamentos de ensino e pesquisa em
nossas universidades que estudem fraudes, ao Conselho Nacional de Justiça, a
procuradorias, corregedorias etc.
Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/opiniao/noticia/2012/02/como-combater-corrupcao.html>.
Acesso em 21 de abril de 2014.
7. O texto dissertativo – argumentativo
apresenta uma tese que é sustentada, no desenvolvimento, por meio de argumentos
e trazendo uma reflexão final com proposta ou solução. O texto Táxi robô tem 3
partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça UM RETANGULO no parágrafo
da INTRODUÇÃO, GRIFE o (s) parágrafo (s) de DESENVOLVIMENTO e PASSE TRAÇOS
DIAGONAIS no (s) parágrafo (s) de CONCLUSÃO.
8.
Qual
é a ideia central defendida pelo autor no 1º parágrafo?
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9.
Quais
são as ideias secundárias encontradas nos outros parágrafos?
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10. A conclusão vista no último parágrafo
aborda a retomada da ideia. Qual é a solução encontrada para a temática em
discussão?
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