Plano
de Curso
Área de Estudo:
Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
Disciplina: Língua
Portuguesa e Literatura Portuguesa.
Professor: Marconildo
Viegas
Série:
1º ano
Ementa
O
uso de diversas linguagens e de todos os tipos de leituras se faz necessário para
o mundo competitivo que nos cerca.
Objetivo
geral
Instrumentalizar o
aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de
relacionar-se com o mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e
questionar a sociedade e seus valores.
Objetivos
específicos
Reconhecer semelhanças
e diferenças do significado das palavras na frase;
Distinguir a linguagem
literária e não literária;
Distinguir e
caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;
Reconhecer e distinguir
o texto lírico, narrativo e dramático;
Situar histórica e
estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no
Brasil e em Portugal;
Reconhecer a
intertextualidade, a paródia e a paráfrase;
Analisar e interpretar
obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;
Analisar a coerência e
a coesão;
Reconhecer os tipos de
redação;
Separar as sílabas
corretamente na translineação;
Identificar e
classificar os elementos estruturais do vocábulo;
Reconhecer os processos
de formação de palavras;
Flexionar corretamente
nomes e verbos;
Distinguir as diversas
classes de palavras, considerando seu emprego nas frases;
Usar adequadamente os
sinais de pontuação;
Conteúdo
Programático
1º bimestre
Linguagem verbal e
Linguagem não verbal;
Denotação e Conotação
Variação lingüística
Intertextualidade,
paródia e paráfrase
Discurso direto e
Discurso indireto
Literatura de cordel
Metrificação, escansão
ou versificação
Funções da linguagem
Figuras de linguagem
Texto literário e não
literário
2º
bimestre
Figuras de Linguagem
Gêneros literários
Texto narrativo
Metrificação
Classicismo
3º
bimestre
Primeiras visões de
Brasil
Quinhentismo
Barroco em Portugal
As manifestações do Barroco
no Brasil (continuação)
4º
bimestre
Arcadismo em Portugal
Arcadismo no Brasil
Procedimentos
metodológicos
Aula expositiva
Aula explicativa
Dinâmicas
Aulas teóricas
Exposições
Seminários
Recursos
didáticos
Biblioteca
Internet
CDs
Livro didático
Livro paradidático
Folhetos de cordel
Vídeos
Dicionários
Quadro-negro
Avaliação
Provas escritas
Seminários
Resenhas críticas
Participação
Trabalho de pesquisa
Referências
bibliográficas
LAUAR, Leila. Sistema
Uno Modular. São Paulo: Moderna, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário