domingo, 3 de junho de 2012

Interpretação da Música Oração de São Francisco


Leitura e Interpretação do Texto “Oração de São Francisco”
                                                                                         Fagner

Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio que eu leve o amor
Onde houver ofensa que eu leve o perdão
Onde houver discórdia que eu leve união
Onde houver dúvida que eu leve a fé
Onde houver erro que eu leve a verdade
Onde houver desespero que eu leve a esperança
Onde houver tristeza que eu leve alegria
Onde houver trevas que eu leva a luz

Oh, Mestre,
Fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

Oh, Mestre,
Fazei que...

1. Qual é a temática do texto?

2. A linguagem é culta-formal ou coloquial-informal? Justifique com elementos do texto.

3. O que o eu lírico almeja na primeira parte do texto?

4. Por que o eu lírico usa o vocativo ‘Senhor’ na primeira parte do texto e ‘Oh, Mestre’, na segunda parte? O que isso significa?

5. O que o eu lírico almeja na segunda parte do texto?

6. Qual é a conseqüência de tirar da vida as coisas ruins e colocar as coisas boas? Justifique.

7. O eu lírico fez, estar a fazer ou fará a sua parte? Justifique.

8. Qual é o ditado popular usado no texto?

9. A antítese (oposição) é característica presente em todo o texto, isso tanto na primeira parte quanto na segunda. As pessoas vivem essa dualidade-oposição em suas vidas? Justifique.

10. A intertextualidade é a relação de textos entre si. No caso da Oração de São Francisco, há um caso de intertextualidade. Identifique o verso.

11. Exemplifique com situações reais da vida cotidiana os itens abaixo:

a) ódio         b) ofensa          c) discórdia          d) dúvida        e) erro          f) desespero     g) tristeza     h) trevas

12. A Campanha da Fraternidade de anos passados teve como tema “Fraternidade e pessoas com deficiência”. Relacione o Texto com o tema da Campanha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...