Trovadorismo
O batismo de Cristo, de Giotto.
Perguntar-vos
quero por Deus
D. Dinis
Perguntar-vos quero por Deus
Senhor fremosa, que vos fez
mesurada e de bon prez,
que pecados foron os meus
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Pero sempre vos soub'amar
des aquel dia que vos vi,
mays que os meus olhos en mi,
e assy o quis Deus guisar,
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Des que vos vi, sempr'o maior
ben que vos podia querer
vos quigi, a todo meu poder,
e pero quis Nostro Senhor
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Mays, senhor, ainda con ben
se cobraria ben por ben.
Senhor fremosa, que vos fez
mesurada e de bon prez,
que pecados foron os meus
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Pero sempre vos soub'amar
des aquel dia que vos vi,
mays que os meus olhos en mi,
e assy o quis Deus guisar,
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Des que vos vi, sempr'o maior
ben que vos podia querer
vos quigi, a todo meu poder,
e pero quis Nostro Senhor
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Mays, senhor, ainda con ben
se cobraria ben por ben.
Observe
a cena abaixo retirada de um afresco de Ambrolio Lorenzetti e que foi
encomendado para decorar uma das salas do Palazzo Publico, em Siena, na Itália.
O objetivo era mostrar “Os efeitos de um
bom governo”. Marque a resposta correta ao que se pede.
1.
Que cena foi retratada no afresco de Ambrolio
Lorenzetti e onde ela acontece: (1 ponto)
a) O
conjunto de muitas igrejas, a
presença de muitos animais selvagens
em espaços públicos, o individualismo
entre as pessoas.
b) O
conjunto de muitos botecos, a
presença de muitos animais em espaço
privado, o mercantilismo.
c) O
conjunto de edificações, a presença
de muitas pessoas em espaços
públicos, a interação entre as
pessoas.
d) O
conjunto arquitetônico da cidade de João Pessoa, na idade medieval, em que as
pessoas comercializavam em Mangabeira, entre muitos animais.
2.
No afresco, não há qualquer referencia à
religião. O que essa ausência sugere em relação à perspectiva teocêntrica
medieval e ao papel do ser humano na construção do próprio destino: (1 ponto)
a) Sugere
um constante comodismo por parte da população que está satisfeita com tudo, com
as compras, com as edificações etc.
b) Sugere
um temor a Deus através de suas roupas, uma vez que todas estão bem vestidas e
representam a visão da época medieval.
c) Sugere
uma mudança. Na perspectiva teocêntrica medieval, todas as conquistas humanas
são dádivas de Deus. Por esse motivo, as obras de arte do período procuravam
trazer sempre elementos relacionados a subordinação do ser humano a Deus. Quando Lorenzetti retrata a vida em uma
cidade e as atividades normais nelas desenvolvidas por pessoas comuns, começa a
atribuir um importante papel para o ser humano na condução da própria vida,
sugerindo que nem tudo depende de Deus.
d) Sugere
a vida campestre advinda do meio rural para a cidade, em que se tem muitos
animais e produtos industrializados.
3.
Observe o
texto abaixo e responda, pois na conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá
de Belém
se parece com as cantigas trovadorescas (estudadas em sala de aula) que foram
as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única
opção em que a música/texto “Abandonada” se encaixa: (2 pontos)
Abandonada
por você/ Apaixonada por você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá
sonhar/ E ainda te espero todo dia...
a)
Cantigas
de Amor: eu lírico é masculino que sofre por amor.
b)
Cantigas
de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o
nome da pessoa.
c)
Cantigas
de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por amor.
d)
Cantigas
de Maldizer: ataque satírico direto, citando o nome da
pessoa.
e)
Cantigas
de Malmequer: em que se brinca com as crianças.
As questões seguintes tomam por base uma
cantiga do trovador galego Airas Nunes, de Santiago (século XIII) e o poema
“Confessor medieval”, de Cecília Meireles (1901 – 1964). Leia os textos abaixo
e marque a opção correta
Cantiga
Bailemos
nós já todas três, ai amigas,
So
aquestas (estes) avelaneiras (avelã) frolidas (floridas),
E
quem for velida (formosa), como nós, velidas,
Se
amigo amar,
So
aquestas avelaneiras frolidas
Bailemos
nós já todas três, ai irmanas,
So
aqueste rumo destas avelanas,
E
quem for louçana (formosa), como nós, louçanas,
Se
amigo amar,
So
aqueste ramo destas avelanas
Verrá
(virá) bailar.
Por
Deus, ai amigas, mentr’al (enquanto outras coisas) non (não) fazemos,
So
aqueste ramo frolido bailemos,
E
quem bem parecer, como nós parecemos,
Se
amigo amar,
So
aqueste ramo so lo que bailemos
Verrá
bailar.
