Curso Decisão rumo a Universidade
Disciplina: Produção Textual
Professor: Marconildo Viegas Serie: 1º ano
Tipos de Redação
Narrativa
Personagens (protagonista, antagonista e
coadjuvantes)
Local/Espaço
Tempo (cronológico ou psicológico)
Enredo
Tipo de Discurso
Discurso
direto
Maria disse:
- Eu estou
aqui.
Discurso
indireto
Maria disse que estava aqui.
Atividade
De acordo com suas competências, escreva entre as
opções abaixo um desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para
a história que começa assim...
Era uma vez uma moça pobre que vivia na casa de uma
senhora má...
b) e,
no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário
na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.
Aproveite esse trecho do texto Conto Policial e crie uma continuidade a
essa história.
Eram mais ou menos duas horas da
madrugada, quando a porta se abriu e uma lufada de vento entrou pela janela,
espalhando os papeis que estavam sobre a mesa. Atrás do vento entrou um homem
horrível, com cara de macaco, orelhas grandes e cabeludas. Seu olhar era de
faminto e sua expressão era a de um louco. Imenso, deu dois passos em direção
ao dono da casa e, estendendo a mão enorme, disse com voz rouca:
- Eu quero comer.
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Cartas
Correspondência é a
troca de cartas, bilhetes e telegramas entre pessoas que não partilham o mesmo
espaço físico, em determinado momento, mas que desejam conversar a distancia.
Escrever uma carta
pessoal para alguém distante é uma decisão de caráter emocional, pois
recuperamos uma memória em comum, lembranças, saudades, aquilo que desejávamos
dizer.
O envelope fechado traz
noticias boas ou más. A emoção toma conta de nós...
Costumamos classificar
a correspondência em particular e institucional.
A
literatura e a correspondência
Todas
as cartas de amor
Fernando
Pessoa
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam carta de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas).
Interpretação
1.
Qual é a temática (assunto) do texto?
2.
A linguagem do texto abordado é
culta-formal ou coloquial-informal? Justifique com elementos do texto.
3.
O texto é literário ou não-literário?
4.
Que palavra do trecho “Todas as cartas
de amor são/Ridículas” pretende torná-lo
incontestável?
5.
O eu lírico fala baseado em sua
experiência? Em que verso ele afirma isso?
6.
Segundo o eu lírico que fato faz com
que, necessariamente, as cartas de amor se tornem ridículas?
7.
A 1ª estrofe do poema de Fernando Pessoa
deixa claro o seu conteúdo: desdenhar das cartas de amor. Essa afirmação é
verdadeira?
8.
Lendo a 6ª estrofe, pode-se afirma que o
eu lírico está casado ou solteiro ou separado? Justifique.
A carta como gênero
discursivo
Os
propósitos da comunicação e o uso constate de uma forma de interlocução, para
determinados fins, geram os gêneros
discursivos. O gênero das cartas (do latim charta, que significa folha de papel, papel, papiro, folha escrita,
carta, livro, documentos escritos) é chamado de epistolar, como as epístolas
dos apóstolos.
Estrutura
de uma carta
Localidade e data
Interpelação inicial
(Querida amiga...)
Fórmula de cortesia (Como
estão todos por aí...)
Corpo do texto
Fórmula de despedida (Abraços
carinhosos...)
Assinatura
PS. (Abreviação para
post-scriptum, do latim: escrever depois ou em seguida).
Palavras derivadas de
carta: cartão, cartolina, cártula, descartar, descartável, cartada (lance
decisivo), cartório (local onde se registram cartas ou documentos importantes).
Tipos
de cartas
Carta aberta
Carta celeste
Carta branca
Carta constitucional
Carta de abono
Carta de alforria
Carta de aviso
Carta de á-bê-cê
Carta de consciência
Carta de crédito
Carta de guia
Carta de marear
Carta de marca
Carta de reconhecimento
Carta de remessa
Carta de saúde
Carta de navegação
Carta do abc
Carta fora do baralho
Carta geográfica
Carta hidrográfica
Carta isófota
Carta magna
Carta náutica
Carta orobatimétrica
Carta patente
Carta precatória
Carta régia
Carta reversal
Carta rumada
Carta rogatória
Carta testamentária
Carta topográfica
Carta dimissória
Dar as cartas
Deitar as cartas
Mostrar as cartas
Por as cartas na mesa
Ismênia,
moça donzela
Saudações,
Dr.
Antônio, desculpe a ousadia de escrever, ontem fiquei arrependida de não
confessar a paixão que sinto, porque tive vergonha, vejo que o senhor é casado
e pai de tantos filhos, acho que isso não tem importância, a gente sabe de tanta mulher casada gostando do homem de outra, quanto mais
eu que sou moça donzela, a diferença é que não sou correspondida.
Venha na mesma
hora, eu espero no portão e mamãe não vai nos ver. Se o doutor não vier é sinal
que não tem a mínima simpatia.
Sem mais, sua
criada obrigada,
Ismênia.
P.S. Desculpe os
erros que estou um pouco nervosa.
Querido Antônio.
Eu
escrevo este bilhete, não posso suportar este amor.
Olha
Antônio, de hoje em diante eu te farei os desejos, só se você me estimar como
tua amante, não me deixe faltar nada e nunca me abandone.
Te
espero às três horas, no lugar de sempre. Não quebro o juramento que fiz, mas
você não sei, Antônio,
Sempre fiel,
Ismênia.
P.S. De há muito
pedi o teu retrato, não serei merecedora? Sofrendo do estômago, tudo por causa
do nosso amor. Mande um dinheirinho pelo menino para comprar remédio. Sonhei a
noite toda que me traías e não me querias mais, será?
Estimado Antônio.
Saudações.
Esta será a última que a minha Mao te escreve. Ontem
choveu teve desculpa, hoje uma bonita noite, esperei até nove horas, você não
veio e sei que sou desprezada.
Ou porque a velha não saiu da sala? Ela pode ficar
lá na cozinha. Não se faça de rogado, Antônio. Que horror, depois de combinado
você se arrepender, venha sim?
A que há de ser tua,
Ismênia.
PS. Peço um dinheirinho pelo menino, estou apurada
para pagar uma conta e a pessoa esperando aqui.
Antônio.
Te
peço por esmola, já que não quer o meu amor, um dinheirinho para eu dar por uma
prestação, o turco veio aqui com desaforo, estou louca de tristeza.
Olha,
Antônio, resolvida a ser tua de corpo e alma,não quero que me dê roupa, jóia,
perfume, só o aluguel da casa, já fico satisfeita, o resto Deus há de dar
forças para mamãe.
Venha que eu
espero, hoje, hoje.
A que será tua.
Ismênia.
P.S. Não ligue
os erros e acentos. Falei com mamãe, ela está de acordo.
Querido Antônio.
Estou
perdidamente triste, pensando nesta vida amarga, fiz o trato de ser tua, você ajudava
um pouco, oito dias que não me aparece, acho que se arrependeu e não me quer
mais.
Sou a mesma,
Ismênia.
P.
S. Um pequeno favor eu peço, a caridade de entregar ao menino qualquer
importância, a velha tem de pagar umas continhas, amanhã é a extração do dente,
amanhã sem falta.
Desculpe o
lápis, eu não tinha tinta, anjinho meu.
Meu inesquecível
Antônio,
Não
seja traidor, não iluda um pobre coração, você me enganou e não vem matar esta
paixão, você é mesmo mau, não quer o meu amo, não é longe, sei que está com
raiva d mim.
O
que te fiz, Antônio, que se tornou tão ingrato? A dona reclama o aluguel, não
queria te incomodar. Passei o dia bem amolada, escrevo esta cartinha com
lágrimas nos olhos, as letras não estão borradas?
Antônio, quero ser
tua, inteirinha tua e que seja meu também.
Ismênia.
PS. Desculpe o
papel e o envelope, é efeito da crise.
Meu inesquecível
Antônio,
Tão triste, quase para desistir da vida, não
dormi nada, pensando nesta desgraçada sorte, cinco dias ano vem aqui, sei que
não mereço teu amor, sou humilde e tu és um Doutor! O mundo sorri diante de ti,
antes não vinha por causa da lama, com estas noites de luar, por que não vem?
