sábado, 2 de junho de 2012

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DO CURSO


UNIDADE: III
ATIVIDADE: 3.2
TEMA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
SUBTEMA: Desenvolvimento de projeto de trabalho em sala de aula. Nível de intervenção na prática.
CURSISTAS: Nazaré Ramos e Marconildo Viegas
                
A criação de um blog como ferramenta de produção textual.

Durante o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, foi – nos passado uma atividade de interatividade sobre Blog, ou seja, um diário eletrônico.
Dentro desse contexto, a equipe avaliou a necessidade desse portfólio para os alunos do ensino médio, das 3 turmas de cada série do turno vespertino.
O projeto foi apresentado aos alunos e foi aceito pelos mesmos. A aula foi marcada para o dia da criação do blog e, assim, aconteceu. Na sala de informática, conectamos o projetor a internet e pudemos, então, individualmente, fazer o blog.
As duas aulas seguintes da semana foram com o intuito da criação do blog e depois dessa fase, a primeira postagem aconteceu posteriormente a uma exibição do DVD Pequenas Histórias, da TV Escola. Essas histórias são curtas – metragem, com as quais se abordam diversos temas: lendas, contos populares, causos, etc. Ao abordar a questão da Iara – a sereia da cultura brasileira –, pedimos que cada um publicasse uma postagem sobre o DVD. O que foi prontamente atendido pelos alunos e os professores observaram os erros gramaticais e as construções de coerência e coesão textuais. Os possíveis erros foram
Na aula seguinte, os professores deram um tema de redação para ser entregue escrita em sala, depois da correção feita pelos professores, foi pedido a eles que postassem tal redação do blog, os alunos acharam a iniciativa inovadora e interessante.
O que projetamos foi prontamente atendido, não havendo qualquer problema de alteração, uma vez que a ideia atingiu seu objetivo pedagógico no processo ensino – aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...