domingo, 3 de junho de 2012

Texto para análise: Por que algumas aves voam em bando formando um V?




Por que algumas aves voam em bando formando um V?

Essa formação permite grande economia de energia em vôos de longa distância!

Por: Jorge Bruno Nacinovic, Setor de Ornitologia, Departamento de Vertebrados, Museu Nacional/UFRJ.

Elas parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em "V". Segundo os especialistas, esta característica de vôo é observada com mais freqüência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, nem sempre que voam assim as aves estão migrando. Nos arredores da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é comum ver as aves voando das lagoas para as ilhas em "V" ou em fila indiana.
Há duas explicações para a escolha dessa formação de vôo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, o ar se move de uma forma desordenada, conhecida como turbulência.
Acontece que a resistência do ar é menor nessas zonas e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves. Assim, elas fariam uma economia de energia considerável em vôos de longa distância.
Mas não é só. Se todas as aves voam de um mesmo lado, elas se beneficiam ainda mais da turbulência gerada pelas aves que estão na frente. Por isso, aparecem duas fileiras, uma de cada lado do líder do bando, isto é, do pássaro que ocupa a posição de vértice do "V", onde não há nenhum companheiro à frente.
Aliás, por falar nele... Se a ave que está atrás se beneficia pelo movimento da sua vizinha de frente, é uma desvantagem ser líder. (QUESTÃO F) De alguma maneira, as aves devem ter essa percepção porque é constante a substituição do líder.
Essa é a primeira explicação para o vôo em "V". E a segunda? O que diz? Ela sustenta que esse tipo de vôo proporcionaria aos integrantes do bando um melhor controle visual do deslocamento, pois em qualquer posição dentro do "V" uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os aspectos do vôo. Os aviões militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo.
Essas duas explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma combinação das duas o que torna o vôo em "V" favorável para algumas aves

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/150/por-que-algumas-aves-voam-em-bando-formando-um-v>. Acesso em: 24/09/2011.

a)     O voo em V é observado com mais freqüência em quais tipos de aves?

b)    Esse tipo de voo significa que as aves estão migrando? Justifique.

c)     Há mais de uma interpretação dos especialistas para a formação em V no voo das aves. Quais são elas?

d)    Por que é uma desvantagem ser líder do bando?

e)     Escolha com um X o tipo textual predominante no texto

Argumentar – Descrever – Expor - Narrar