Professor
Marconildo Viegas
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Disciplina
Literatura
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Bimestre
2º
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Data
_____/_____/____
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Recuperação
Conte
até dez
Thomas Jefferson é frequentemente citado
com uma das figuras mais importantes da história americana. Autor da Declaração
da Independência Americana e terceiro presidente dos Estados Unidos, Jefferson
é apontado como grande negociador. Foi ele, por exemplo, que negociou com
Napoleão Bonaparte a compra de uma área de terra que pertencia à França,
chamada Lousiania, que foi anexada aos Estados Unidos, quase dobrando seu
território da época.
A respeito de sua capacidade de lidar
com pessoas diferentes e de chegar a bons acordos políticos, Thomas Jefferson
construiu uma frase que vale por um tratado de relações humanas:
- Se ficar zangado, conte até dez
antes de dizer qualquer coisa. Se não tiver se acalmado, conte até cem; e se
não se tiver acalmado depois disso, conte até mil.
A grande simplicidade desse conselho
é meio desconcertante, pois é desproporcional à verdade que ele contém. Muito
já se falou sobre a dificuldade que as pessoas têm em manter a serenidade
durante uma discussão ou um momento difícil. E muitos estragos já foram feitos
por causa dessa dificuldade. Catástrofes no capítulo das relações humanas
poderiam ter sido evitadas se as pessoas usassem a prerrogativa do tempo entre
o estímulo e a reação.
A inteligência interpessoal é composta por
pelo menos quatro características: capacidade para compreender as pessoas,
facilidade para fazer e conservar amizades, habilidade para resolver conflitos
e aptidão para exercer liderança. A intrapessoal constrói uma autoapreciação
saudável, com influência sobre o amor próprio. É nesse ponto que a ciência que
estuda a inteligência começa a sentir falta de algo mais para explicar melhor
ao homem como ele funciona.
Pense antes de agir
A teoria das inteligências ganhou espaço na psicologia após a
década de setenta do século passado. Antes disso as atenções estavam voltadas
para o que podia ser observado por fora: o comportamento – daí o behaviorismo.
A ciência cognitiva (ciência do pensamento) veio para propor uma maneira de
interferir no comportamento “de dentro para fora”. Estava estabelecida a
dobradinha pensamento-comportamento. Mas faltava mais um parceiro nesse time: o
emocional.
As palavras que utilizamos para transmitir as ideias são
paridas pela razão, mas fecundadas pela emoção pois, bem lá no fundo, o homem
está sempre obedecendo à sua ambição biológica de buscar o prazer e de evitar o
sofrimento. E essas necessidades são vassalas no reino onde os monarcas são as
emoções. Sim, a comunicação humana é um fenômeno primordialmente emocional. A
palavra pode ser racional, mas o tom da voz é emoção pura, e é ela que comunica
de verdade.
Uma palavra elogiosa pode soar como uma
ofensa grave se for pronunciada como tal. E a ofensa estará consumada.
Portanto, à medida que discussões se acaloram, que tons de voz sobem, que faces
se enrubescem, que paciências se esgotam, cuidado. Está na hora de usar o tempo
a seu favor. Demore mais para responder.
Quando alguém diz “conte até dez” está na
verdade utilizando uma metáfora. O que realmente está querendo dizer é “pense
antes de responder” ou “não se deixe dominar pela raiva”, ou ainda “não
estrague tudo deixando a amigdala responder por você, pois ela não conhece todo
o quadro, só a pincelada do perigo e do ódio”.
No mundo animal, a vítima é o bicho
lento que não controla os movimentos. No mundo humano, a vítima é a pessoa
rápida que não controla as palavras. Kant uma vez disse que a paciência pode
ser a fortaleza para os fracos, assim como a impaciência pode se transformar na
fraqueza dos fortes.
Situações não controladas, palavras
mal postas, respostas impensadas resultam em perigosas consequências, seja pelo
desconforto que produzem, seja pelo legado que deixam, pois uma vez proferidas,
as palavras não voltam, assim como o flecha que sai do arco não mais pode ser
detida.
Conta uma fábula que o pai de um
jovem de temperamento difícil deu-lhe certa feita um saco de pregos, um martelo
e uma ordem: cada vez que perdesse a paciência deveria pregar um prego na cerca
dos fundos da casa. No primeiro dia foram trinta e sete, mas com o tempo foram
diminuindo, pois ele foi percebendo que era melhor controlar os impulsos do que
pregar pregos. Até que chegou o dia em que, orgulhoso, relatou ao pai que não
precisava mais pregar, pois aprendera a controlar-se.
O pai então lhe disse para retirar um
prego a cada dia que se mantivesse controlado. Após um tempo, o jovem informou
ao pai de sua grande vitória: não havia mais pregos a retirar. O pai sorriu,
mas convidou o filho a acompanhá-lo aos fundos da casa. Enquanto ambos olhavam
para a cerca, o pai perguntou: “e agora o que você vai fazer para apagar as
marcas deixadas pelos pregos?”
Palavras sempre deixam marcas, e ás
vezes não nos orgulhamos delas. Sempre é melhor contar até dez.
