domingo, 3 de junho de 2012

Texto para análise Nós somos águia.


Leia o texto abaixo e responda as questões propostas

Nós somos águias!





Vamos finalmente, contar a historia narrada por James Aggrey.
O contexto é o seguinte: em meados de 1925, James havia participado de uma reunião de lideranças populares na qual discutiam os caminhos da libertação do domínio colonial inglês. As opiniões se dividiam

Alguns queriam o caminho armado. Outros, o caminho da organização politica do povo, caminho que efetivamente triunfou sob a liderança de Kwame N’Krumah. Outros se conformavam com a colonização à qual toda a África estava submetida. E havia também aqueles que se deixavam seduzir pela retorica dos ingleses. Eram favoráveis à presença inglesa como forma de modernização e de inserção no grande mundo tido como civilizado.

James Aggrey, como fino educador, acompanhava atentamente cada intervenção. Num dado momento, porém, viu que líderes importantes apoiavam a causa inglesa. Faziam letra morta de toda a historia passada e renunciavam aos sonhos de libertação. Ergueu então a mão e pediu a palavra. Com grande calma, própria de um sábio, e com certa solenidade, contou a seguinte historia:
Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse rei/rainha de todos os pássaros.
         Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Isto não é uma galinha, é uma águia!
O camponês retrucou:
- Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha.
O naturalista disse:
- Não, uma águia é sempre uma águia, vamos ver uma coisa.
Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse:
- Voa, você é uma águia, assuma sua natureza!
- Mas a águia não voou, e o camponês disse:
- Eu não falei que ela agora era uma galinha!
O naturalista disse:
- Amanhã, veremos...
No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha. O naturalista levantou a águia e disse:
- Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima, e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza, e voe como águia que és...
A águia começou a ver tudo aquilo, e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto, ficou um pouco confusa no inicio, sem entender o porquê tinha ficado tanto tempo alienada.
Então ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou, devagar, suas asas e partiu num voo lindo, até que desapareceu no horizonte azul.
Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar. Nós somos águias, não temos que agir como galinhas.
James Aggrey.
1.    Esse texto é:
(    ) Motivacional, pois motiva as pessoas a serem independentes.                     
(    )Literal, pois as pessoas eram realmente galinhas e comiam milho.

2.    Que relação há entre o fato e a história narrada por James Aggrey?
(    ) Apesar de serem águias, eles já estavam acostumados com a situação.
(    ) Apesar de serem águias e não agiam como águias, mas como galinhas, sendo subordinados a presença inglesa no local.

3.    Metáfora é uma figura de linguagem que expressa uma ideia associada a um ser por meio de uma comparação subentendida ou diretamente, por sentido figurado. Qual é a metáfora que aparece no texto?
(    ) Águia e galinha, comparando pessoas com visão e pessoas acomodadas.
(    )Milho e galinheiro, comparando a pessoas pobres e pessoas famintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...