8º ano - (Final)
Antigamente
Antigamente,
as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito
prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os
janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa,
mas ficavam longos meses debaixo do balaio.
E se
levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia.
As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não
caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com
quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse
ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passava a
manta e azulava, dando às de vila-diogo.
Os mais
idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e também
tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao
animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou
sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de
onze varas, e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n'água.
Havia os
que tomavam chá em criança, e, ao visitarem família da maior consideração,
sabiam cuspir dentro da escarradeira. Se mandavam seus respeitos a alguém, o
portador garantia-lhes: "Farei presente".
Outros, ao
cruzarem com um sacerdote, tiravam o chapéu, exclamando: "Louvado seja
Nosso Senhor Jesus Cristo", ao que o Reverendíssimo correspondia:
"Para
sempre seja louvado". E os eruditos, se alguém espirrava - sinal de
defluxo - eram impelidos a exortar: "Dominus tecum". Embora sem saber
da missa a metade, os presunçosos queriam ensinar padre-nosso ao vigário, e com
isso metiam a mão em cumbuca. Era natural que com eles se perdesse a
tramontana. A pessoa cheia de melindres ficava sentida com a desfeita que lhe
faziam, quando, por exemplo, insinuavam que seu filho era artioso. Verdade seja
que às vezes os meninos eram mesmo encapetados; chegavam a pitar escondido,
atrás da igreja. As meninas, não: verdadeiros cromos, umas tetéias.
(...)
Mas isso
tudo era antigamente, isto é, outrora.
Carlos Drummond de Andrade
1.
Pela
leitura do texto, podemos notar que o autor:
A) utiliza
um vocabulário próprio da época que pretende retratar, resgatando uma sociedade
em seus hábitos e costumes.
B) procura
transcrever objetivamente todos os aspectos que caracterizam uma sociedade num
determinado tempo.
C) utiliza
expressões pouco comuns ao nosso tempo de uma forma proposital, tentando
confundir o leitor.
D) expressa
seu saudosismo de maneira irônica, fazendo uso da linguagem para criticar uma
sociedade distante no tempo daquela em que vivemos.
2.
Localize
à direita o significado das expressões do texto que estão relacionadas à
esquerda e faça a exata correspondência numérica.
( 1 ) tirar o cavalo da chuva ( ) aniversariar
( 2 ) tirar o pai da forca ( )
desconhecer
( 3 ) sem saber da missa a metade (
) desistir
( 4 ) meter a mão em cumbuca ( ) estar com pressa
( 5 ) completar primaveras ( ) atrapalhar-se
A) 5 - 3 - 1 - 2 - 4
B) 3 - 1 - 2 - 5 - 4
C) 4 - 2 - 3 - 1 - 5
D) 3 - 5 - 2
- 4 – 1
Leia
o texto abaixo e responda
Disponível em:
<http://agualisa6.blogs.sapo.pt/75473.html>. Acesso em 16 de dez de 2012.
Anúncio publicitário
é um texto
persuasivo formado, em geral, por imagem e texto, com o objetivo de promover um
produto, atitude ou ideia e estimular sua venda ou aceitação.
3. Nesse anúncio publicitário, a sua
finalidade é:
(A)
propor mudanças políticas. (B)
refutar um argumento.
(C)
advertir as pessoas. (D) trazer uma informação
ecológica.
(E)
orientar procedimentos médicos.
4. Qual é o público alvo desse anúncio?
(
) Todas as pessoas que valorizam viajar de avião.
(
) As crianças que não gostam de estudar.
( ) Todas os motoristas.
5. CIRCULE no anúncio publicitário a
logomarca/logotipo.
Leia o Roteiro dramático
que é um texto escrito para ser representado no teatro, no cinema ou na
televisão. Apresenta o discurso direto (diálogos) e as rubricas como principais
características estruturais. Agora responda a questão. Observação: não absorva
alguns erros de gramática no texto.
6. O texto teatral apresenta, em geral,
os mesmos elementos básicos do texto narrativo: fatos, personagens, tempo e
lugar. Quem são os personagens e quais são os fatos?
______________________________________________________________________________________________________________________________
A Carta do eleitor é um gênero textual em que o leitor
expressa sua opinião sobre textos publicados em jornais ou revistas, com
intenção argumentativa.
Disponível
em:
<http://blogdoprofessorpc.blogspot.com.br/2009/01/como-atrair-novos-leitores-para-os.html>.
Acesso em 26 de novembro de 2012.
7. Remetente de uma carta é quem a envia:
a) O remetente é Ombudsman (crítico de jornal), pois é
ele fala sobre atraso de ônibus.
b) O remetente é Angela Crispim que conta sua revolta
sobre os ônibus.
c) O remetente é o pai e mãe de Angela que são donos
de empresas de ônibus.
d) O remetente é a amiga do Ombudsman que veio de
ônibus para a cidade.
8. O destinatário de uma carta é aquele que a recebe:
a) O destinatário é o jornal, que colocou a carta do
leitor para este desabafar sobre ônibus.
b) O destinatário é Angela que conta sua revolta sobre
os ônibus.
c) O destinatário é o pai e mãe de Angela, que donos
de empresas de ônibus.
d) O destinatário é a amiga de Angela, esposa de
editor do jornal, prima de terceiro grau do Ombudsman que foi para a Bica de
ônibus.
Veja o texto verbal e não verbal e responda: (Obs. Não é necessário
ler)
Disponível em:
<http://andafter.org/publicacoes/infograficos-arte-informacao-e-diagramacao_782.html>.
Acesso em: 19 de novembro de 2011.
9. Esse texto é um:
a)
( ) Crítica de arte é um texto argumentativo cujo objetivo é informar o
leitor e levá-lo a refletir sobre aspectos mais amplos de objetivos culturais.
Difere-se da resenha crítica, pois esta se refere a apenas um
determinado livro, filme etc. Também é diferente do artigo de
opinião, porque este discute uma questão polêmica de interesse social
não apenas artístico. A crítica de arte é um gênero de texto comumente
encontrado em suplementos culturais de jornais e revistas.
b)
( ) Infográfico é um texto que utiliza as linguagens
verbais e não verbal para expor informações.
10. Escolha
um dos temas dados
abaixo e faça um comentário em, no mínimo, 15 linhas. Não use: gírias,
linguagem da internet (internetês), ditado popular. Respeite a margem da folha.
1. O desafio de
se conviver com a diferença
2. O que posso fazer para melhorar minha
cidade.
3.
Como
agir em relação a violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário