Como
fazer Relatório Final
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE
HILDON BANDEIRA.
MARIZA LUIZA MORENO
3°ANO
ENSINO MÉDIO
2009.
RELATORIO FINAL DO
CURSO DE LINGUA PORTUGUESA DO ENSINO MEDIO.
João Pessoa - PB
Dezembro de 2009.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus a cada momento que passo nesta
vida, agradeço por tudo que tem me dado em toda minha vida, por ser a pessoa
mais feliz do mundo por ter uma família maravilhosa.
Agradeço a minha família por tudo pelo apoio
de cada dia, a minha Mãe
palavra
por ser de grande inspiração para a minha vida, que cria os filhos e da o melhor que pode a meu irmão, pelo apoio a todos da minha família pela solidariedade.
por ser de grande inspiração para a minha vida, que cria os filhos e da o melhor que pode a meu irmão, pelo apoio a todos da minha família pela solidariedade.
Agradeço a
meus colegas de sala de aula do (PHB) 3° ano por tudo por horas tristes e
alegres, pelos momentos de descontração e incentivo.
Agradeço as
secretarias, ao pessoal de apoio da escola, a diretora, a inspetores, a
cozinheira, por este ano letivo por estarem sempre do nosso lado em todo
momento.
Agradeço aos
professores por este ano de aprendizagem e conhecimento que tem me dado, por
tudo, pois me ajudou e muito para meu crescimento intelectual e para um futuro
próximo.
Agradeço em
especial ao professor Marconildo Viegas por todo o letivo que tem me dado muito
conhecimento para meu futuro ser ainda mais brilhante o meu todo obrigado a
você professor.
APRESENTAÇÃO
O presente Relatório Final do Curso de Língua
Portuguesa faz parte das notas do 4° bimestre, nas disciplinas de Língua
Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual, ministrada pelo professor
Marconildo Viegas, sendo este habilitado e com competência para analisá-lo.
Este Relatório Final tem 8 partes as quais são:
a) a 1° parte e
a Introdução;
b) a 2° parte e
o Histórico da escola;
c) a 3° parte e
o Organograma;
d) a 4° parte e
as Atividades Desenvolvidas pela escola;
e) a 5° parte e
Atividades Desenvolvidas pelo professor;
f) a 6° parte e
a Conclusão;
g) a 7° parte e
as Referencias;
h) a 8° parte e
os Anexos.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2.HISTÓRICO DA ESCOLA
2.1 Fundação
2.2.Clientela
2.3.Localização
2.4.Corpo docente
2.5.Estrutura Física
2.6.Funcionários
3.ORGONOGRAMA
4.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
4.1.Gincana do Procon
4.2.Palestras
4.3.Semana Cultural
4.4. Dia do Estudante
4.5.Aula de graffiti
4.6.Escola
aberta
4.7.Jogos Internos
4.8.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
4.9.Visitas pedagógicas
4.10.Eleição da diretora e vice-diretor
4.11.Simulados
4.12.Reuniões com pais e mestres
5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO
PROFESSOR
5.1.Provas
5.2.Trabalhos de Pesquisa
5.3.Redações
5.4. Dia da leitura
5.5.Visitas Pedagógicas
5.6.Encerramento da Escola Aberta
5.7.Profissional Profissionalização
5.8.Analise de Filme
5.9.Interpretação de Texto
5.10.Interpretação de Música
5.11. Relatório Final
6.CONCLUSÃO
7.REFERÊNCIAS
8.ANEXOS
06
1.INTRODUÇÃO
Esse relatório nos trouxe um conhecimento mais
aprofundado do que houve neste ano letivo, este relatório alem de trazer o
nosso conhecimento, ficamos sabendo do que houve na escola durante o ano, sobre
a organização dos eventos acontecidos e dos passeios desenvolvidos pela escola
e pelos professores. No meu ponto de vista o que houve de melhor foi a Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia, foi muito importante para mim a visita a UFPB
foi ótima foi uma semana de muita aprendizagem para mim e todos os alunos que
participaram.
O que chamou muito a minha atenção foi às
atividades desenvolvidas pelo professor eu não posso comentar muito, pois eu
fui para poucos, mas, meus colegas de classe falaram que foram ótimas.
07
2.HISTÓRICO DA ESCOLA
2.1.Fundação:
A Escola Estadual de 1° Grau Santa Julia foi criada pelo decreto n°
4.596, de 7/6/1959, funcionou como “Secção” do Liceu Paraibano, em 1960, inicio
de suas atividades com 197 alunos. Desligou-se do Liceu através do ato n°
4.596, de 07 de julho de 1968, que o autorizou o seu funcionamento como pessoa jurídica.
