9º ano
Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
(Observação: não é preciso ler os textos menores)
Anúncio publicitário é um texto persuasivo
formado, em geral, por imagem e texto, com o objetivo de promover um produto,
atitude ou ideia e estimular sua venda ou aceitação.
1. Nesse anúncio publicitário, a sua
finalidade é:
(A)
propor mudanças. (B) refutar um
argumento.
(C)
trazer uma informação. (D) advertir as
pessoas.
(E)
orientar procedimentos.
2. Qual é o objetivo do anúncio?
(
) Divulgar uma empresa.
(
) Divulgar um político.
(
) Promover uma ideia.
(
) Divulgar um desenho.
3. Qual é o público alvo desse anúncio?
(
) Todas as pessoas que valorizam viajar.
(
) As crianças que não gostam de estudar.
(
) As crianças que gostam da vida fácil.
(
) As crianças que não veem a possibilidade de viajar.
4.
Indique
onde há erro de regência nominal:
a) Ele é muito apegado em bens materiais.
b) Estamos fartos de tantas promessas.
c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja.
d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento.
e) A confiança dos soldados no chefe era inabalável.
b) Estamos fartos de tantas promessas.
c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja.
d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento.
e) A confiança dos soldados no chefe era inabalável.
5.
Partindo
do pressuposto de que algumas classes de palavras se caracterizam como
invariáveis, analise as orações abaixo, optando por atribuir-lhes o termo
correspondente.
a – A garota parece ------------- confusa.
(meio/meia)
b - Comemos ------------pizza durante o
rodízio com amigos. (meio/meia)
c – São -------------------as reclamações
sobre a mudança de itinerário. (bastante/bastantes)
d – Por hoje já basta, pois estamos
---------------------cansadas. (bastante/bastantes)
e – Perdemos ----------------------chances de
demonstrarmos nosso talento. (bastante/bastantes)
6.
Responda
a questão abaixo. (NÃO É PARA MARCAR X)
Ao considerarmos que o discurso presente nas
tiras humorísticas tem por finalidade retratar uma crítica ligada aos fatos
sociais, recorra aos seus conhecimentos sobre as relações de significado
estabelecidas entre as palavras, relacionando-as com base no referido diálogo,
o qual retrata a modalidade citada.
- Pai, qual é a diferença entre
infração e inflação?
- Bem, infração é quando alguém sabe que cometeu um erro e... É punido!
- E inflação?
- Bem, aí é quando ninguém sabe quem cometeu um erro e... Todos são punidos!
- Bem, infração é quando alguém sabe que cometeu um erro e... É punido!
- E inflação?
- Bem, aí é quando ninguém sabe quem cometeu um erro e... Todos são punidos!
a – A explicação proferida pelo pai em
resposta ao questionamento do filho está correta?
b – Qual a crítica implícita no discurso
retratado?
7.
Levando
em consideração o contexto atribuído pelos enunciados, empregue corretamente um
dos termos propostos pelas alternativas entre parênteses.
a – O atacante aproveitou a jogada distraída
e deu o ___________ no adversário. (cheque/xeque)
b – O visitante pôs a _____________ no cavalo, despediu-se de todos e seguiu viagem. (cela/sela)
c – No presídio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (cela/sela)
d – O filme a que assisti pertence à ______ das dez. (seção/sessão/cessão)
b – O visitante pôs a _____________ no cavalo, despediu-se de todos e seguiu viagem. (cela/sela)
c – No presídio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (cela/sela)
d – O filme a que assisti pertence à ______ das dez. (seção/sessão/cessão)
8.
Reescreva
as frases empregando, de acordo com a variedade padrão, os pronomes oblíquos
átonos entre parênteses:
a – O dono do estabelecimento recebeu carinhosamente.
(nos)
b – Que Deus proteja, filho! (o)
c – Olhou no espelho e percebeu que estava ainda mais jovem. (se)
d – Qual dos alunos candidataria à vaga de representante de sala? (se)
e – Enviarei as encomendas conforme o pedido. (lhe)
b – Que Deus proteja, filho! (o)
c – Olhou no espelho e percebeu que estava ainda mais jovem. (se)
d – Qual dos alunos candidataria à vaga de representante de sala? (se)
e – Enviarei as encomendas conforme o pedido. (lhe)
9.
Há um
erro de colocação pronominal em:
a)
Sempre a
quis como namorada.
b)
Os
soldados não lhe obedeceram às ordens.
c)
Todos me
disseram o mesmo.
d)
Recusei a
ideia que apresentaram-me.
10.
Escolha um dos temas dados abaixo e faça um comentário em, no mínimo, 15 linhas. Não use: gírias,
linguagem da internet (internetês), ditado popular. Respeite a margem da folha.
1. O desafio de se conviver com a diferença
2. O que posso fazer
para melhorar minha cidade.
3.
Como
agir em relação a violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário