AVALIAÇÃO
PARCIAL
|
Bimestre
1º
|
Professor
MARCONILDO
VIEGAS
|
Disciplina
LITERATURA
|
||
Série:
9º ano
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2015
|
||
Aluno
(a):
|
|||||
CONTEÚDO:
|
·
Não use
corretivo; Use somente caneta PRETA.
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas.
·
MARQUE APENAS
QUANDO TIVER CERTEZA DA RESPOSTA.
|
||||
Veja o texto não
verbal e responda as questões:
Disponível em: <http://www.zazzle.com.br/imaginacao_cartao-137715776714448052>. Acesso em: 18 de
mar de 2012.
1.
Que
tipo de livro ela estaria lendo com tanto interesse?
a)
Um
livro de histórias científicas, com seres vivos e/ou experimentais.
b)
Um livro de histórias jornalísticas, com seres
irreais e/ou fantásticos.
c)
Um
livro de histórias corriqueiras, com seres irreais e/ou fantásticos e
assombrosos.
d)
Um
livro de histórias infantis, com seres irreais e/ou fantásticos.
e)
Um
livro de histórias orais, com seres irreais e/ou fantásticos e melancólicos.
2.
O
título Imaginação está relacionado com a imagem e é uma das funções da
literatura. O que a ilustradora quis sugerir nesse trabalho artístico?
a)
Ela
enfatizou o poder da ciência.
b)
Ela
deu ênfase na mobilidade de classe social.
c)
Ela
quis enfatizar o poder que a leitura tem de despertar a nossa imaginação.
d)
Ela
deu ênfase no poder político.
e)
Ela
enfatizou o poder da visão.
3.
Mitos
são historias fantásticas criadas por um povo, podendo ter ou não ter como base
um acontecimento real. Quais os elementos da tela que nos lembram os mitos?
a)
O
livro, a menina, a montanha, o céu, as nuvens.
b)
O
cabelo, a montanha, a menina, o fogo.
c)
O
mago, o unicórnio, as cores, a montanha.
d)
O
dragão, a fada, o duende, o mago, o unicórnio.
e)
O
vulcão, o cabelo, a menina, o olhar.
Leio o texto não verbal e verbal (misto) e responda:
Rio
Nascente de vida,
Espelho da lua,
Inspiração do sol,
Versos do poema mar,
Palco das cachoeiras,
Margem do Pau Brasil,
Das acácias, dos ipês
Onde canta o sabiá,
Balé das cataratas,
Onde o silêncio fala,
Perfume de mato verde,
Cheiro de terra molhada,
Olhar de arco Iris.
Rio é lugar de piaba, de peixe gordo,
Recinto dos jacarés,
Rio não é lugar de sofá, de geladeira, de garrafa...
De bregueços, de entulhos,
De rejeitos de pobres e ricos.
4.
Sobre
os tipos de textos (argumentativo, poético, descritivo, narrativo, injuntivo e
informativo) vistos em sala de aula, responda: Esse texto é uma literatura de
cordel muito usado em nossa região e nele se caracteriza por ser um:
a)
texto
injuntivo, pois é aquele que aborda
o ato de ser cidadão consciente não poluindo o rio.
b)
texto poético,
pois tem sua relação com a gênero lírico (sentimento) em que se aborda a
preservação do Rio.
c)
texto
informativo/jornalístico que se faz exposição
de um ponto de vista sobre determinado assunto, sem usar o gênero lírico.
d)
texto narrativo,
pois se narra um fato fictício sobre o cidadão consciente e sua relação com o
rio.
e)
texto
descritivo, pois se aborda o ato
detalhado de um cidadão consciente ao poluir o rio.
Leia
o texto e responda o que se pede:
Como
eu te amo
Gonçalves Dias
Como
se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá no extremo do horizonte aponta;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite a mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vai e vem a nau flutua;
Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;
Como se ama o crepúsculo da aurora,
O manso vento que nos bosques rondeia,
O sussurro da fonte que passeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios e cores, perfumes e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.
Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábio meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. - Por tudo quanto sofro,
Por quando já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo...
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá no extremo do horizonte aponta;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite a mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vai e vem a nau flutua;
Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;
Como se ama o crepúsculo da aurora,
O manso vento que nos bosques rondeia,
O sussurro da fonte que passeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios e cores, perfumes e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus.
Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábio meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. - Por tudo quanto sofro,
Por quando já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo...
5.
