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Bimestre
3º
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Professor
MARCONILDO VIEGAS
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Disciplina
LITERATURA BRASILEIRA
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Série:
2º ano
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Turma
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Turno
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Data
____/____/2016
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Aluno
(a):
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MARQUE APENAS QUANDO TIVER CERTEZA DA RESPOSTA.
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Não use
corretivo; Use somente caneta AZUL ou PRETA.
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Não serão consideradas
questões sem cálculos ou rasuradas.
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RECUPERAÇÃO
Leia o texto e
responda o que se pede:
A um poeta
OLAVO BILAC
Longe do estéril
turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que na forma se
disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Não se mostre na
fábrica o suplicio
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea
da Verdade
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
1. Que
verbo da primeira estrofe permite a comparação entre o trabalho do ourives e o
trabalho do poeta, reafirmando a ideia parnasiana de que o poeta é um artesão
da palavra?
a) Lima
b)
Sofre
c)
Sua
2. No
último verso da primeira estrofe aparecem as formas verbais
1. TRABALHA
2. TEIMA
3. LIMA
4. SOFRE
5. SUA
Correlacione
esses verbos com as frases abaixo:
(
) A busca da expressão perfeita é, às vezes, angustiante.
( )
O verso, precioso, deve ser cuidadosamente lapidado.
( )
A busca da expressão perfeita exige paciência e dedicação.
( )
O trabalho do poeta também é desgastante.
(
) Escrever não é apenas lazer.
3. O que é necessário,
segundo o poeta, para que o efeito final agrade?
a) É necessário
naturalidade.
b) É necessário
artificialidade.
c) É necessário frieza.
d) Todas as respostas.
4. Na última estrofe, o
poeta emite 3 conceitos. Quais são?
a) A
Beleza é gêmea da Verdade. A arte pura é inimiga do artifício. A força e a
graça são resultados da simplicidade.
b) A
Verdade é gêmea da Beleza. A arte pura é amiga do artifício. A força e a graça
são resultados da simplicidade no campo.
c) A feiura é coisa de
artificial, do estado de espírito.
d) Todas as respostas.
Leia o texto e faça o que se pede
Plena nudez
Raimundo
Correia
Eu amo os gregos tipos
de escultura:
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das modas cria, tortas e enfezadas.
Quero um pleno esplendor, viço e frescura
Os corpos nus; as linhas onduladas
Livres: de carne exuberante e pura
Todas as saliências destacadas...
Não quero, a Vênus opulenta e bela
De luxuriantes formas, entrevê-la
De transparente túnica através:
Quero vê-la, sem pejo, sem receios,
Os braços nus, o dorso nu, os seios
Nus... toda nua, da cabeça aos pés!
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das modas cria, tortas e enfezadas.
Quero um pleno esplendor, viço e frescura
Os corpos nus; as linhas onduladas
Livres: de carne exuberante e pura
Todas as saliências destacadas...
Não quero, a Vênus opulenta e bela
De luxuriantes formas, entrevê-la
De transparente túnica através:
Quero vê-la, sem pejo, sem receios,
Os braços nus, o dorso nu, os seios
Nus... toda nua, da cabeça aos pés!
5.
O
texto Plena Nudez é do Parnasianismo, porque:
a)
Busca a perfeição forma através do soneto,
além de valorizar a mitologia grega.
b)
Busca
mostrar uma poesia sentimental.
c)
Busca
mostrar uma poesia inspiradora.
d)
Busca
ver o mundo do lado sentimental.
e)
Todas
as respostas.
6.
A
característica da linguagem parnasiana é do tipo:
a)
Regionalismo.
b)
Coloquial-informal.
c)
Popular.
d)
Culta-formal.
e)
Todas
as respostas.
Faça a leitura do quadro Moças
à margem do Sem: Verão (1857),
de Gustave Courbet.
Observe o quadro e responda as questões propostas:
O
título do quadro dá pistas importantes para sua compreensão. Além disso,
observe alguns detalhes da vida como o buquê de flores que uma das moças tem
sobre o corpo, uma bolsa com tom vermelho vivo na parte direita superior e um
barco ancorado na margem do rio.
a) Em
que lugar estão as moças retratadas?
________________________________________________________________________________________________________________________
7.
O que elas estavam
fazendo antes de se deitarem para descansar?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
O que estavam fazendo
lá?
________________________________________________________________________________________________________________________
9.
A tela em estudo é
mitológica, grandiosa, dramática e idealiza ou é uma obra que se aproxima do
real? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto VII
TRISTE FIM DE
POLICARPO QUARESMA (fragmento)
Triste Fim de
Policarpo Quaresma conta a história de um nacionalista ingênuo, Policarpo
Quaresma, que acredita em um Brasil forte, rico e soberano, e quer salvá-lo dos
políticos corruptos. Entretanto, esse exaltado patriotismo só provoca risos e
acaba por custar-lhe o internato num hospício. Tendo apoiado o Marechal
Floriano, volta-se contra o seu governo por considerá-lo incompetente e
desumano. Ao presenciar a escolha de antiflorianistas para fuzilamento,
escreve, indignado, uma carta ao presidente. No dia seguinte é preso e
fuzilado. Desde dezoito anos que tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera
a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes?
Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos
heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi?
Não. Lembrou-se das suas coisas de tupi, do folklore, das suas tentativas
agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma!Nenhuma! O
tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a zombaria, o escárnio; e levou-o
à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram férteis ela
não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu
patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura
de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar
prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série,
melhor, um encadeamento de decepções. A pátria que quisera ter era um mito, era
um fantasma criado Poe ele no silêncio do seu gabinete. Nem a física, nem a
moral, nem a intelectual, nem a política que julgava existir, havia. A que
existia de fato, era a do Tenente Antonino, a do doutor Campos, a do homem do
Itamarati. E, bem pensando, mesmo na sua pureza, o que vinha a ser Pátria? Não
teria levado toda a sua vida orientado por uma ilusão, por uma ideia a menos,
sem base, sem apoio, por Deus ou uma Deusa cujo império se desaparecia.
Vocabulário:
Folclore – estudo e
conhecimento das tradições de um povo, expressas nas suas lendas, crenças,
canções e costumes.
Mofa – zombaria.
Feraz – fértil.
Itamaraty – nome do palácio que, no Rio de Janeiro, serviu de sede do Ministério
das Relações Exteriores.
Nortear – orientar,
guiar.
Esvair – dissipar,
desaparecer.
10.
Lendo
o texto Triste Fim de Policarpo Quaresma, responda: O Major Quaresma tinha um
forte sentimento nacionalista?
a)
Sim,
pois ele tinha uma visão de que o Brasil era o melhor lugar do mundo.
b)
Não,
pois ele era simples e vivia no interior.
c)
Não,
pois ele era pessimista.
d)
Sim,
pois ele era otimista e não via o
Brasil como melhor lugar do mundo.
e)
Todas
as respostas.
Boa Prova!
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