Leia o texto abaixo e
responda:
Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8610
>. Acesso em: 18 de mar de 2012.
ESTRANGEIRISMO
Todo e
qualquer emprego de palavras, expressões e construções estrangeiras em nosso
idioma. Classificam-se em: francesismo, italianismo, espanholismo, anglicismo
(inglês), germanismo (alemão), eslavismo (russo, polaco, etc.), arabismo,
hebraísmo, grecismo, latinismo, tupinismo (tupi-guarani), americanismo (línguas
da América), entre outros.
1.
Indique com uma SETA os estrangeirismos de
qualquer língua que você conhece no texto ao lado.
2.
O
que é Estrangeirismo?
a)
É
o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa.
b)
É
o processo que introduz estrangeiros vindos de outros países no idioma da
língua portuguesa.
Leia o texto abaixo e
responda o que se pede
UMA SIMPLES E BELA IMAGEM
Nota:
|
|
8.0
|
2.
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análise útil
Por mais simples que “Um Lugar Comum” seja, não deixa de ser um
belíssimo filme. Contando a trajetória de vida de dois personagens (e uma
árvore) em um parque, a história nunca troca de lugar. A imagem é sempre a
mesma, enquanto vemos personagens passando e envelhecendo por aquele cenário,
que pouco muda – fora a árvore. A animação é bonita e a trilha sonora acompanha
muito bem o desenvolver da narrativa. Não é um filme que irá mudar sua forma de
ver nada, não tem nenhum elemento realmente marcante, mas é muito bem realizado
e conduzido, feito com capricho e boas intenções.
REVIEW CINEMA
Pontos Fortes
|
Boa animação, história charmosa
|
Recomenda?
|
Muito Interessante
|
3. Resenha
de filmes é:
a) Resenha
é um resumo de uma obra, seja filme, peça de teatro, livro, enfim, elaborado
não pelo autor da obra, mas por alguém que tenha apreciado a obra. Normalmente,
na resenha consta também a crítica positiva.
b) É um
resumo de uma obra, seja filme, peça de teatro, livro, enfim, elaborado não
pelo autor da obra, mas por alguém que tenha apreciado a obra. Normalmente, na resenha
consta também a crítica positiva ou negativa.
Leia o texto abaixo e
responda o que se pede:
Como
eu te amo
Gonçalves
Dias
Como se ama o
silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá no extremo do horizonte aponta;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite a mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vai e vem a nau flutua;
Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;
Como se ama o crepúsculo da aurora,
O manso vento que nos bosques rondeia,
O sussurro da fonte que passeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios e cores, perfumes e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.
Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábio meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. - Por tudo quanto sofro,
Por quando já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo...
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá no extremo do horizonte aponta;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite a mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vai e vem a nau flutua;
Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;
Como se ama o crepúsculo da aurora,
O manso vento que nos bosques rondeia,
O sussurro da fonte que passeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios e cores, perfumes e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.
Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábio meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. - Por tudo quanto sofro,
Por quando já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo...
4.
O
eu lírico utiliza comparações para expressar o seu sentimento amoroso. Que
elementos predominam nessas comparações?
a)
Ele
usa elementos da natureza, uma vez que eles estão em harmonia com seu
sentimento de momento.
b)
Ele
usa elementos do folclore natural, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa
rever seus sentimentos.
Veja a instalação de Marepe e responda o que se pede:
Disponível em: <http://artenoolavo.blogspot.com.br/2012/03/6as-series-diferenciacao-entre-espacos.html>.
Acesso em: 01 de mai de 2012.
5.
O
gênero lírico expressa sentimentos e emoções pessoais. Numa forma também
ampla, pode-se usar a linguagem não verbal. O que essa disposição nessa instalação
sugere?
a)
Uma
chuva de guarda-chuvas.
b)
Uma
modificação no cenário para provocar reações.
Leia o texto abaixo e responda as questões dadas:
“Senhor, nada valho.
Sou uma planta humilde dos
quintais pequenos e das lavouras pobres.
Meu grão, perdido ao acaso,
Nasce e cresce na terra
descuidada.
............................................................
O Justo não me consagrou Pão
da Vida, nem lugar me foi dado nos altares.”
Cora Coralina
6. Nos versos transcritos acima, Cora Coralina explora
a narrativa em 1ª pessoa do singular trabalhando qual figura de linguagem?
a)
Metáfora
b) Antítese
7. Observe a oração: “O tique-taque do relógio nos perturbava”. Qual é a figura de
linguagem da expressão destacada?
a)
Onomatopeia
b) Sinédoque
8. Na expressão: “... a natureza parece estar
chorando...”, qual a figura de linguagem na frase?
a)
Personificação/Prosopopeia b)
Metonímia
9. Na frase “O rato roeu a roupa do rei de Roma e
a rainha com raiva rasgou o resto”, qual é a figura de linguagem desse adágio
popular?
a) Aliteração
b) Assonância
10. Chama-se
personificação a figura de linguagem em que se atribuem a seres
inanimados características próprias de seres animados. Nos versos, é um exemplo
de personificação:
(A) ... o rio / Murmura num banzeiro... (B) É noite.
(C) As altas torres do meu coração exausto. (D) ... que é como si a noite fosse
água...
(E) E tudo é noite.
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