PROJETO
POLÍTICO
PEDAGÓGICO
Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Padre Hildon Bandeira
Rua: Caetano Filgueiras, s/n, Torre.
João Pessoa – PB
CEP: 58040-400
Ação: PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO
Objetivos
Desenvolver todas as ações que propõe
o Projeto Político Pedagógico, criando novas possibilidades para a prática
pedagógica.
Metas
Atender as necessidades da escola de
acordo com o que contém o projeto, sensibilizando e despertando o interesse de
todos.
Séries
abrangidas
7º ao 9º anos
do ensino fundamental
1ª a 3ª série
do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Valorização do Docente
Objetivos
Favorecer
a leitura, compartilhando o trabalho coletivo de modo que possam servir de
instrumentos para aplicação dos PCN do Ensino Fundamental e Médio.
Criar
espaço de aprendizagem coletiva, inserindo a formação de grupos de estudos,
trocando experiências que serão valiosas no trabalho em sala de aula.
Intensificar
o gosto pela construção coletiva do conhecimento pedagógico, favorecendo o
desempenho pessoal e profissional dos professores.
Estimular
o uso de recursos materiais, produzidos pelos professores e alunos,
relacionados aos PCN.
Metas
Identificar
nos referenciais teóricos dos PCN, conteúdos que possam servir de instrumento
para o desenvolvimento profissional dos professores.
Incentivo
à prática de encontros para estudos, trocas de experiências, elaborar material
didático par ao bom desempenho do trabalho coletivo.
Estimular
a fornecer informação, refletindo sobre o papel da escola em relação a proposta
da ação continuada apresentada pelos PCN.
Metas
de serviço social, orientação educacional, relacionados aos PCN.
Vídeo Escola
Objetivos
Propor
aos alunos a oportunidade de aprendizagem através do vídeo escola, atingindo
seu propósito maior de fazê-lo crescer como cidadão.
Familiarizar-se
com o programa de TV, a fim de desenvolver o crescimento geral dos alunos.
Utilizar
o vídeo em datas comemorativas.
Implantar
a TV escola, adaptando-se aos conteúdos das disciplinas, tornando um
instrumento de apoio as atividades em sala de aula.
Metas
Auxiliar
o professor, ajudando-o a organizar-se de maneira eficaz, concentrando seus
esforços em recursos para promover a melhoria do desempenho do aluno.
Dar
condições para que o professor mantenha o conhecimento antecipado do conteúdo
apresentado em vídeo.
Laboratório de Informática
Objetivos
Proporcionar
aos alunos aprendizagem através da informática.
Disseminar
o uso do microcomputador como recurso didático, proporcionando aulas mais
dinâmicas.
Levar
a informática, enquanto meio auxiliar do processo ensino-aprendizagem, com
programas educativos de apoio as disciplinas curriculares.
Metas
Capacitar
professores para desempenharem o papel de condutores, oferecendo acesso as
novas tecnologias.
Capacitar
alunos monitores para auxiliar nas aulas de informática.
Semana Esportiva e
Cultural
Responsáveis:
Equipe Técnica, Professores e alunos.
Objetivos
Elevar
o nível de desempenho de professores e alunos
Implantar
uma nova dinâmica de aprendizagem.
Recuperar
os alunos com deficiência nos conteúdos através de atividades práticas.
Proporcionar
ao educando oportunidade de exteriorizar seus valores.
Metas
Envolver
os professores em procedimentos e técnicas, tendo em vista incentivar o aluno
no trabalho prático.
Desenvolver
a capacidade criativa do educando, associando a teoria à prática.
Promover
a integração da escola com a comunidade.
Incentivar
as práticas esportivas.
Programa de Leitura
Objetivos
Incentivar
o gosto e o prazer de ler, conscientizando sobre sua importância enquanto
instrumento efetivo para a cidadania.
Desenvolver
junto a comunidade escolar, uma consciência da leitura para a democratização da
leitura.
Conscientizar
sobre a importância do hábito da leiutra, para melhoria de qualidade do ensino.
Proporcionar
novas alternativas, metodologias com diferentes linguagens para a
democratização da leitura.
Metas
Promover
círculo de leitura, envolvendo o corpo docente e discente.
Realizar
oficinas pedagógicas com finalidade de atualizar os conteúdos com novas
metodologias.
Realizar
eventos sócio-culturais.
Comemorar
as datas cívicas.
Expor
trabalhos realizados pelos alunos.
CONCLUSÃO
Em
toda instituição, o trabalho coletivo faz o diferencial, uma vez que, ao
desenvolvermos na prática tal característica, minimizamos as dificuldades
operacionais do processo ensino-aprendizagem. Podemos assim dizer que este tipo
de trabalho, oportuniza o aluno a realizar as atividades que ensinam a absorver
os conteúdos em diferentes situações, contribuindo na formação da cidadania e
do desenvolvimento de habilidades, tais como: compreender, analisar,
interpretar, criar e relatar experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário