Professor
Marconildo Viegas
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Disciplina
Literatura
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Bimestre
2º
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Data
_____/_____/____
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Leia o texto abaixo e
responda:
1.
O poema de Cecília Meireles caracteriza-se pela visão
intimista do mundo, a presença de associações sensoriais e a aproximação do humano
com a natureza. A fase da lua é a fonte de inspiração para o eu lírico. A
partir da afirmação, qual o gênero literário predominante no texto?
a)
É dramático, pois fala da fase da lua que é como a vida do
ser humano.
b)
É lírico, pois fala da fase da lua que é como a vida do ser
humano.
Leia o texto abaixo, e
responda o que se pede.
Disponível em: <http://littlefallensanctuary.blogspot.com.br/2011/04/imagem-da-jovem-julieta-apos-o-baile-em.html>.
Acesso em: 01 de mai de 2012.
Para o gênero dramático, são
essenciais dois elementos: a importância do publico e a possibilidade de
desencadear emoções por meio da representação. Leia o texto abaixo e responda o
que se pede.
Ato II
Cena II
JULIETA — Romeu,
Romeu! Ah! por que és tu Romeu? Renega o pai, despoja-te do nome; ou então, se
não quiseres, jura ao menos que amor me tens, porque uma Capuleto deixarei de
ser logo.
ROMEU — Continuo
ouvindo-a mais um pouco, ou lhe respondo?
JULIETA — Meu inimigo
é apenas o teu nome. Continuarias sendo o que és, se acaso Montecchio tu não
fosses. Que é Montecchio? Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte
alguma que pertença ao corpo. Sê outro nome. Que há num simples nome? O que
chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume. Assim Romeu, se
não tivesse o nome de Romeu, conservara a tão preciosa perfeição que dele é sem
esse título. Romeu, risca teu nome, e, em troca dele, que não é parte alguma de
ti mesmo, fica comigo inteira.
ROMEU — Sim, aceito
tua palavra. Dá-me o nome apenas de amor, que ficarei rebatizado. De agora em
diante não serei Romeu.
JULIETA — Quem és tu
que, encoberto pela noite, entras em meu segredo?
ROMEU — Por um nome
não sei como dizer-te quem eu seja. Meu nome, cara santa, me é odioso, por ser
teu inimigo; se o tivesse diante de mim, escrito, o rasgaria.
Julieta: Dize-me como entraste e porque vieste. Muito
alto é o muro do jardim, difícil de escalar, sendo o ponto a própria
morte - se quem és atendermos - caso fosses encontrado por um dos meus
parentes.
Romeu: Do amor as lestes asas me fizeram transvoar o
muro, pois barreira alguma conseguirá deter do amor o curso, tentando o
amor tudo o que o amor realiza. Teus parentes, assim, não poderiam desviar-me
do propósito.
2.
Que elementos da linguagem
teatral estão indicados no texto de Romeu e Julieta?
a)
Os diálogos, o cenário, as poesias, as declamações.
b)
O cenário, a entrada das personagens, a reações, os diálogos.
3.
Em torno de qual acontecimento se organiza a cena que se lê?
a)
A paixão entre as duas personagens faz com que se proponham a
até renegar o nome das famílias para viverem felizes.
b) As palavras ditas
pelas personagens não muda em nada o amor entre eles.
Leia o texto abaixo e
responda o que se pede:
Como
eu te amo
Gonçalves
Dias
Como se ama o
silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá no extremo do horizonte aponta;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite a mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vai e vem a nau flutua;
Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;
Como se ama o crepúsculo da aurora,
O manso vento que nos bosques rondeia,
O sussurro da fonte que passeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios e cores, perfumes e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.
Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábio meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em tí. - Por tudo quanto sofro,
Por quando já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo...
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá no extremo do horizonte aponta;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite a mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vai e vem a nau flutua;
Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;
Como se ama o crepúsculo da aurora,
O manso vento que nos bosques rondeia,
O sussurro da fonte que passeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios e cores, perfumes e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.
Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábio meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em tí. - Por tudo quanto sofro,
Por quando já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo...
4.
O
eu lírico utiliza comparações para expressar o seu sentimento amoroso. Que
elementos predominam nessas comparações?
a)
Ele
usa elementos da natureza, uma vez que eles estão em harmonia com seu
sentimento de momento.
b)
Ele
usa elementos do folclore natural, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa
rever seus sentimentos.
