Coesão
e Coerência
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Coerência e coesão
textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a
melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos
mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê / diz.
Esses mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a seqüência de orações dentro do texto.
Esses mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a seqüência de orações dentro do texto.
A coesão trata
basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as
orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos.
A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias,
situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de
natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entro os usuários da
língua.
Pode-se dizer que o conceito de coerência está ligado
ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.
Um texto incoerente é o que carece de
sentido ou o apresenta de forma contraditória. Muitas vezes essa incoerência é
resultado do mau uso daqueles elementos de coesão textual. Na organização de
períodos e de parágrafos, um erro no emprego dos mecanismos gramaticais e
lexicais prejudica o entendimento do texto. Construído com os elementos
corretos, confere-se a ele uma unidade formal.
Uma das propriedades que distingue um texto de um
amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que
trata, então, a coesão textual? Da ligação, da relação, da conexão entre
as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo
entre os seus componentes.
Uma das modalidades de coesão é a remissão. E
a coesão pode desempenhar a função de (re)ativação do referente. A reativação
do referente no texto é realizada por meio da referenciação anafórica ou
catafórica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas.
A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio
de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes;
também por numerais, advérbios e artigos.
Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores
de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com
quem torce para outro time; aquele o faz.
Explicação: O termo isso retoma o predicado são
fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele ,
o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro
time – são anafóricos.
A remissão catafórica (para a frente) realiza-se
preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou
de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de
advérbios e de numerais.
Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho
anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a
ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor,
gordo e silencioso, de ombros contraídos.
Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal
reto ele antecipam a expressão o professor – são catafóricos.
De que trata a coerência textual ? Da
relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma
unidade de sentido. Está, portanto, ligada ao entendimento, à possibilidade de
interpretação daquilo que se ouve ou lê.
(Núcleo de estudos para a Paz e Direitos
Humanos, UnB in: Introdução Crítica ao Direito, com adaptações)
Redação Incoerente
Exemplo de um
texto incoerente: Está redação
foi feita pelo aluno Rodrigo Longo do Colégio Dom Bosco, no dia 20/04/04. Viva a
educação brasileira!
O vestibular é muito polêmico,
e agora o governo resolveu fazer cotas para negros e prá quem veio de
escola pulblica.
No caso dos negros,é injusto,
já que 50% dos negros nascem pretos, e a metade não. Mas isso ficaria indeciso,
pois existem pessoas como o Maicon Jecksson que násceram pretas e
não brancas, então pode- se alegar que um loiro têm descendência afro-africana,
bem como os orientais.
Logo, podemos dar cotas aos alcólatras,
pois estes seguem o exemplo do Presidente. Mas para evitar a complicação do
vestibular o ideal seria o sorteio de vagas, assim só os sortudos conseguiriam
entrar na faculdade, ou seja, além de um profissional competente, o cara iria
ser um profissional de sorte.
É uma pouca vergonha o sistema
de cotas, porque os homossexuais seriam desfavorecidos perante ao curso
superior, novamente mais um motivo para o Presidente ser bêbado. E não são
todas as pessoas que tem oportunidade de estudar em uma boa escola como o
COLÉGIO DOM BOSCO.
Todavia, a metodologia do
vestibular é totalmente ineficiente e fálico, pois se descobrirem vida
em outros planetas o conceitos dos concursos ' Miss Universo' teriam de ser
repensados.Desejo a todos uma boa viagem.
** O texto só auxilia na
nitidez da redação, não modifica nem interfere no conteúdo da mesma.**
Exemplo de falta de coesão.
Professor:
Marconildo Viegas
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