Com a lei 5.692/71, no ano de 1973, a integrar as unidades do Complexo Escolar Santa
Julia, recebendo alunos de quatro Unidades de 1° fase para o ingresso na 2°
fase do 1° Grau.
Atualmente, Santa Julia, e a maior escola de 2° fase do 1° Grau, da rede
estadual, com 2.160 alunos, funcionando nos três turnos, sobre a Administração
da professora Maria do Socorro Viera Montenegro.
PADRE HILDON:
Nasceu em Caldeiras, Estado da Bahia, em 18 de
novembro de 1913. Ingressou no Seminário de Salvador, em 1 de fevereiro de 1926, transferindo-se depois para o seminário de Aracaju, Sergipe. Concluiu
seu curso eclesiástico, no Seminário da Paraíba e recebeu o presbiterado, no
dia 30 de novembro de 1937, pela imposição do Exm. Srº. Arcebispo Dom Moises
Coelho na Catedral Metropolitana. A Escola Santa Júlia era de educação religiosa. E após a morte de Padre
Hildon Bandeira a sua irmã decidiu homenageá-lo, dando seu nome à escola. Atualmente a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon
Bandeira abrange cerca de 63% de alunos de outros bairros e 37% de alunos do
bairro da torre. Atendendo a
uma clientela de 5ª a 8ª séries no ensino fundamental, pelo turno matutino e da
1ª a 3ª séries do ensino médio, nos turnos vespertino e noturno.
2.2.Clientela:
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Padre Hildon Bandeira, possuem os seguintes dados:
Na faixa etária de 11 anos a 35 anos.
O ensino e fundamental e médio e EJA
O horário de 07h00min ás 22h30min.
2.3.Localização:
A Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira estão localizadas
na Rua Caetano Filgueiras, s/n, no bairro da Torre, João Pessoa – PB.
Alunos do 3° ano:
Alba Nuzia
Aldo Simões
Amanda
Virginia
Alexandro
Medeiros
Ana Carolina
Jéssyca Edriely
Maria
Angélica
Mariza Luiza
Pedro Paulo
08
Renata
Honorato
Rafaela
Santos
Maria de
Fátima
Bairros: Torre, Mandacaru, Cabedelo, Treze de Maio, Mangabeira, Valentina,
Tambauzinho, Bessa Expedicionários.
Classe Social: Média.
Faixa etária: 12 a 35 anos.
2.4.Corpo docente:
A equipe de professores do PHB e composta por:
Português: Marconildo Viegas, formado pela UFPB, no ano de 2003, em
letras.
Matemática: César, formado pela UFPB, no ano de 2010, em matemática.
Química: Elisangẽla, formado pela UFPB, no ano de 2005, em química.
Física: Alesandra, cursando na UFPB, em física.
Geografia: Suelene, formado pela UFPB, no ano de 2005, em geografia.
Historia: Diana, formado pela UFPB, no ano de 2005, em historia.
Biologia: Laura, cursando na IESP, em biologia,
Educação física: Fabrício, formado pela UFPB, no ano de 1985, em
educação física.
Inglês: Cristina Xavier, formado pela UFPB, no ano de 2006, em inglês.
Arte:Helena
Sociologia:Yuri
Filosofia:Francisco Virgulino
2.5.Estrutura Física:
A escola PHB tem uma estrutura física invejável a várias escolas, pois
ela tem:
· 13 salas;
· Uma biblioteca;
· Uma quadra poliesportiva
· Um refeitório;
· Uma sala de professores;
· Uma diretoria;
· Uma secretaria;
· Uma cozinha;
· Cinco banheiros;
· Laboratórios de informática, química, física e
biologia.
2.6.Funcionários:
Os atuais e competentes funcionários do turno vespertino da escola de
ensino fundamental e médio Padre Hildon Bandeira são:
· Diretor (a): Carmelita Peixoto;
· Vice-diretor (a): Walber Figueiras
· Secretárias: Sueli,Rita,Helen e entre outros;
· Bibliotecária: Maria Auxiliadora
09
· Funcionários da limpeza: Carlos,Vanusa,Elen,
. Inspetores: Elen
· Porteiro: Antonio
10
3.ORGANOGRAMA
11
4.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira
desenvolveram diversas atividades e projetos ao longo do ano letivo de 2012, as
quais são:
4.1.Gincana do Procon:
Nesta gincana foram 5 escolas nas quais as cores foram vermelho a escola
ganhadora, azul a nossa escola que perdeu pela escola ganhadora por apenas 1
pontinho, a verde, a amarela e a laranja. A escola vermelha recebeu de premio
um computador, o segundo lugar que foi a nossa ganhou uma televisão e um DVD.
