domingo, 3 de junho de 2012

Projetos são partes essenciais na vida do ser humano


Projetos são partes essenciais na vida do ser humano


                                                         Marconildo Viegas, Cristina de Carvalho Xavier  e Nazaré Ramos
Professores estaduais do ensino médio em João Pessoa – PB.
Endereços eletrônicos: marconildoluiz@yahoo.com.br
            Diante de todas as possibilidades da criatividade humana, é mister que a Escola esteja disposta a reorganizar seu ensino, atraindo e envolvendo a comunidade escolar  a fim de que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivado de forma eficiente e eficaz.
            Como bem citam as professoras Nilce Tônus e Heloísa Lessa em seu artigo nesta Revista, cujo título “Projetos: uma nova opção metodológica” (Ano 46, nº. 384, março de 2008) ao dizerem que “... o espanhol Fernando Hernández [...] é o grande defensor da metodologia de ensino de projetos [...] e a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores”.
            Assim aconteceu no ano de 2007 na EEEFM Padre Hildon Bandeira. O corpo docente e as gestoras Carmelita, Eneida e Mônica, em reunião anual, estabeleceram metas para os bimestres. Dentre diversos projetos apresentados por ambas as partes, um enfatizava uma semana inteira voltada à temática da não-violência.

Uma semana produtiva

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, em João Pessoa – PB promoveu uma semana que tinha como foco a paz na escola, no turno vespertino.
Estamos em um mundo a cada dia mais acometido por problemas de diversas ordens e a escola está inserida nesse meio, sendo um local mediador entre o individual e o coletivo, como também do aluno como pessoa modificadora do meio e da célula mãe, que é a família.
            Vale salientar que projetos demandam tempo, esforço e dedicação. E o sucesso dele é o sucesso de todos os participantes, sejam daqueles que cooperaram direta ou indiretamente.
            O projeto desenvolvido por todo o corpo docente do turno vespertino trouxe a temática da paz para a comunidade e os resultados foram excelentes.
            Em reunião de planejamento no início do ano foi apresentado o projeto ao corpo docente e gestor. E a cada reunião bimestral era reforçado o foco do projeto. Daí começou os contatos com os convidados.
            O projeto se deu em três etapas, as quais foram: a primeira constou de uma exposição oral, em forma de seminário, sobre os países de língua portuguesa e sua formação como povo, incluindo o Brasil. Na segunda etapa foi a participação da escola na caminhada do Movimento pela Paz e não violência (MOVPAZ) e, por fim, tivemos durante uma semana diversas atividades como, por exemplo, exposição oral (em forma de seminário) sobre diversas personalidades que promoveram a paz no mundo, ou seja, pacifistas como Gandhi, Martin Luther King, etc. foram pesquisados e estudados pelos alunos. Além de palestras com personalidades locais: ambientalistas, vereadores, doutores de universidade, conselheiro tutelar, pastor, padres, etc. como também exibição de duas salas de cinema, concurso de redação, etc.
            Houve uma mobilização e empenho extraordinários de toda a comunidade escolar, desde a arrumação dos locais para as palestras como também a procura pelos filmes escolhidos para serem exibidos nas salas de cinema.
            Todos estávamos felizes por fazer com que uma semana sobre a paz pudesse impactar todo o turno. E consolidando nosso projeto, propomos uma nova edição neste ano, estendendo-o a todos os turnos.
            Apesar de todas as dificuldades dos alunos e dos professores, estes com sobrecarga de horário e aqueles com afazeres quotidianos, fizemos uma comunhão que valeu a pena, porque enfatizamos e impactamos jovens quanto à paz no nosso tão conturbado mundo.
            Incentivamos outros a fazerem o mesmo e, dessa forma, conscientizar aqueles – e a nós mesmos – de que a paz precisa estar no nosso dia a dia, como no trânsito, na fila do banco, no atendimento do supermercado, etc.


Observação: Esse artigo enviei para a Revista Mundo Jovem e nunca foi publicado. Obrigado pela atenção.

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