Leia o texto abaixo e
responda a questão:
Disponível em: <http://pastadovini.blogspot.com.br/2007/11/samba-no-teatro-diario-gaucho_15.html>. Acesso em 2 de
mai de 2012.
5.
O gênero lírico expressa sentimentos e emoções pessoais. Numa
forma também ampla, pode-se usar a linguagem não
verbal. (Hoje é dia dos filhos mostrarem que o amor deles continua em fase de
crescimento. Feliz Dia das Mães). Esse anúncio publicitário foi feito para
comemorar o Dia das Mães. Qual é a relação entre a imagem e a data comemorativa?
a)
A mamadeira simboliza a tarefa de nutrir os filhos e cuidar
deles, tarefa ligada às mães. E a flor simboliza que o mesmo amor e cuidado
recebidos pelos filhos seriam retribuídos por eles à mãe.
b)
A
mamadeira simboliza a tarefa de nutrir a ideia de que eles serão sempre bebês.
E a flor simboliza que o amor dado aos filhos pela mãe.
Leia o texto abaixo
e responda o que se pede:
Elrond chamou os
hobbits. Olhou gravemente para Frodo.
— Chegou
a hora. — disse ele.
— Se o
Anel deve partir, é preciso que vá agora. Mas os que o acompanham não devem
confiar em que sua missão seja facilitada por alguma guerra ou força. Devem
entrar no domínio do Inimigo sem ajuda. Você ainda mantém sua palavra, Frodo,
de que será o Portador do Anel?
— Sim. — disse Frodo.
— Irei
com Sam.
— Então
não posso ajudá-lo em muita coisa, nem mesmo com conselhos. — disse Elrond.
— Consigo prever muito pouco
do seu caminho, e como sua tarefa deve ser desempenhada eu não sei. A
Sombra agora já chegou aos pés das Montanhas, e avança até a região próxima ao
rio Cinzento; sob a Sombra tudo fica escuro aos meus olhos.
Você vai deparar
com muitos inimigos, alguns declarados, alguns disfarçados; e poderá encontrar
amigos em seu caminho, quando menos esperar. Enviarei mensagens, quantas puder,
para todos os que conheço pelo mundo afora; mas as terras hoje em dia se
tornaram tão perigosas que algumas podem muito bem se extraviar, ou chegar
depois de você.
— E
escolherei pessoas para acompanhá-lo, até onde estejam dispostos ou até onde a sorte de cada um permita. O número deve
ser pequeno, já que sua esperança repousa na velocidade e no segredo.
Nesse
momento, Elrond saiu com Gandalf, e chamou a Comitiva até ele.
— Esta é
minha última palavra. — disse ele em voz baixa.
— O
Portador
do Anel está partindo na Demanda da Montanha da Perdição.
Apenas sobre ele recaem exigências: de não se desfazer
do Anel, nem entregá-lo a qualquer servidor do Inimigo, nem sequer
deixar que qualquer pessoa o toque, com a exceção de membros da Comitiva e do
Conselho, e mesmo assim apenas em caso de extrema necessidade. Os outros partem
com ele como companheiros livres, para ajudá-lo no caminho. A vocês é permitido permanecer em algum ponto, ou voltar,
ou desviar por outros caminhos, como o destino permitir. Quanto mais avançarem,
mais difícil será recuar; apesar disso não lhes e impingido qualquer juramento
ou compromisso de continuar além do que estiverem dispostos. Pois vocês ainda
não conhecem a força dos próprios corações, e não podem prever o que cada um
vai encontrar na estrada.
Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/89713893/3/CAPITULO-III-O-ANEL-VAI-PARA-O-SUL>.
Acesso em: 01 de mai de 2012.
6.
Lendo o texto acima e falando do gênero épico, então o que as
narrativas mais antigas apresentam como característica comum?
a)
Os feitos extraordinários de um herói.
b)
Registra a trajetória das narrativas, e seu estudo nos ajuda
a compreender mudanças.
7.
A força do caráter é o
que define um herói. No último paragrafo, o senhor dos elfos explica a Frodo
quais são as responsabilidades do portador do Anel. Quais são elas?
a)
Não pode se desfazer dele, podendo em alguns casos entregá-lo
ao inimigo, não o tocar, seja a Comitiva e o Conselho em situação de extrema
parcialidade.
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