Bimestre
4º
|
Professor
MARCONILDO VIEGAS
|
Disciplina
Língua Portuguesa e Produção Textual
|
|||
Série:
8º ano
|
Turma
Única
|
Turno
Matutino
|
Data
____/____/2013
|
||
Aluno
(a):
|
|||||
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·
Marque UMA ÚNICA
OPÇÃO. Outras marcações anulam a questão.
|
·
Não use
corretivo;
·
Use somente
caneta PRETA ou AZUL.
|
||||
PROVA FINAL
a) fanatizar - analizar - frizar. b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisar. d) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.
2.Em: O
Prefeito ratificou o Decreto e O Prefeito retificou o Decreto, as
palavras sublinhadas podem ser substituídas, sem que haja perda de sentido,
por, respectivamente:
a) modificou / publicou b)
escolheu / saudou
c)
anunciou / arquivou d)
apresentou / incorporou
e) confirmou / corrigiu
3.Complete as lacunas
com a expressão correta (entre parênteses):
“O _______ (cervo - servo) prendia-se nos arbustos, fugindo dos _______ (cartuchos - cartuxos) que pipocavam por toda a _______ (área - aria);
a) cervo – cartuxos – área; b) servo – cartuchos – aria;
c) cervo – cartuchos – área; d) servo – cartuchos – área;
e) servo – cartuchos – aria.
“O _______ (cervo - servo) prendia-se nos arbustos, fugindo dos _______ (cartuchos - cartuxos) que pipocavam por toda a _______ (área - aria);
a) cervo – cartuxos – área; b) servo – cartuchos – aria;
c) cervo – cartuchos – área; d) servo – cartuchos – área;
e) servo – cartuchos – aria.
4.Complete as lacunas,
com a expressão necessária, que consta nos parênteses:
É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”
a) segar – buxo – chá; b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá; d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.
É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”
a) segar – buxo – chá; b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá; d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.
5. O __________
(emérito-imérito) causídico ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do
meliante, que se encontrava na __________(eminência-iminência) de escapar da
prisão:
a) emérito – delatou – iminência; b) imérito – dilatou – eminência;
c) emérito – dilatou – iminência; d) imérito – delatou – iminência;
e) emérito – dilatou – eminência.
a) emérito – delatou – iminência; b) imérito – dilatou – eminência;
c) emérito – dilatou – iminência; d) imérito – delatou – iminência;
e) emérito – dilatou – eminência.
5. Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau):
“Pedro e João ____
entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã caçula
escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias;
_____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a
jovem iria com os primos e a tia.”
a) mau - mal - mais - mas; b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais; d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.
6. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:
a) mau - mal - mais - mas; b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais; d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.
6. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:
“Estou ________ de que
tais _______ deveriam ser _______ a bem da moralidade do serviço público.”
a) cônscio – privilégios – extintos; b) côncio – privilégios – estintos;
c) cônscio – privilégios – estintos; d) côncio – previlégios – estintos;
e) cônscio – previlégios – extintos.
a) cônscio – privilégios – extintos; b) côncio – privilégios – estintos;
c) cônscio – privilégios – estintos; d) côncio – previlégios – estintos;
e) cônscio – previlégios – extintos.
7. Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde):
“_______ quer que eu me
hospede, procuro logo saber o preço da _______, quanto custa a _______de um
carro alugado, bem como _______ se possa ir à noite.”
a) aonde – estadia – estada – onde; b) onde – estada – estadia – aonde;
c) onde – estadia – estada – aonde; d) aonde – estada – estadia – onde;
e) onde – estadia – estadia – aonde.
a) aonde – estadia – estada – onde; b) onde – estada – estadia – aonde;
c) onde – estadia – estada – aonde; d) aonde – estada – estadia – onde;
e) onde – estadia – estadia – aonde.
8.Em “Restam apenas 7% da mata que havia na época do
descobrimento” há uma oração
a) adjetiva explicativa.
b) adjetiva restritiva.
c) coordenada explicativa. d) coordenada
conclusiva.
e) coordenada
assindética.
9.Indique a alternativa que contém a sequencia necessária para completar as lacunas abaixo:
“A ______ de uma guerra
nuclear provoca uma grande _______ na humanidade e a deixa _______com relação
ao futuro da vida na terra.”
a) espectativa – tensão – exitante; b) espectativa – tenção – hesitante;
c) expectativa – tensão – hesitante; d) expectativa – tensão – hezitante;
e) espectativa – tenção – exitante.
a) espectativa – tensão – exitante; b) espectativa – tenção – hesitante;
c) expectativa – tensão – hesitante; d) expectativa – tensão – hezitante;
e) espectativa – tenção – exitante.
10. Leia o texto e responda o
que se pede:
Civilização pernambucana
Oswald de Andrade
As mulheres andam tão louçãs
E tão custosas
Que não se contentam com os tafetás
São tantas as joias com que se adornam
Que parecem chovidas em suas cabeças e gargantas
As pérolas rubis diamantes
Tudo são delícias
Não parece esta terra senão um retrato
Do terreal paraíso
O verso 3 estabelece com os anteriores uma relação de:
a) Tempo b)
Condição c) Oposição d) Consequência e) Finalidade
11. Leia os dois fragmentos abaixo e assinale
a premissa maior que resulta desses fragmentos.
I- Os portugueses nascem em Portugal.
II- Portugal fica na Europa.
a) Todo europeu é um português.
b) Todo português é um europeu.
c) Todo europeu é europeu, e todo português é
português.
d) Só é europeu quem nasce em Portugal.
e) Só é
português quem nasce na Europa.
12. Deus não fala comigo, e eu
sei que Ele me escuta.” O conectivo “e” pode ser substituído, sem contrariar o
sentido, por:
a) ou.
b) nada
c) no entanto
d) porquanto
e) nem
Nenhum comentário:
Postar um comentário