Antônio,
resolvi mandar a velha, se você empresta algum dinheiro, bem doente com uma
forte gripe e muito magra, precisei ir ao médico, não sei o que seria de mim,
um remédio caro, sem recurso não posso pagar, se acaso empresta o dinheiro
mande por mamãe, se não puder tudo manda pelo menos um pouco.
A sempre fiel,
Ismênia.
PS. Antônio, se
quer me ver morta, é que não vem hoje. Não fique zangado. Por você dou até minha salvação, quero ser tua
de alma e corpo e vida.
Saudações,
Queridinho,
te mando esta cartinha para saber notícia, tenho muita saudade, sabes que não
posso sair de casa por causa do meu amigo. Coisinhas do outro mundo pra te
contar.
Antônio,
ele não me deixa sair, ate apanhei uns tapas, você foi e continua sendo meu
primeiro amor, há de perdoar a traição que te fiz.
Não
mereço tua raiva, sei que sou inocente, fui iludida pela falsa lábia do
bandido, agora está desempregado, não tenho mesmo sorte, por favor mandes algum
dinheiro pelo menino, que eu preciso demais, a tua
Ismênia.
PS. Meu bem, à
tarde ele não estará em casa, pode vir sem medo. Esperto às três horas no
portão e serei tua, inteirinha tua.
Antônio,
pensa que não sei do caso com uma dama casada? pelo amor de teus filhos não
fales no meu nome para essa sujeita que só prejudicou o nosso amor, você homem
sem caráter, o tempo de tratar de negócio como doutor de respeito andas atrás
de qualquer uma, tenho fé nas forças do inferno que todo o mal há de cair sobre
ela e você, que andou se gabando de mim, não esperava que fosses tão ingrato, Antônio
pense bem no que vai ser de mim, agora que fui abandonada pelo meu amigo, não
sei se sabias que me deixou em estado interessante, não tenho coragem para
fazer-te mal, mas espero com resignação que Deus se vingará por mim já tive amor por
ti, jurei que meu coração puro era só teu, o nosso amor segundo tu dizes era
como o pó que a gente limpa do sapato, não faz mal porque uma coisa você não
pode dizer, que tenha sido tua, pois tua eu nunca fui, era preciso cortar a tua
língua comprida, falador não tens mais o que falar? quanto mais velho mais sem
juízo, eu te odeio até a morte, nunca te perdôo de me trocares por uma qualquer,
hei de mostrar como se dá o desprezo, sou feliz e serei até morrer, gozando na
vida, invejada por você e sem mais aceite um abraço desta que te odeia.
P.S. Não assino
porque é indigno do meu nome
Redação
Esse texto
apresenta uma série de elementos e situações que podem levar as pessoas a se
sentirem felizes.
Nele, o leitor,
por vezes, é interpelado sobre a seguinte pergunta: “O que faz você feliz?”
Considerando que
uma empresa realizará um concurso para premiar o(a) candidato(a) que melhor
responda, por meio de uma carta, à pergunta “O que faz você feliz?”, e
supondo que você participará desse concurso, redija seu texto, observando as
seguintes orientações:
• Siga a
estrutura padrão de uma carta;
• Dirija sua
carta ao gerente da empresa;
• Use a norma
culta da língua escrita;
• Redija sua
carta com, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, com 15;
• Assine sua
carta usando o pseudônimo “O(A) Sonhador(a)”.
“A carta é um gênero textual que costuma apresentar
uma estrutura padrão, composta de local e data, vocativo (o nome da pessoa a
quem se dirige a carta), texto e assinatura.”
(CEREJA,
William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação: uma
proposta de produção textual a partir de Gêneros e projetos. 2 ed. São
Paulo: Atual, 2005, p.17).
Redação 2
ORIENTAÇÕES
GERAIS
Mantenha fidelidade ao TEMA e ao GÊNERO solicitados
em cada questão.
Utilize as informações fornecidas pelos textos
apresentados para cada questão. Os textos NÃO PODEM SER COPIADOS. Caso
seja necessário citar passagens desses textos, use aspas.
Apresente letra legível, utilizando caneta esferográfica
com tinta preta ou azul.
Faça rascunho, se necessário.
Disponível em:
<http://br.geocities.com/exploracaoinfantil/outras/pedra.jpg>. Acesso em:
20 nov. 2008.