1960
Irias
bailar com teu amigo,
Se
ele não te dera saia de sirgo (seda)?
Se
te dera apenas um anel de vidro
Iria
com ele por sombra e perigo?
Irias
à baila sem teu amigo,
Se
ele não pudesse ir bailar contigo?
Iria
com ele se te houvessem dito
Que
o amigo que amavas é teu inimigo?
Sem
flor no peito, sem saia de sirgo,
Irias
sem ele, e sem anel de vidro?
Irias
à baila, já sem teu amigo,
E
sem nenhum suspiro?
4.
Tanto na cantiga como no poema de Cecília,
verificam-se diferentes personagens: um eu-lírico, que assume a palavra, e um
interlocutor ou interlocutores a quem se dirige. Marque a opção correta quanto ao que se pede:
(1 ponto)
a)
Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas senhoras idosas que são chamadas
ora de amigas ora de primas, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor
ou confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
b)
Na cantiga, o eu-lírico se dirige a dois políticos que são chamadas ora de
amigos ora de irmãos, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou
confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
c)
Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas professoras que são chamadas ora
de amigas ora de doutoras, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou
confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
d)
Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas moças que são chamadas ora de
amigas ora de irmãs, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou
confidente que se dirige a uma moça apaixonada.
e)
Na cantiga, o eu-lírico se dirige a duas crianças que são chamadas ora de
amigas ora de vizinhas, enquanto que no Poema, o eu-lírico é um confessor ou
confidente que se dirige a um moço apaixonado.
5.
As cantigas focalizam temas amorosos
apresentados em dois gêneros na poesia trovadoresca: as cantigas de amor e de
amigo. Que tipo de cantigas são as do texto lido? (1 ponto)
a)
Cantigas
de Amor: eu lírico é masculino que sofre por amor.
b)
Cantigas
de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o
nome da pessoa.
c)
Cantigas
de Maldizer: ataque satírico direto, citando o nome da
pessoa.
d)
Cantigas
de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por amor.
e)
Cantigas
de Malmequer: em que se brinca com as crianças.
Leia
o texto abaixo sobre “A farsa de Inês Pereira” e relembre o vídeo visto em sala
de aula em que a peça foi escrita por Gil Vicente e responda as questões
abaixo:
Andar!
Pero Marques seja!
Quero
tomar por esposo
Quem
se tenha por ditoso
De
cada vez que me veja.
Meu
desejo eu retempero:
Asno que me leve quero,
Não cavalo valentão:
Antes
lembre que leão,
Antes
lavrador que Nero.
6.
Sobre a Farsa de Inês Pereira, é correto
afirmar que é um texto de natureza: (2,5 pontos)
a) Didático-moralizante, do
Barroco português, no qual as
contradições humanas entre a vida terrena e a espiritual são apresentadas a
partir dos casamentos complicados de
Inês Pereira.
b) Religiosa,
pertencente ao Renascimento
português, no qual se delineia o papel moralizante, com vistas à transformação
do homem, a partir das situações
embaraçosas vividas por Inês Pereira.
c) Reformadora, do
Renascimento português, com forte
apelo religioso, pois se apresenta a religião como forma de orientar e salvar as pessoas pecadoras.
d) Satírica,
pertencente ao Humanismo português,
em que se ridiculariza a ascensão social de Inês Pereira por meio de um casamento de conveniências (toma lá, dá
cá).
e) Cômica, pertencente
ao Humanismo português, no qual Gil
Vicente, de formal sutil e irônica, critica
sociedade mercantil emergente, que prioriza
valores essencialmente materialistas.
7.
Os versos em destaque no texto equivalem a:
(0,5 ponto)
a) Convém
asno a que me leve de que cavalo fraco.
b) Prefiro
mais asno que me leve a cavalo pangaré.
c) Prefiro
asno que me leve a cavalo que me derrube.
d) É
preferível asno que me leve do que cavalo.
e) O
cavalo de João Marques me levou para casa.
Observe
a pintura abaixo de Ticiano, que representa o encontro entre Baco (em cima da
carruagem puxada por dois leopardos), o deus romano do vinho e Ariadne, a filha
do rei Minos, de Creta, por quem o deus se apaixonou à primeira vista.
As
pinturas renascentistas/classicistas se caracterizavam pela composição
equilibrada e harmoniosa da cena. Trace duas linhas diagonais ligando os cantos
opostos do quadro dado e responda: Sobre que figura essas duas linhas se
cruzam: (1 ponto)
a)
Baco, deus do vinho e que sua carruagem é
puxada por guepardos/leopardos.
b)
Ariadne, a filha do rei Minos, de Creta.
c)
Laocoonte, que morreu em um ataque de
serpentes marinhas
d)
Ticiano, o pintor da tela.
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