Esta gincana era sobre os direitos do consumidor onde houve varias provas onde
teve o grito de guerra, a apresentação da mascote, perguntas e respostas,
parodia, entre outros.
4.2. Palestras:
Houve varias palestras onde englobou os assuntos de anti-drogas para os
pais onde policiais falaram sobre como prevenir seu filho das drogas e falou de
vários tipos de drogas minha mãe não esteve presente mais ouvi falar dessa
palestras sobre meus colegas de classe.
Palestra sobre DST:
Esta palestra foi sobre o DST, Doença Sexualmente Transmissível foi
muito importante para nos jovens. A professora explicou os assuntos bem
curiosos sobre as doenças sexualmente transmissíveis se não tivermos cuidado,
nos prevenir e conhecer nosso parceiro e muito provável que acabemos sendo mais
uma vitima do DST.
E no fim da palestra ela passou um exercício de duas folhas, bem
completo, para saber o que tínhamos aprendido. Foi muito bom!
4.3.Semana Cultural:
Na semana cultural envolveu todos os alunos da escola durante cinco dias
de eventos desenvolvidos pela escola e pelos professores.
Na semana cultural teve a feira de ciências com a apresentação dos
trabalhos desenvolvidos pelos os alunos de todas as turmas da escola PHB cada
professor ficou responsável por cada turma. Nos alunos nos esforçamos muito
para ganhar uma boa nota ou pontos com cada professor, no passar desses dias
teve lanches: cachorro-quente, refrigerante, e bolo; sorteios de presentes que
foram caixas de chocolates, dominó e outros e no terceiro dia o professor
Tarcio e a aluna Rose fizeram apresentações de musica e violão.
4.4.Dia do estudante:
No dia do estudante houve a peça na escola “Superando as dificuldades”,
com os alunos onde eu fui a mãe do menino em que no papel a mãe do menino
morria no começo por conta de um assalto. Nessa peça nasce um menino revoltado
com á vida, pois os pais dele morrem cedo e essa peça foi para mostrar as
pessoas como era ser criado com as dificuldades de ser pobre e rico. O dia do
estudante foi também para todos os estudantes do PHB, teve poemas, e o
professor Marconildo Viegas vez as brincadeiras da bexiga para ganhar presentes
entre outros. Os professores Tarcio e Solano fizeram uma apresentação de vos e
violão no dia do estudante, tarcio fez o vocal e tocou violão e Solano tocou
violão, a apresentação deles foi muito curta, eles apresentaram umas cinco
musicas.
4.5.Aula de graffiti:
12
Não estive presente nesta aula mais minha colega
falou sobre como foi em que o professor desenhou na parede do lado da escola em
que os alunos participaram desta aula para pintar, esses desenhos estão do lado
da escola em que todos da comunidade e quem passam por lá pode ver os desenhos
e os detalhes do gaffiti, esse professor ele e professor da escola aberta onde ele
da aula no sábado e foi da aula pratica nas aulas vagas lá na escola onde
esteve lá a tarde três vezes.
4.6.:Mais educação
Na escola aberta eu não participei de nenhuma das
atividades que era oferecida para os alunos do PHB e para a comunidade, mais vi
a tarde as tela dentro de uma sala e são todas belíssimas, me disseram que
tinha varias oficinas onde teve a pintura em tela, pintura em tecido, aula de
graffiti, capoeira, aula de doces, bolos, Hip-Hop e eletricidade. O pessoal do
Hip-Hop apresentou na semana cultural suas danças onde eles treinam no horário
da escola aberta, a escola aberta e nos sábados onde as atividades mais
predominantes são as pinturas em tela, dança do Hip-Hop, e a eletricidade.
4.7.Jogos Internos:
Os jogos internos duraram dois dias, foi o time da
turma da manha contra a turma da tarde, os jogos foi pela manha. O primeiro
jogo terminou empatado que foi na terça feira, e na quarta feira o time da
tarde jogou 4 vezes e acabou perdendo 4x1 para o 1° B da manha.
4.8.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:
A semana nacional de ciências e tecnologia durou 5
dias maravilhosos de aprendizagem na UFPB. Despertou muito meu conhecimento
sobre o corpo humano. Nos conhecemos vários laboratórios de botânica, química,
de embriologia, vimos o ossaria, os laboratórios de estudos com os mortos na
bandeja de estudo e se quisesse, poderia tocar, foi muito legal, e alem da
visita a UFPB fomos também a estação ciência assistir uma palestra.
4.9.Visitas Pedagógicas:
Ocorreu durante este ano, foi no cineport, centro
histórico, visita a cidade de Lucena e de cabedelo. No cineport eu não estive
presente mais pelo que os alunos da sala que foram me falaram que viram peças
barrocas e figuras de autores da literatura, tinha vários filmes para assistir
mais que não chegou assistir nenhum dos filmes.
No Centro Histórico, não fui também mais me
disseram que visitaram lugares como a fabrica de vinho, o hotel globo as
igrejas, pegaram o trem na estação ferroviária de lá pegaram a balsa para a
cidade de Lucena onde almoçaram lá depois esperaram o ônibus e visitaram a
igreja de nossa senhora da guia. Lembro-me do professor ter dito que os meninos
descansaram nos túmulos que tinha perto a igreja.
4.10.Eleições da Diretora e Vice-Diretora:
A eleição ocorreu no dia 26 de novembro, só teve 1 chapa, que foi a de
Carmelita como diretora e Walber como vice-diretor teve 72 votos nulos mais, a
chapa 1 venceu, 208 a favor e 56 votos em branco.
4.11.Simulados
Os simulados ocorreram durante todo o bimestre durante todo ano letivo,
o simulado durou cerca de duas semanas, com uma ou duas provas por dia.
Nas primeiras três aulas, tinha aula normal e nas ultimas três aulas
acontecia o simulado. Eram questões de múltipla escolha e da interpretação de
textos. Foi bom. E foi bastante importante.
4.12.Reuniões com pais e mestres
As reuniões aconteciam todos os finais de bimestres, aconteciam todas as
reclamações ou elogios para os alunos. Nelas acontece a entrega dos boletins.
Os professores conversavam e se interagem com os pais dos seus alunos. As reuniões são
muito importantes, mas os pais e os responsáveis não participaram muito. O
horário delas e sempre e no inicio da tarde, as 14h00minh ou 14h30min.
14
5.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR
O professor de Língua Portuguesa, Literatura
Brasileira e Produção Textual, Marconildo Viegas, desenvolveu diversas
atividades e projetos ao longo do ano letivo de 2012, os quais foram:
5.1.Provas:
As provas desenvolvidas pelo professor são bem
difíceis, mas outras não como as interpretações de texto, são ótimas são as
provas que eu mais gosto. Elas são formadas por 10 questões, mas às vezes são
mais, que são as questões de vestibular são questões bem complexas, mas são
para o nosso aprendizado.
5.2.Trabalhos de Pesquisa:
Durante todo o ano o professor fez trabalhos de
pesquisa, eles são muito completos, as partes do trabalho são as capas, a
partes do trabalho é a capa, a apresentação, o sumario, a introdução, o
desenvolvimento, a conclusão e as referencias, mas antes de fazemos Marconildo
Viegas explica tudo bem direitinho como se faz e como sempre as regras, por que
se não tira ponto.
5.3.Redações:
Durante todo ano letivo o professor Marconildo
passou varias redações para toda a turma, com vários temas, um dos temas que eu
me lembro foi o sonhador, sobre os idosos, a violência entre os jovens e muitos
outros. Com essas redações eu aprendi a respeitar as regras de ortografia e de
como fazer uma redação corretamente. E muito importante para os alunos
pré-universitário saber como fazer uma redação corretamente.
5.4.Dia da Leitura:
O dia da leitura durou ate há terceiro bimestre.
Nos alunos líamos um livro novo de 15 a 15 dias, Marconildo como sempre com suas regras só
poderia ler um livro com no mínimo 10 paginas e tinha que mostrar o livro. Eu
Mariza, o livro mais grosso que li tinha 200 e pouquinho paginas por mais que
eu não queria, mas eu comecei a gostar de ler livros grossos, graças a
Marconildo chato. Mas, mesmo assim obrigada por ser exigente comigo.
5.5.Visitas Pedagógicas:
Casa do artista popular: na casa do artista popular
Marconildo Viegas levou o 3° ano para ver as peças de mais de mil peças de
artista da Paraíba e vira lá todo tipo de artesanato renda, crochê, e entre
outros.