Imagine-se no
papel de um repórter que comparece ao local onde ocorreu o fato retratado.
Redija um texto para ser publicado no jornal em que você trabalha, noticiando
esse fato. Para tanto, observe as seguintes orientações:
• Siga a
estrutura de uma notícia;
• Redija seu
texto com, no mínimo, 12 linhas, e, no máximo, com 15 linhas;
• Use a norma
padrão da língua escrita.
“NOTÍCIA é a expressão de um fato novo,
que desperta o interesse do público a que o jornal se destina. Caracteriza-se
por ter uma linguagem clara, impessoal, concisa e adequada ao veículo que a
transmite.”
CEREJA, William
Roberto & MAGALHÃES, Thereza A. Cochar. Português: linguagens:
literatura, gramática e redação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atual,
1994, p.58.
Redação 3
Leia os textos a
seguir.
[...] a
Constituição assegura à criança e ao adolescente o direito à dignidade, ao
respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de
colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração,
violência, crueldade e opressão. (Art. 227)
BORJA, Celio.
Surto de intolerância. In: VEJA. Editora ABRIL. – Ed. 2008 – Ano 40, Nº
19. 16 mai. 2007, p. 57.
“Segundo
levantamento da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), existem cerca de
80.000 crianças abrigadas no Brasil. [...] uma situação nociva para o
desenvolvimento de qualquer criança e em total desacordo com um de seus
direitos fundamentais – o de ser criada por uma família, seja a biológica, seja
uma substituta.”
SOARES, Ronaldo.
Mudança para melhor. In: VEJA. Editora ABRIL – Ed. 2075 – Ano 41, Nº 34.
27 ago.2008, p. 70.
Imagine que você
está participando de uma pesquisa de opinião, disponível em um site, em que são
apresentados os textos acima, devendo responder à seguinte pergunta:
A ADOÇÃO RESOLVE
O PROBLEMA DO MENOR ABANDONADO NO BRASIL?
Para produzir
seu texto, considere as seguintes orientações:
• Siga a
estrutura de um texto de opinião;
• Redija seu
texto com, no mínimo, 10 linhas, e, no máximo, com 12 linhas;
• Use a norma
padrão da língua escrita.
Texto de opinião
é
um texto argumentativo, em que o autor apresenta seu ponto de vista acerca de determinado
assunto, com o objetivo de convencer o leitor a aceitar suas idéias.
DUTRA, Vânia
L.R. O texto de opinião no ensino fundamental. Disponível em:
<http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm>.
Acesso em: 21 nov. 2008
ORIENTAÇÕES
GERAIS
Mantenha FIDELIDADE ao TEMA e ao GÊNERO solicitados em
cada questão.
Utilize as informações fornecidas pelos textos apresentados para cada questão.
Os textos NÃO
PODEM SER
COPIADOS.
Caso seja necessário citar passagens desses textos, use aspas.
Apresente letra legível, com TINTA PRETA ou AZUL.
Faça
rascunho, se necessário. Contudo, os RASCUNHOS NÃO SERÃO CORRIGIDOS.
Responda às questões 01 e 02 nos espaços predeterminados nas folhas de
respostas.
.
Redação 4
A corrupção não
é um fato novo na história do Brasil. O caso do “mensalão” (escândalo da
transferência de recursos a parlamentares, em 2005) é um capítulo a mais. A
decisão do Supremo Tribunal Federal, em 28 de agosto de 2007, transformando em
réus 40 (quarenta) envolvidos nesse escândalo, é um caso inédito para o povo
brasileiro.
Acerca dessa
decisão, considere os fragmentos de textos:
“A histórica
decisão do STF, enquadrando a “quadrilha” do mensalão, pode ser o início de
mudança do paradigma de impunidade para os poderosos, até agora vigente no
País.”
(ALMEIDA,
José Nobre. ISTOÉ, São Paulo, n.1975, p.14, set.2007. Seção Cartas).
“A briga não
será fácil. Contra a verdadeira justiça estão o poder econômico e a influência
política dos espertalhões — os que usufruíram de seus cargos para cometer os
delitos.”
(SILVA,
Fábio Moreira da. ISTOÉ, São Paulo, n. 1975. p.12, set.2007. Seção
Cartas).
“Ao acolher a
denúncia do Ministério Público, o STF acendeu uma pequena luz no fim do túnel
para a decência e a moralidade no nosso Brasil. As casas de apostas pagavam dez
por um na impunidade, diante dos últimos acontecimentos. Pelo menos agora o
caminho está aberto para a punição daqueles que tanto corromperam e zombaram da
dignidade do nosso povo.”
(SAGUIAR
NETO, Habib. ISTOÉ, São Paulo, n.1975. p.12, set.2007. Seção Cartas).
A partir das
idéias contidas nesses fragmentos, considere-se um leitor que deseja expressar,
em um jornal, o seu ponto de vista a respeito da atuação da justiça no
Brasil. Para tanto, redija um artigo de opinião, observando as
seguintes orientações:
• Siga a
estrutura padrão de um artigo de opinião;
• Use a norma
culta da língua escrita;
• Redija o texto
com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, com 25;
• Assine seu
artigo usando o pseudônimo “Cidadão(ã) Brasileiro(a)”.
O artigo de opinião, geralmente publicado em
jornais e revistas, compreende textos “nos quais o autor expressa seu ponto de
vista sobre o tema em discussão”.
(CEREJA,William
Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação: uma proposta de
produção textual a partir de Gêneros e projetos. 2 ed. São Paulo: Atual,
2005, p.129).
Ninguém
= Ninguém
Engenheiros do Hawaii
Há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há tanta gente pelas ruas
há tantas ruas e nenhuma é igual a outra
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente sinta
(se é que sente) a mesma indiferença
há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há palavras que nunca são ditas
há muitas vozes repetindo a mesma frase
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente minta
(descaradamente) a mesma mentira
todos iguais, todos iguais
mas uns mais iguais que os outros
Uns
Iguais Aos Outros
Titãs
Os homens são todos iguais
(...)
Brancos, pretos e orientais
Todos são filhos de Deus
(...)
Kaiowas contra xavantes
Árabes, turcos e iraquianos
São iguais os seres humanos
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
Americanos contra latinos
Já nascem mortos os nordestinos
Os retirantes e os jagunços
O sertão é do tamanho do mundo
Dessa vida nada se leva
Nesse mundo se ajoelha e se reza
Não importa que língua se fala
Aquilo que une é o que separa
Não julgue pra não ser julgado
(...)
Tanto faz a cor que se herda
(...)
Todos os homens são iguais
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
A
cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade
se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam
os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de
inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão
necpessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido,
constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada
em benefício das gerações presentes e futuras.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.
Todos
reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores,
texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto,
conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido,
ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos
acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito
do seguinte tema.
O desafio de se conviver com a diferença
Ao
desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as
reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione
argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas,
sem ferir os direitos humanos.
Observações:
Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
AS 5 COMPETÊNCIAS AVALIADAS NO ENEM
Dominar linguagens
Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso da linguagem matemática, artística e científica.
Compreender Fenômenos
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Enfrentar Situações-Problema
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situaçõesproblema.
Construir Argumentação
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Elaborar Proposta
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Compreende, ainda, a competência de ler, compreender, interpretar e produzir textos no sentido amplo do termo, envolvendo todas as áreas e disciplinas que compõem a atividade pedagógica da escola. Pressupõe, portanto, instrumental de comunicação e expressão adequados tanto para a compreensão de um problema matemático quanto para a descrição de um processo físico, químico ou biológico e, mesmo, para a percepção das transformações de espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.
Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente
estaremos lendo o
mundo sob a influência dela, tenhamos consciência
disso ou não. A partir de então, mundo e
palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre
realidade e ficção.
Lemos
porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos
a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a
palavra, já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um
olhar, um gesto.
São
muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de
atribuir significado ao que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Embora
nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava
absolutamente certa.
Entrei
na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de
tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine,
jul./2006, p. 70 (com adaptações).
Existem
inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem
perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.
Estes
universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e
inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do
Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da
natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações
desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos humanos.
Estou
falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos
transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando
entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Considerando
que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo
a respeito do seguinte tema:
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA
LEITURA.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu
ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
_ Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua
portuguesa.
_ O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
_ O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas
escritas.
_ A redação deve ser apresentada a tinta.
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