O
eu lírico utiliza comparações para expressar o seu sentimento amoroso. Que
elementos predominam nessas comparações?
a)
Ele
usa elementos da natureza, uma vez que eles estão em harmonia com seu
sentimento de momento.
b)
Ele
usa elementos do folclore natural, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa
rever seus sentimentos.
c)
Ele
usa elementos do cotidiano, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa rever seus
conceitos de mundo.
d)
Ele
usa elementos da fauna, uma vez que esta atmosfera faz a pessoa rever seus
conceitos de preservação do meio ambiente.
e)
Ele
usa elementos do meio político, uma vez que esta atmosfera faz o mundo
refletir.
Veja
a instalação de Marepe e responda o que se pede:
Disponível
em: <http://artenoolavo.blogspot.com.br/2012/03/6as-series-diferenciacao-entre-espacos.html>. Acesso em: 01 de
mai de 2012.
6.
O
gênero lírico expressa sentimentos e emoções pessoais. Numa forma também ampla,
pode-se usar a linguagem não verbal. O
que essa disposição nessa instalação sugere?
a)
Uma
ruína de pedras pretas.
b)
Uma
modificação no cenário para provocar reações de repúdio por desperdiçar
guarda-chuva.
c)
Uma
modificação no cotidiano das pessoas para usarem mais guarda-chuvas.
d)
Uma
chuva de guarda-chuvas
e)
Uma
modificação de cena em que é mais elegante usar guarda-chuvas.
Leia
o texto e responda:
“Senhor, nada
valho.
Sou uma planta
humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres.
Meu grão, perdido
ao acaso,
Nasce e cresce na
terra descuidada.
............................................................
O Justo não me
consagrou Pão da Vida, nem lugar me foi dado nos altares.”
Cora
Coralina
6.
Nos versos transcritos acima, Cora Coralina
explora a narrativa em 1ª pessoa do singular trabalhando qual figura de
linguagem no sentido de conotação?
a) Personificação.
b)
Antítese
c) Catacrese
d) Prosopopeia
e) Metáfora
Leia o texto não –
literário e responda:
“A
vegetação é fundamental para evitar deslizamentos e enchentes. O assoreamento
do rio nada mais é que a terra que saiu de suas margens e foi para o leito,
porque não tem vegetação para segurar, atuando como esponja. Com isso, o rio
fica mais raso e transborda com facilidade”.
Disponível em: <http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/print.asp?cod_noticia=9886&cod_canal=38>.
Acesso em: 28 de maio de 2012.
7. Qual
é o principal problema dos rios?
a) O
barronamento, a boa situação ambiental e a poluição.
b) A
vegetação, a degradação ambiental e a erosão.
c) A erosão, a poluição e o uso de garrafas
descartáveis.
d) O
assoreamento, a poluição e a degradação ambiental.
e) O acúmulo de garrafas descartáveis, a erosão e
a vegetação.
Leia o texto e
responda:
A ARTE DE SER FELIZ
Cecília Meireles
HOUVE um tempo em que
a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da
janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra
esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem
com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as
plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o
jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de
água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
MAS, quando falo
dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem
que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e
outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.
Disponível em: <http://natrodrigo.wordpress.com/category/cecilia-meireles/>. Acesso em 18 de mar de 2012.
8.
No
verso: “HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que
parecia feita de giz”.
Por que a cidade parecia ser de giz?
a)
Porque
era no verão e se usa uma catacrese para falar do avião que sobrevoa o telhado.
b)
Porque
era no inverno e se usa uma catacrese para se referir ao pé do inverno.
c)
Porque
era no outono e se usa uma metonímia para se referir ao povo que andava na rua.
d)
Porque
era no verão e se usa uma metáfora (comparação) para se referir ao tempo seco.
e)
Porque
era no inverno e se usa uma prosopopeia para se referir ao ronronar dos gatos.
Leia o texto e
responda o que se pede:
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/metas-milenio.htm>. Acesso em 18 de
mar de 2012.
A Declaração do
Milênio, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), surgiu após o encontro de líderes de 189 países, em setembro de
2002, com o objetivo de discutir ações para promover a melhoria no padrão de
vida da população mundial. Através desse encontro, foi definido um conjunto de
oito metas a serem atingidas até 2015, ficando conhecidas como Metas de
Desenvolvimento do Milênio.
De acordo com o texto
acima (verbal e não-verbal), marque um X na resposta correta a questão que se
segue:
9.
O
texto aborda que temática (assunto):
a)
Ambiental
b)
Político
c)
Bélico
(guerra)
d)
Filosófico.
e)
Telepático.
10.
Dentre
essas atitudes e jeitos para mudar o mundo, enumere quanto ao ATO COLETIVO (I) e ao ATO INDIVIDUAL (II)
(1)
ATO
COLETIVO (2) ATO INDIVIDUAL
( ) Meta 1
( ) Meta 2
( )
Meta 3
( ) Meta 4
( ) Meta 5
( ) Meta 6
( ) Meta 7
( ) Meta 8
Boa Prova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário