quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Interpretação do texto Aprenda a escrever na areia.

Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Redação
Bimestre
Data
_____/_____/____

Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

Retrato
                                                                                                        Cecília Meireles
"Eu não tinha este rosto de hoje, 
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração que nem se mostra. 
Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
Em que espelho ficou perdida a minha face?"

1.     Esse tipo de texto lido acima é:

a)     Poema narrativo
b)    Poema dissertativo
c)     Poema descritivo

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas

APRENDE A ESCREVER NA AREIA
Malba Tahan

(Lenda oriental)
Dois amigos, Mussa e Nagib, viajavam pelas extensas estradas que circulam as tristes e sombrias montanhas da Pérsia. Ambos se faziam acompanhar de seus ajudantes, servos e caravaneiros.
Chegaram, certa manhã, às margens de um grande rio, barrento e impetuoso, em cujo seio a morte espreitava os mais afoitos e temerários.
Era preciso transpor a corrente ameaçadora. Ao saltar, porém, de uma pedra, o jovem Mussa foi infeliz. Falseando-lhe o pé, precipitou-se no torvelinho espumejante das águas em revolta. Teria ali perecido, arrastado para o abismo, se não fosse Nagib.
Este, sem um instante de hesitação, atirou-se à correnteza e, lutando furiosamente, conseguiu trazer a salvo o companheiro de jornada.
- Que fez Mussa ?
Chamou, no mesmo instante, os seus mais hábeis servos e ordenou-lhes gravassem na face mais lisa de uma grande pedra, que perto se erguia, esta legenda admirável:
"Viandante! Neste lugar, durante uma jornada, Nagib salvou, heroicamente, seu amigo Mussa".
Isto feito, prosseguiram, com suas caravanas, pelos intérminos caminhos de Allah.
Alguns meses depois, de regresso às terras, novamente se viram forçados a atravessar o mesmo rio, naquele mesmo lugar perigoso e trágico.
E, como se sentissem fatigados, resolveram repousar algumas horas à sombra acolhedora do lajedo que ostentava bem no alto a honrosa inscrição.
Sentados, pois, na areia clara, puseram-se a conversar.
Eis que, por um motivo fútil, surge, de repente, grave desavença entre os dois companheiros. Discordaram. Discutiram. Nagib, exaltado, num ímpeto de cólera, esbofeteou, brutalmente, o amigo. Que fez Mussa? Que farias tu, em seu lugar? Mussa não revidou a ofensa. Ergueu-se e, tomando, tranqüilo, o seu bastão, escreveu na areia clara, ao pé do negro rochedo:
"Viandante! Neste lugar, durante uma jornada, Nagib, por motivo fútil, injuriou, gravemente, o seu amigo Mussa".
Surpreendido com o estranho proceder, um dos ajudantes de Mussa observou respeitoso:
- Senhor! Da primeira vez, para exaltar a abnegação de Nagib, mandaste gravar, para sempre, na pedra, o feito heróico. E agora, que ele acaba de ofender-vos, tão gravemente, vós vos limitais a escrever na areia incerta, o ato de covardia! A primeira legenda, ó cheique, ficará para sempre.
Todos os que transitarem por este sítio dela terão notícia. Esta outra, porém, riscada no tapete de areia, antes do cair da tarde, terá desaparecido, como um traço de espumas entre as ondas buliçosas do mar. 
Respondeu Mussa:
É que o benefício que recebi de Nagib permanecerá, para sempre, em meu coração. Mas a injúria. . . essa negra injúria... escrevo-a na areia, com um voto, para que, se depressa daqui se apagar e desaparecer, mais depressa, ainda, desapareça e se apague de minha lembrança!

- Assim é, meu amigo! Aprende a gravar, na pedra, os favores que receberes, os benefícios que te fizerem, as palavras de carinho, simpatia e estimulo que ouvires.
Aprende, porém, a escrever, na areia, as injúrias, as ingratidões, as perfídias e as ironias que te ferirem pela estrada agreste da vida.
Aprende a gravar, assim, na pedra; aprende a escrever, assim, na areia... e serás feliz
.
Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto025.shtml>. Acesso em: 09/05/2011.

2.     Com que expressão personificada (com características humanas) o narrador acentua os perigos do grande rio barrento e impetuoso?

a)     Exaltar a abnegação de Nagib; exaltado, num ímpeto de cólera, esbofeteou, brutalmente.
b)    A corrente ameaçadora; no torvelinho espumejante das águas em revolta.
3.     Esse texto lido anteriormente é:

a)     Prosa poética em que o texto literário é escrito em linhas continuas e parágrafos, mas que apresenta características da poesia, como linguagem predominantemente conotativa e explora os recursos sonoros.
b)    Poesia poética em que o texto literário é escrito em linhas continuas e parágrafos, mas que apresenta características da poesia, como linguagem predominantemente conotativa e explora os recursos sonoros.

4.     Segundo o narrador, a queda de Mussa foi causada por nervosismo, temor ou arrojamento (precipitação)? Justifique.

a)     Por nervosismo ao passar na estrada e a morte espreita os mais afoitos e temerários
b)    Por arrojamento (precipitação), uma vez que ele não teve nada e pensou que nada podia acontecer.

5.     Por que Mussa gravou a injuria de Nagib na areia?

a)     Para que sua lembrança fosse permanente.
b)    Para que sua lembrança fosse passageira.

6.     O que fez Mussa para que a lembrança da gratidão a Nagib não fosse efêmera (passageira)?

a)     Mandou gravar o ato de Nagib na face mais lisa de uma grande pedra.
b)    Mandou gravar o ato de Nagib na areia da praia.

7.    Qual a situação final da narrativa? Ele encerra a lição?

a)     Devemos perpetuar os benefícios recebidos e esquecer as ingratidões.
b)    Devemos esquecer os benefícios recebidos e perpetuar as ingratidões.

8.     Que elementos do texto nos permitem deduzir que os amigos Mussa e Nagib têm uma condição social elevada?

a)     A carruagem, ao saltar, porém, de uma pedra, o jovem Mussa foi infeliz
b)    Ajudantes, servos e caravaneiros.



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