Disponível em: <http://eugeniomussak.com.br/minhas-ideias/o-que-escrevi/artigo/reflexoes/page/2/>. Acesso em 27 de maio de 2012.
1. Por que o autor da frase Contar até
dez precisava tanto saber controlar suas emoções?
a)
Ele
foi uma pessoa importante na sociedade e precisava sempre tomar muitas decisões
importantes e controlar as emoções.
b)
Ele
foi uma pessoa da sociedade e precisa
pensar na sua carreira e vivia muito estressado.
2. Segundo o autor do texto, muitas
catástrofes nas relações humanas poderiam ter sido evitadas se as pessoas
pensassem e esperassem antes de reagir a determinado estímulo. Quais
catástrofes são essas?
a)
As
guerras, ataques a determinados países, assassinatos, crimes premeditados e
aqueles que acontecem quando alguém age sem pensar, por impulso.
b)
As
leituras que as pessoas tem sobre assassinatos a fazem de jeito que algo
acontece quando alguém age sem pensar, por impulso.
3. Quais são as inteligências que estão
em alta na atualidade?
a)
A
intrapessoal e a interpessoal.
b)
A
extrapessoal e a hiperpessoal.
Leia o fragmento de Auto da Compadecida
A
COMPADECIDA
É máscara dele, João. Como todo
fariseu, o diabo é muito apegado às formas exteriores. É um fariseu consumado.
ENCOURADO
Protesto.
MANUEL
Eu já sei que você protesta, mas não
tenho o que fazer, meu velho. Discordar de minha mãe é que não vou.
ENCOURADO
Grande coisa esse chamego que ela faz
para salvar todo mundo! Termina desmoralizando tudo.
SEVERINO
Você só fala assim porque nunca teve
mãe.
JOÃO
GRILO
É mesmo, um sujeito ruim desse, só
sendo filho de chocadeira!
A
COMPADECIDA
E para que foi que você me chamou,
João?
JOÃO
GRILO
É que esse filho de chocadeira quer
levar a gente para o inferno. Eu só podia me pegar com a senhora mesmo.
ENCOURADO
As acusações são graves. Seu filho mesmo
disse que há tempo não via tanta coisa ruim junta.
A
COMPADECIDA
Ouvi as acusações.
ENCOURADO
E então?
JOÃO
GRILO
E então? Você ainda pergunta? Maria
vai-nos defender. Padre João, puxe aí uma Ave-Maria!
PADRE, ajoelhando-se
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é
convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto de vosso
ventre, Jesus.
JOÃO
GRILO
Um momento, um momento. Antes de
respondermos, lembrem-se de dizer, em vez de "agora e na hora de nossa
morte", "agora na hora de nossa morte", porque do jeito que nós estamos, está tudo
misturado.
TODOS
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por
nós, pecadores, agora na hora de nossa morte. Amém.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de
Janeiro-RJ.
Ed. Agir, 2004, p.171.
Leia o
texto abaixo e responda o que se pede:
Gil
Vicente foi o maior teatrólogo da língua portuguesa e suas principais obras
foram “Auto da Visitação” e “A farsa de Inês Pereira” esta última tinha por
lição: Mais vale um asno que me carregue que um cavalo que me derrube. . Para o
gênero dramático, são essenciais dois elementos: a importância do público e a
possibilidade de desencadear emoções por meio da representação. Baseado nos
comentários em sala de aula sobre o Humanismo, responda o que se pede.
4. Que elementos da linguagem teatral estão indicados no texto “Auto da
Compadecida”?
a)
Os diálogos, o cenário, as poesias, as declamações.
b) O cenário, a entrada das personagens, a reações, os
diálogos, as rubricas.
5. Observando as aulas sobre Trovadorismo, cujo
movimento era baseado nas Cantigas, Cancioneiros, Hagiografias, Cronicões,
Livros de Linhagem (Nobiliários), leia o texto abaixo e responda o que se pede.
Apesar de alguns textos serem contemporâneos, eles trazem características do
Trovadorismo. A conhecida texto “Florbela Espanca”, da mesma autora
se parece com as cantigas trovadorescas que foram as primeiras produções
literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única opção em que o texto
“Florbela Espanca” se encaixa:
Frêmito
de meu corpo a procurar-te,
Febre
das minhas mãos na tua pele
Que
cheira a âmbar, a baunilha e a
[mel,
Doido
anseio dos meus braços a
[abraçar-te,
Olhos
buscando os teus por todas
[a
parte,
Sede de
beijos, amargos de fel,
Estonteante
fome, áspera e cruel,
Que nada
existe que a mitigue e a
[farte!
a) Cantigas
de Amigo b) Cantigas de
Escárnio
a)
Cantigas de Amor d) Cantigas de Maldizer
e) Cantigas de Malmequer
6. (UNIFAP-SP) As primeiras peças teatrais portuguesas escritas
com objetivo de serem levadas a público são de autoria de:
a) Manuel Maria Barbosa du Bocage. b) Paio Soares de
Taveirós.
c) D. Diniz. d) Camões.
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