Jardim botânico: no jardim botânico me disseram que
vira uma preguiça lá encontrada pelo IBAMA, viram três trilhas mais só
lembraram de duas que foi do bambu e a trilha do abraço.
Centro histórico: no centro histórico eu também não
fui mais como eu já disse lá nas atividades desenvolvidas pela escola visitaram
a fabrica de vinho, o hotel globo, e foram visitar a cidade de Lucena entre
outros.
Cineport: como já disse nas atividades
desenvolvidas pela escola lá viram as peças barrocas filmes que estavam para
assistir mais que os alunos não assistiram nenhum, e viram as figuras dos
artistas.
.Praça dos 3
Poderes:
A praça dos três poderes foi ótima, eu moro em João
Pessoa desde que nasci mais nunca tinha ido olhar e apreciar, apenas de
paisagem todos tiramos fotos e ouvimos a historia do local pelo professor de
geografia Tarcio. Depois nos fomos a universidade, de direito, fomos ao Palácio
do Governo e vimos Zé Maranhão foi muito chique, tiramos
15
ate fotos com ele também fomos a assembléia do
tribunal de justiça mas só podia entrar se agendasse horário.
5.6.Encerramento da Escola Aberta:
No encerramento eu não participei mais me disseram
que teve apresentação das oficinas realizadas na escola aberta onde os alunos
ajudaram com o pessoal das oficinas com um lanche coletivo onde lancharam lá e
viram os trabalhos das oficinas.
5.7.Profissionalização profissional:
O professor passou bilhete, telegrama, currículo,
solicitação de estagio, carta de apresentação de currículo, requerimento,
abaixo assinado e outros. Cada um deles vai servir para o futuro, por exemplo,
o bilhete ou a carta serve para meu dia a dia, o currículo serviria para meu
futuro, o abaixo assinado para defender os meus direitos. Foi muito bom
aprender tudo isso.
5.8.Analise de Filme:
O analise de filme não assistir nenhum mais eram
nos sábados que assistiam os filmes para depois responder um questionário os
filmes que caíram foi sociedade dos poetas mortos e shrek 2.
5.9.Interpretação de texto:
O que eu mais gostei das aulas de português eram as
interpretação de texto, que e muito importante para nos estudantes, que se não
soubermos como interpretar um texto, nos não vamos nem saber como fazer uma
prova, porque todas as questões de vestibular são de interpretação. Então que
bom que Marconildo nos ensinou e nos fez praticar.
5.10.Interpretação de musica:
Durante o começo do ano marconildo fez duas musicas
um da banda Eva e cidade negra onde ouvimos elas para interpretar cada musica
com um questionário dizer qual a temática do texto, do que se trata o que ela
que r expressar para cada um.
5.11.Relatório final:
O relatório final e tudo que se passa no ano letivo
as atividades desenvolvidas pela escola e professor onde relata tudo o que
houve com as visitas, redações, provas, trabalhos entre outros. Relata os
anexos onde tema foto da escola e da turma onde também tema fundação, falando
sobre o padre hildon, sobre os bairros onde cada aluno do 3°ano mora faixa
etária etc.
16
6.CONCLUSÃO
Conclui-se que este relatório serviu bastante para
o meu desenvolvimento eu não gostei muito de fazer mais admito que faça o
relatório será muito importante para mim. Nos alunos precisamos aprender sempre
coisas novas e que nos leve para frente que não nos faça regredir e sempre subir
e aprender.
Tudo que ocorreu durante todo ano eu gostei muito
da feira de ciências, mas foi um pouco fraca admito.
O professor Marconildo Viegas foi um professor
bastante exigente mais confesso que foi muito importante para mim, pois às
vezes eu preciso de um empurrãozinho para aprender e me esforçar mais. E para
concluir, que bom que aprendi a fazer este relatório, pois serviria futuramente
no meu aprendizado.
17
7.REFERÊNCIAS
18
8.ANEXOS
ANEXO
01
Foto da Escola
ANEXO
02
Foto
da Turma
ANEXO 03
Trabalho de Pesquisa
ANEXO
04
Provas
ANEXO
05
Roteiro
de leitura
ANEXO
06
Redação
ANEXO
07
Exercício de verificação e aprendizagem
ANEXO 08
Produção Textuais
ANEXO
09
Prova de Literatura
ANEXO
10
Prova de Redação
ANEXO
11
Prova de Gramática
19
ANEXO 01
Foto da Escola
20
ANEXO 02
Foto da Turma
2°ANO-2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário