sábado, 30 de junho de 2012

Barroco




Início em 1601, com a obra Prosopopéia, de Bento Teixeira. A religiosidade ainda estava muito forte. A Reforma Protestante e a Contra-Reforma estavam se organizando.
O homem vivia em constante tensão por ora querer viver a vida santa ou ora querer viver a vida profana. A Inquisição fazia seu papel de controladora da moral católica. O índex librorum prohibitorum estava em vigência.

Características
·         Culto do contraste (uso de antíteses – oposição)
·         Consciência da transitoriedade da vida
·         Gosto pela grandiosidade
·         Cultismo (jogo de palavras)
·         Conceptismo (jogo de ideias)
·         Frases interrogativas

Autores

·         Gregório de Mattos (Boca do inferno);
Escreveu poesias lírico-amorosas; religiosa e satírica.

·         Bento Teixeira

·         Manuel Botelho de Oliveira


·         Padre Antonio Vieira
Defendia os negros e os índios, como também os cristãos novos (judeus convertidos ao catolicismo). Sofreu perseguição pela Inquisição.
Sua obra está dividida em cartas, profecias e sermões.
Os Sermões são os mais importantes, dentre eles o Sermão da Sexagésima – que fala sobre a arte de pregar e ensinar.




TEXTO

Sermão vigésimo sétimo

Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás como imagens vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria.

(VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão vigésimo sétimo. In: AMORA, Antônio Soares, org. Sermões, 2 ed. São Paulo, Cultrix, 1981, p. 58.)

       7.         No texto, verificam-se os seguintes traços do barroco:

    I.            a presença de um grande número de antíteses.
   II.            a predominância dos aspectos denotativos da linguagem.
III.            a utilização do recurso da hipérbole para melhor traduzir o sofrimento dos escravos.
IV.            o envolvimento político do jesuíta.

                   Estão corretas apenas as afirmativas:

a)I e II.        b)III e IV.          c)II e III.         d)I e IV.         e)I e III.

8. O trecho a seguir vincula-se ao conceptismo barroco:

“Sendo, pois, certo que a palavra divina não pode deixar de frutificar por parte de Deus, segue-se que ou é por falta do pregador ou por falta dos ouvintes. Por qual será? (...) Os ouvintes ou são maus ou são bons; se são bons, faz neles grande fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça fruto, faz efeito. (...) a palavra de Deus é tão fecunda, que nos bons faz muito fruto e é tão eficaz que nos maus, ainda que não faça fruto, faz efeito; lançada nos espinhos não frutificou, mas nasceu até nos espinhos; lançada nas pedras não frutificou, mas nasceu até nas pedras.” (Padre Antônio Vieira. Sermão da Sexagésima).

Nesse trecho, NÃO ocorre o (a)

a)  elogio da natureza para justificar um ideal pagão de vida.
b)  uso de estruturas oracionais que enfatizam as relações de causa, condição e conseqüência.
c)  apelo à repetição de palavras e idéias.
d)  progressão gradual do raciocínio, com vistas ao convencimento do ouvinte ou leitor.
e)  uso de antíteses e metáforas.




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